Em 2016, a DJI apresentou o Mavic Pro, um novo modelo para concorrer com o GoPro Karma que introduziu um novo conceito dentro desta indústria: a mobilidade.
Durante alguns dias tivemos a oportunidade de testar o Mavic Pro com o qual ficamos fascinados pela simplicidade de uso e de transporte.
Nos últimos tempos temos assistido a uma grande evolução dentro do mercado dos drones. A qualidade de imagem está cada vez melhor, os drones estão cada vez mais inteligentes e o alcance é cada vez maior. Mas, embora a evolução tenha sido uma constante, existia um pequeno pormenor que continuava a falhar: a facilidade de transporte.
Com a apresentação do Mavic Pro, a DJI introduziu um novo conceito que permitia resolver de vez o problema da mobilidade. Este drone é fácil de arrumar, ocupa pouco espaço e é ideal para levar para qualquer lado.
Características e funcionalidades
O Mavic Pro é o primeiro drone da DJI a ser desenhado para poder ser levado para qualquer lado “no bolso”. Embora o tamanho tenha sido reduzido, não quer dizer que o seu desempenho também o tenha sido. Para permitir uns bons momentos de filmagem, o Mavic Pro atinge um alcance de 13 km e tem autonomia de cerca 27 minutos. Além disso, está equipado com um sistema de navegação visual e uma câmara de 12 MP com suporte para Adobe DNG RAW que grava a 4K a 30 fps e FHD a 96 fps com foco automático, a uma distância mínima de apenas 0,5 m.
Este pequeno super drone está equipado com um sistema FlightAutonomy, uma tecnologia que, através do uso de cinco câmaras, GPS e GLONASS, um sistema de ultra sons, vários sensores e um processador de 24 cores permite ao Mavic Pro ter um cérebro e alguma independência nas diversas operações. Com este sistema, o Mavic Pro consegue posicionar, navegar e planear diversas rotas, evitando diversos obstáculos nos diversos ambientes.
O Mavic Pro traz ainda diversos modos inteligentes que fazem com que este drone consiga evitar os obstáculos até uma velocidade de 36 Km/h.
Especificações
- Peso: 734g (sem proteção do gimble)
- Dimensões recolhido: 83mm x 83mm x 198mm
- Peso máximo de descolagem: 1350g
- Exigência na utilização: intermédia
- Bateria: 11.4 V 3830 mAh
- Autonomia aproximada: 27 minutos
- Velocidade máxima: 65 km/h (em modo desportivo)
- Altitude máxima: 5 km acima do nível do mar
- Alcance máximo do comando (normas CE): 4 km (sem interferências)
- Câmara: 12 MP
- Resolução máxima de fotografia: 4000×3000
- Resolução máxima de vídeo: C4K: 4096×2160 24p
- Preço: a partir de 1000€
Mavic Pro
O Mavic Pro é o drone mais transportável que existe. Quando recolhido, é fácil ser guardado e transportado sem que seja necessário desmontar nenhuma peça. Caso o queira colocar no ar, basta mover os propulsores, ligar e conectar ao comando.
No topo do drone podemos encontrar a bateria que tem incorporada o botão de ligar/desligar e os LEDs de indicação de carga. Na frente encontramos a câmara inserida no gimble, os dois sensores frontais que controlam a presença de obstáculos. Por baixo podemos encontrar mais alguns sensores e duas câmaras que permitem a análise do local de descolagem e aterragem.
Do lado direito do drone podemos encontrar uma divisão com uma entrada microUSB, do lado direito uma divisão com a ranhura para o cartão microUSB e o botão para escolher entre o modo RF e Wi-Fi. Com o drone vem um cartão de 16 GB.
Comando
Ao contrário do comando que acompanha o Phantom 4, este segue o conceito de mobilidade do Mavic Pro e apresenta-se com dimensões reduzidas e também ele retrátil.
Na parte frontal deste novo comando podemos encontrar um ecrã, uma novidade na DJI, que permite exibir as principais informações como o modo de voo, altitude, velocidade, nível de exposição, entre outros.
Junto ao ecrã encontram-se dois botões, o do lado direito permite colocar em pausa a gravação e o do lado esquerdo tem quatro posições (cima, baixo, esquerda e direita) que podem ser configuradas com várias funções. Ainda na parte frontal, além dos dois stick para controlo do drone podemos ainda encontrar do lado esquerdo o botão para mandar o Mavic Pro regressar a casa e do lado direito o botão de ligar/desligar.
