Pplware

Análise DJI Mavic Pro – Mobilidade e qualidade num único drone

Em 2016, a DJI apresentou o Mavic Pro, um novo modelo para concorrer com o GoPro Karma que introduziu um novo conceito dentro desta indústria: a mobilidade.

Durante alguns dias tivemos a oportunidade de testar o Mavic Pro com o qual ficamos fascinados pela simplicidade de uso e de transporte.

 

Nos últimos tempos temos assistido a uma grande evolução dentro do mercado dos drones. A qualidade de imagem está cada vez melhor, os drones estão cada vez mais inteligentes e o alcance é cada vez maior. Mas, embora a evolução tenha sido uma constante, existia um pequeno pormenor que continuava a falhar: a facilidade de transporte.

Com a apresentação do Mavic Pro, a DJI introduziu um novo conceito que permitia resolver de vez o problema da mobilidade. Este drone é fácil de arrumar, ocupa pouco espaço e é ideal para levar para qualquer lado.

Características e funcionalidades

O Mavic Pro é o primeiro drone da DJI a ser desenhado para poder ser levado para qualquer lado “no bolso”. Embora o tamanho tenha sido reduzido, não quer dizer que o seu desempenho também o tenha sido. Para permitir uns bons momentos de filmagem, o Mavic Pro atinge um alcance de 13 km e tem autonomia de cerca 27 minutos. Além disso, está equipado com um sistema de navegação visual e uma câmara de 12 MP com suporte para Adobe DNG RAW que grava a 4K a 30 fps e FHD a 96 fps com foco automático, a uma distância mínima de apenas 0,5 m.

Este pequeno super drone está equipado com um sistema FlightAutonomy, uma tecnologia que, através do uso de cinco câmaras, GPS e GLONASS, um sistema de ultra sons, vários sensores e um processador de 24 cores permite ao Mavic Pro ter um cérebro e alguma independência nas diversas operações. Com este sistema, o Mavic Pro consegue posicionar, navegar e planear diversas rotas, evitando diversos obstáculos nos diversos ambientes.

O Mavic Pro traz ainda diversos modos inteligentes que fazem com que este drone consiga evitar os obstáculos até uma velocidade de 36 Km/h.

Especificações

  • Peso: 734g (sem proteção do gimble)
  • Dimensões recolhido: 83mm x 83mm x 198mm
  • Peso máximo de descolagem: 1350g
  • Exigência na utilização: intermédia
  • Bateria11.4 V 3830 mAh
  • Autonomia aproximada: 27 minutos
  • Velocidade máxima: 65 km/h (em modo desportivo)
  • Altitude máxima: 5 km acima do nível do mar
  • Alcance máximo do comando (normas CE): 4 km (sem interferências)
  • Câmara: 12 MP
  • Resolução máxima de fotografia: 4000×3000
  • Resolução máxima de vídeo: C4K: 4096×2160 24p
  • Preço: a partir de 1000€

Mavic Pro

O Mavic Pro é o drone mais transportável que existe. Quando recolhido, é fácil ser guardado e transportado sem que seja necessário desmontar nenhuma peça. Caso o queira colocar no ar, basta mover os propulsores, ligar e conectar ao comando.

No topo do drone podemos encontrar a bateria que tem incorporada o botão de ligar/desligar e os LEDs de indicação de carga. Na frente encontramos a câmara inserida no gimble, os dois sensores frontais que controlam a presença de obstáculos. Por baixo podemos encontrar mais alguns sensores e duas câmaras que permitem a análise do local de descolagem e aterragem.

Do lado direito do drone podemos encontrar uma divisão com uma entrada microUSB, do lado direito uma divisão com a ranhura para o cartão microUSB e o botão para escolher entre o modo RF e Wi-Fi. Com o drone vem um cartão de 16 GB.

 

Comando

Ao contrário do comando que acompanha o Phantom 4, este segue o conceito de mobilidade do Mavic Pro e apresenta-se com dimensões reduzidas e também ele retrátil.

Na parte frontal deste novo comando podemos encontrar um ecrã, uma novidade na DJI, que permite exibir as principais informações como o modo de voo, altitude, velocidade, nível de exposição, entre outros.