No topo do comando podemos encontrar também dois botões, com o do lado esquerdo a servir para iniciar ou concluir a gravação e o do lado esquerdo para tirar uma fotografia e duas botões rotativos que servem para controlar o gimble e a exposição da imagem.
Na parte traseira podemos encontrar dois botões personalizáveis com vários funções e, do lado direito, o botão para acionar o modo desportivo.
Por fim, existe do lado esquerdo um entrada para conectar os cabos incluídos junto com o comando para ligar ao smartphone (MicroUSB, USB tipo-C e Lightning) e por baixo uma entrada USB para que seja possível conectar o seu próprio cabo.
Siglas e acrónimos
Ao longo da utilização do comando, da aplicação e do próprio drone, irão surgir algumas siglas que identificam diferentes modos de voo, funções, características, entre outros. Caso necessite de saber o significado de algumas dessas siglas ou acrónimos, pode consultar a seguinte lista:
Siglas e acrónimos
- AC = Aircraft
- AGL = Above Ground Level
- AMA = Academy of Model Aeronautics
- AMSL = Above Mean Sea Level
- ARTF = Almost ready to fly
- ASL = Above Sea Level
- ATTI = Attitude
- AUW = All Up Weight
- BNF = Bind n Fly (transmitter)
- BTU= Blue Tooth Unit
- BLOS = Beyond line of sight
- BVLOS =Blocked Visual Line of Sight
- Cal= Calibration
- CA = Collision Avoidance
- CAA = Civil Aviation Authority (UK Regulator)
- CAAS = Civil Aviation Authority of Singapore (Singapore Regulator)
- CL = Course Lock CSC combination stick command
- DJI = Da-Jiang Innovation
- ESC= electronic speed controller
- FAA = Federal Aviation Administration (US Regulator)
- FPV = first person view
- FRZ – Flight Restricted Zone
- FS = Failsafe
- GHz = Giga-hertz
- GLONASS = Global Navigation Satellite System (Russian Satellite Navigation System)
- GPS = Global Positioning System
- HL = Home Lock
- IR = Internal Resistance
- IOC = Intelligent Orientation Control
- IMU = Inertial Measurement Unit
- LHCP = Left Hand Circular Polorized
- LiPo = Lithium-Polymer (battery)
- LOS = Line of sight
- MC = Main controller
- NFZ = No Fly Zone
- MHz = Mega-hertz
- MSL = Mean Sea Level
- Nicad = Nickle Cadmium
- NOTAM = Notice to Airmen
- OA = Obstacle Avoidance
- OP = Original Poster
- POI = Point of Interest
- RC = Remote Control
- RHCP = Right Hand Circular Polorized
- RTF = Ready to fly
- RTH = Return To Home
- RTM = Read The Manual
- Rx = Receiver
- SFRA = Special Flight Rules Area
- SOC = State Of Charge
- SUA = Small Unmanned Aircraft (What the CAA call what we fly)
- SUSA = Small Unmanned Surveillance Aircaft (What the CAA call what we fly)
- sUAS = Small unmanned aircraft system (what the FAA calls what we fly)
- Tx = Transmitter
- UAV = Unmanned aerial vehicle
- VLOS = Visual line of sight
- VRS = Vortex Ring State
- VTx = Video Transmitter
- VRx = Video Receiver
- VPS = Visual Positioning System
- WOT = Wide Open Throttle
App
Embora seja possível pilotar sem aplicação, para tirar total proveito do Mavic Pro é necessário usar a aplicação oficial. Durante a análise usei a aplicação DJI GO por ser aquela mais completa e com menos erros. No entanto, ao conectar o drone, surge sempre uma mensagem a avisar que a aplicação vai perder o suporte para este drone, obrigando a usar a nova aplicação DJI GO 4. Esta nova aplicação, que irá ser dedicada aos drones lançados depois do Phantom 4, ainda está um pouco limitada em funcionalidades e ainda tem alguns erros e, por isso, escolhi não a utilizar na análise.
Além de permitir ver a transmissão FPV da câmara e consultar a posição do drone no mapa, a aplicação DJI GO permite fazer uma gestão completa do drone, servindo para fazer atualizações, mudar as definições de unidades, pré-definição de botões, transmissão em direto para Facebook e YouTube, personalização de configurações do gimble, de voo, entre outros. Permite também ativar os modos de voo automático que já iremos falar a seguir.
Montagem
O Mavic Pro, devido às suas características, torna-se muito fácil de transportar para qualquer lado. Assim que o queira usar, basta abrir as hélices, tirar a protecção do gimble, montar o comando, conectar o smartphone, abrir a aplicação e está pronto a voar. No total, não são precisos mais de 2 minutos para que consiga colocar o drone no ar. No vídeo pode ver como é fácil montar este drone.
Modos de pilotagem
Para controlar o Mavic Pro, são oferecidos 3 modos de pilotagem: apenas com o comando, apenas com o smartphone/tablet ou com um misto de comando e smartphone. Recomendo que utilizem a última opção por permitir tirar maior proveito do drone e por oferecer uma melhor segurança de voo.
Caso pretendam voar apenas com o smartphone, junto ao à ranhura do cartão de memória existe um botão que permite alterar o drone para o modo Wi-Fi. Assim que for ativo, cria um hotspot próprio onde o smartphone ou tablet se têm de ligar para que a aplicação reconheça o Mavic Pro. Após isso, basta controlar com os comandos que surgem no ecrã.
Alcance e estabilidade
Durante a análise, o Mavic Pro mostrou sempre uma estabilidade impressionante para o seu tamanho e peso. Os testes decorreram durante algumas semanas com mau tempo, onde se sentia um vento forte. Quando existia um vento mais forte, era notória a luta do drone contra o vento, mas que o Mavic Pro sempre saiu a ganhar. Nestas condições acontecia o drone abanar um pouco, mas o gimble fazia o seu trabalho e a imagem nunca era afetada por este movimento.
O Mavic Pro tem um alcance máximo de 13 km. No entanto, o comando, segundo as normas da FCC apenas permite um alcance de 7km. Mas, na verdade, durante a minha utilização, nunca consegui controlar o drone a mais de 2km sem que a ligação da imagem sofresse um corte. Isto deve-se às normas da CE para o comando, que limitam o alcance para 4km em condições ideais (sem interferências nem obstáculos). No meu caso, e como voava sempre com alguns prédios perto, o alcance foi sempre um pouco afetado. Já em questão de altura, o drone vem adaptado à legislação portuguesa e está limitado nos 120m. Esta limite é possível de ser alterado manualmente nas definições, mas apenas aconselhamos a esta alteração caso tenha pedido uma licença para voar acima desta altura.
Modos de voo inteligentes
O Mavic Pro traz um série de modos de voo inteligente que o iram facilitar na hora de captar algumas imagens. Para aceder a estes modos, basta carregar no símbolo que está por baixo do botão de regressar a casa na aplicação. Estão incluídos os seguintes modos:
- Iniciação – Para aqueles que estão a começar, limita o espaço de voo a um raio de 30 metros e diminui a velocidade máxima.
- Normal – Como o próprio nome indica, modo de voo pré-definido em que o utilizador controla o drone.
- Gesture – Através de alguns gestos, permite que o drone centre na pessoa e tire uma fotografia.
- ActiveTrack – Permite seguir uma pessoa ou objecto automaticamente. Dentro desta opção, traz três opções de filmagem: Trace, Profile e Spotlight.
- TapFly – Neste modo, basta carregar numa zona do ecrã e o drone assume o voo na direção que escolheram.
- Tripod – Este modo ajusta a velocidade máxima para 3,6 km/h e reduz a sensibilidade do controlo de forma a aumentar a sensibilidade para fotografia ou filmagem. Este é um modo ideal também para voos interiores.
- Terrain Follow – Permite ao Mavic Pro ajustar automaticamente a altitude para acompanhar o terreno.
- Point of interest – Ao marcar uma pessoa ou objecto como ponto de interesse, o Mavic Pro irá automaticamente filmar me torno da pessoa.
- Follow Me – Este modo permite ao Mavic Pro seguir a pessoa que tem o comando. Para isso é utilizada a localização de GPS do smartphone ou tablet, que pode dificultar por vezes a configuração deste modo.
- Waypoints – Permite definir um percurso, com vários pontos de passagem, que o Mavic irá cumprir autonomamente.
- Home Lock – Quando pretende trazer o drone para casa, mas não o consegue ver, o Home Lock permite bloquear a direção do drone para casa, bastando depois posicionar o stick direito para baixo de forma a ele se dirigir para o ponto definido como casa. É recomendado que o drone esteja numa altitude elevada de forma a não bater em obstáculos.
- Course Lock – Neste modo é possível escolher a direção para onde se pretende que o drone se mova automaticamente, assim como a velocidade a que se irá deslocar.