 

Junto ao ecrã encontram-se dois botões, o do lado direito permite colocar em pausa a gravação e o do lado esquerdo tem quatro posições (cima, baixo, esquerda e direita) que podem ser configuradas com várias funções. Ainda na parte frontal, além dos dois stick para controlo do drone podemos ainda encontrar do lado esquerdo o botão para mandar o Mavic Pro regressar a casa e do lado direito o botão de ligar/desligar.

No topo do comando podemos encontrar também dois botões, com o do lado esquerdo a servir para iniciar ou concluir a gravação e o do lado esquerdo para tirar uma fotografia e duas botões rotativos que servem para controlar o gimble e a exposição da imagem.

Na parte traseira podemos encontrar dois botões personalizáveis com vários funções e, do lado direito, o botão para acionar o modo desportivo.

 

Por fim, existe do lado esquerdo um entrada para conectar os cabos incluídos junto com o comando para ligar ao smartphone (MicroUSB, USB tipo-C e Lightning) e por baixo uma entrada USB para que seja possível conectar o seu próprio cabo.

Siglas e acrónimos

Ao longo da utilização do comando, da aplicação e do próprio drone, irão surgir algumas siglas que identificam diferentes modos de voo, funções, características, entre outros. Caso necessite de saber o significado de algumas dessas siglas ou acrónimos, pode consultar a seguinte lista:

Siglas e acrónimos

  • AC = Aircraft
  • AGL = Above Ground Level
  • AMA = Academy of Model Aeronautics
  • AMSL = Above Mean Sea Level
  • ARTF = Almost ready to fly
  • ASL = Above Sea Level
  • ATTI = Attitude
  • AUW = All Up Weight
  • BNF = Bind n Fly (transmitter)
  • BTU= Blue Tooth Unit
  • BLOS = Beyond line of sight
  • BVLOS =Blocked Visual Line of Sight
  • Cal= Calibration
  • CA = Collision Avoidance
  • CAA = Civil Aviation Authority (UK Regulator)
  • CAAS = Civil Aviation Authority of Singapore (Singapore Regulator)
  • CL = Course Lock CSC combination stick command
  • DJI = Da-Jiang Innovation
  • ESC= electronic speed controller
  • FAA = Federal Aviation Administration (US Regulator)
  • FPV = first person view
  • FRZ – Flight Restricted Zone
  • FS = Failsafe
  • GHz = Giga-hertz
  • GLONASS = Global Navigation Satellite System (Russian Satellite Navigation System)
  • GPS = Global Positioning System
  • HL = Home Lock
  • IR = Internal Resistance
  • IOC = Intelligent Orientation Control
  • IMU = Inertial Measurement Unit
  • LHCP = Left Hand Circular Polorized
  • LiPo = Lithium-Polymer (battery)
  • LOS = Line of sight
  • MC = Main controller
  • NFZ = No Fly Zone
  • MHz = Mega-hertz
  • MSL = Mean Sea Level
  • Nicad = Nickle Cadmium
  • NOTAM = Notice to Airmen
  • OA = Obstacle Avoidance
  • OP = Original Poster
  • POI = Point of Interest
  • RC = Remote Control
  • RHCP = Right Hand Circular Polorized
  • RTF = Ready to fly
  • RTH = Return To Home
  • RTM = Read The Manual
  • Rx = Receiver
  • SFRA = Special Flight Rules Area
  • SOC = State Of Charge
  • SUA = Small Unmanned Aircraft (What the CAA call what we fly)
  • SUSA = Small Unmanned Surveillance Aircaft (What the CAA call what we fly)
  • sUAS = Small unmanned aircraft system (what the FAA calls what we fly)
  • Tx = Transmitter
  • UAV = Unmanned aerial vehicle
  • VLOS = Visual line of sight
  • VRS = Vortex Ring State
  • VTx = Video Transmitter
  • VRx = Video Receiver
  • VPS = Visual Positioning System
  • WOT = Wide Open Throttle

 

App

Embora seja possível pilotar sem aplicação, para tirar total proveito do Mavic Pro é necessário usar a aplicação oficial. Durante a análise usei a aplicação DJI GO por ser aquela mais completa e com menos erros. No entanto, ao conectar o drone, surge sempre uma mensagem a avisar que a aplicação vai perder o suporte para este drone, obrigando a usar a nova aplicação DJI GO 4. Esta nova aplicação, que irá ser dedicada aos drones lançados depois do Phantom 4, ainda está um pouco limitada em funcionalidades e ainda tem alguns erros e, por isso, escolhi não a utilizar na análise.

Além de permitir ver a transmissão FPV da câmara e consultar a posição do drone no mapa, a aplicação DJI GO permite fazer uma gestão completa do drone, servindo para fazer atualizações, mudar as definições de unidades, pré-definição de botões, transmissão em direto para Facebook e YouTube, personalização de configurações do gimble, de voo, entre outros. Permite também ativar os modos de voo automático que já iremos falar a seguir.

Montagem

O Mavic Pro, devido às suas características, torna-se muito fácil de transportar para qualquer lado. Assim que o queira usar, basta abrir as hélices, tirar a protecção do gimble, montar o comando, conectar o smartphone, abrir a aplicação e está pronto a voar.  No total, não são precisos mais de 2 minutos para que consiga colocar o drone no ar. No vídeo pode ver como é fácil montar este drone.

Modos de pilotagem

Para controlar o Mavic Pro, são oferecidos 3 modos de pilotagem: apenas com o comando, apenas com o smartphone/tablet ou com um misto de comando e smartphone. Recomendo que utilizem a última opção por permitir tirar maior proveito do drone e por oferecer uma melhor segurança de voo.

Caso pretendam voar apenas com o smartphone, junto ao à ranhura do cartão de memória existe um botão que permite alterar o drone para o modo Wi-Fi. Assim que for ativo, cria um hotspot próprio onde o smartphone ou tablet se têm de ligar para que a aplicação reconheça o Mavic Pro. Após isso, basta controlar com os comandos que surgem no ecrã.

 

Alcance e estabilidade

Durante a análise, o Mavic Pro mostrou sempre uma estabilidade impressionante para o seu tamanho e peso. Os testes decorreram durante algumas semanas com mau tempo, onde se sentia um vento forte. Quando existia um vento mais forte, era notória a luta do drone contra o vento, mas que o Mavic Pro sempre saiu a ganhar. Nestas condições acontecia o drone abanar um pouco, mas o gimble fazia o seu trabalho e a imagem nunca era afetada por este movimento.

O Mavic Pro tem um alcance máximo de 13 km. No entanto, o comando, segundo as normas da FCC apenas permite um alcance de 7km. Mas, na verdade, durante a minha utilização, nunca consegui controlar o drone a mais de 2km sem que a ligação da imagem sofresse um corte. Isto deve-se às normas da CE para o comando, que limitam o alcance para 4km em condições ideais (sem interferências nem obstáculos). No meu caso, e como voava sempre com alguns prédios perto, o alcance foi sempre um pouco afetado. Já em questão de altura, o drone vem adaptado à legislação portuguesa e está limitado nos 120m. Esta limite é possível de ser alterado manualmente nas definições, mas apenas aconselhamos a esta alteração caso tenha pedido uma licença para voar acima desta altura.

Modos de voo inteligentes

O Mavic Pro traz um série de modos de voo inteligente que o iram facilitar na hora de captar algumas imagens. Para aceder a estes modos, basta carregar no símbolo que está por baixo do botão de regressar a casa na aplicação. Estão incluídos os seguintes modos:

Modo Sport

Por predefinição, o Mavic Pro vem com o modo sport desativado, limitando a velocidade máxima para 36 km/h. O modo Sport permite tornar um voo um pouco mais agressivo, aumentando a velocidade e a agilidade, mas desativando os sensores. Para ativar este modo, é necessário ativar a opção Multi Flight Modes nas definições e colocar o botão sport do comando na posição de ligado. Dado o aumento de velocidade e de distância de travagem, é recomendado que tome algumas precauções durante o voo. A estabilização da câmara também pode ser afetada com as mudanças rápidas de direção.

 

Modo regresso a casa

Tal como vem sendo habitual neste tipo de drones, o Mavic Pro tem também a funcionalidade de voltar ao ponto de partida sozinho. Este modo pode ser acionado manualmente, no comando  ou aplicação, ou é ativo automaticamente quando a bateria restante é apenas suficiente para voltar para trás. Para isso, faz uso dos seus sensores e do GPS de forma a aterrar no preciso local onde descolou. Durante a análise, o Mavic Pro foi sempre preciso a aterrar, tendo registado uma margem de erro de uns 15/20 cm. Ao aterrar, faz também a análise do piso para confirmar que não existem obstáculos.

Fotografia

Para fotografia, o Mavic Pro utiliza um sensor de 12 MP que consegue captar fotos numa resolução máxima de 4000×3000 píxeis.  

A qualidade das fotos, embora não se compare a uma boa máquina profissional, é bastante boa e oferece uma boa nitidez e boas cores. Para quem procura um dispositivo para tirar algumas fotos a partir dos céus ficará, sem dúvida, satisfeito.

Vídeo

Quando pensamos num drone mais pequeno e retrátil pensamos logo que a qualidade final da filmagem poderá ser afetada. Na verdade, as filmagens deste drone são fantásticas e o gimble consegue dar uma estabilização bastante boa. Com uma qualidade máxima a 4K, o gimble pode ser controlado manualmente, permitindo montar totalmente o seu campo de filmagem.

O principal ponto negativo foi na focagem automática, devido à falta pontual de foco na imagem que me obrigava a uma focagem manual.

Melhor do que quaisquer palavras que eu possa dizer, deixo-vos com um pequeno vídeo com algumas imagens captadas pelo Mavic Pro.

Autonomia

O valor anunciado de tempo de voo é de 27 minutos. Este valor, como é normal, apenas é possível em condições óptimas, ou seja, se não houver vento e se o drone voar a uma velocidade média. Numa utilização normal, a autonomia do Mavic Pro situa-se entre os 20 e os 22 minutos de voo, dependendo sempre de diversos fatores, como o vento. Caso se ative o modo sport, como a velocidade será maior, a bateria irá também ressentir-se um pouco e irá diminuir para cerca de 16 a 18 minutos de voo.

Para carregar a bateria do Mavic Pro vem incluído um carregador próprio. Para carregar totalmente a bateria é necessário cerca de uma hora.

Leis e licenças

É neste ponto que é preciso ter alguma atenção quando voamos com este tipo de drones. Com a recente atualização da legislação portuguesa este tipo de drones tem algumas restrições que é necessário ter em atenção quando se tira o drone do chão. Destacamos as seguintes regras:

Para voar de noite, acima dos 120m de altura, sobre grupos de pessoas ou noutra situação que não esteja contemplados nas leis deve pedir permissão à ANAC no site Voa na boa.

Conclusões

O Mavic Pro é para mim um dos melhores drones da atualidade. Tem a melhor qualidade de imagem? Talvez não. Tem a melhor resistência a condições meteorológicas desfavoráveis? Talvez também não. No entanto, oferece um equilíbrio fantástico entre todos os pontos e acrescenta uma variável imbatível, o facto de o poder levar para qualquer lado sem ter de o arrumar numa mala gigante ou ter de andar a desmontar e montar.

A nível de gravação de imagem, garante uma qualidade de imagem excelente para a maioria dos usos, mantendo uma imagem bastante estável mesmo quando confrontado com um pouco de vento. O único ponto mais negativo a apontar é o foco automático, que obriga por vezes a focar manualmente para que a imagem fique totalmente focada.

A bateria, embora já permita uns bons minutos de voo, é outro ponto que poderia ser melhor, aproximando-se mais dos 30 minutos de voo.

O Mavic Pro já é bastaste autónomo, muito devido à sua diversidade de sensores, mas faz falta um sensor de obstáculos atrás.

 

Para concluir, surge aquele que, para mim, é o principal ponto negativo do Mavic Pro, o seu preço! Embora tenha algumas vantagens fantásticas, 1199€ é um preço alto e que faz pensar duas vezes na aquisição deste drone.

O Pplware agrade à DJI a cedência do Mavic Pro para análise.

DJI Mavic Pro

Exit mobile version