Modo Sport
Por predefinição, o Mavic Pro vem com o modo sport desativado, limitando a velocidade máxima para 36 km/h. O modo Sport permite tornar um voo um pouco mais agressivo, aumentando a velocidade e a agilidade, mas desativando os sensores. Para ativar este modo, é necessário ativar a opção Multi Flight Modes nas definições e colocar o botão sport do comando na posição de ligado. Dado o aumento de velocidade e de distância de travagem, é recomendado que tome algumas precauções durante o voo. A estabilização da câmara também pode ser afetada com as mudanças rápidas de direção.
Modo regresso a casa
Tal como vem sendo habitual neste tipo de drones, o Mavic Pro tem também a funcionalidade de voltar ao ponto de partida sozinho. Este modo pode ser acionado manualmente, no comando ou aplicação, ou é ativo automaticamente quando a bateria restante é apenas suficiente para voltar para trás. Para isso, faz uso dos seus sensores e do GPS de forma a aterrar no preciso local onde descolou. Durante a análise, o Mavic Pro foi sempre preciso a aterrar, tendo registado uma margem de erro de uns 15/20 cm. Ao aterrar, faz também a análise do piso para confirmar que não existem obstáculos.
Fotografia
Para fotografia, o Mavic Pro utiliza um sensor de 12 MP que consegue captar fotos numa resolução máxima de 4000×3000 píxeis.
A qualidade das fotos, embora não se compare a uma boa máquina profissional, é bastante boa e oferece uma boa nitidez e boas cores. Para quem procura um dispositivo para tirar algumas fotos a partir dos céus ficará, sem dúvida, satisfeito.
Vídeo
Quando pensamos num drone mais pequeno e retrátil pensamos logo que a qualidade final da filmagem poderá ser afetada. Na verdade, as filmagens deste drone são fantásticas e o gimble consegue dar uma estabilização bastante boa. Com uma qualidade máxima a 4K, o gimble pode ser controlado manualmente, permitindo montar totalmente o seu campo de filmagem.
O principal ponto negativo foi na focagem automática, devido à falta pontual de foco na imagem que me obrigava a uma focagem manual.
Melhor do que quaisquer palavras que eu possa dizer, deixo-vos com um pequeno vídeo com algumas imagens captadas pelo Mavic Pro.
Autonomia
O valor anunciado de tempo de voo é de 27 minutos. Este valor, como é normal, apenas é possível em condições óptimas, ou seja, se não houver vento e se o drone voar a uma velocidade média. Numa utilização normal, a autonomia do Mavic Pro situa-se entre os 20 e os 22 minutos de voo, dependendo sempre de diversos fatores, como o vento. Caso se ative o modo sport, como a velocidade será maior, a bateria irá também ressentir-se um pouco e irá diminuir para cerca de 16 a 18 minutos de voo.
Para carregar a bateria do Mavic Pro vem incluído um carregador próprio. Para carregar totalmente a bateria é necessário cerca de uma hora.
Leis e licenças
É neste ponto que é preciso ter alguma atenção quando voamos com este tipo de drones. Com a recente atualização da legislação portuguesa este tipo de drones tem algumas restrições que é necessário ter em atenção quando se tira o drone do chão. Destacamos as seguintes regras:
- Voar apenas de dia
- Ter sempre com as luzes de sinalização ligada
- Voar apenas em operações VLOS (operação à linha de vista)
- Voar apenas abaixo dos 120m
- Não sobrevoar órgãos de soberania, embaixadas ou aeroportos
- Não voar sobre efeito de drogas ou álcool
- Não pode sobrevoar grupos de 12 ou mais pessoas
- Não sobrevoar locais de acidentes ou operações de socorro
Para voar de noite, acima dos 120m de altura, sobre grupos de pessoas ou noutra situação que não esteja contemplados nas leis deve pedir permissão à ANAC no site Voa na boa.
Conclusões
O Mavic Pro é para mim um dos melhores drones da atualidade. Tem a melhor qualidade de imagem? Talvez não. Tem a melhor resistência a condições meteorológicas desfavoráveis? Talvez também não. No entanto, oferece um equilíbrio fantástico entre todos os pontos e acrescenta uma variável imbatível, o facto de o poder levar para qualquer lado sem ter de o arrumar numa mala gigante ou ter de andar a desmontar e montar.
A nível de gravação de imagem, garante uma qualidade de imagem excelente para a maioria dos usos, mantendo uma imagem bastante estável mesmo quando confrontado com um pouco de vento. O único ponto mais negativo a apontar é o foco automático, que obriga por vezes a focar manualmente para que a imagem fique totalmente focada.
A bateria, embora já permita uns bons minutos de voo, é outro ponto que poderia ser melhor, aproximando-se mais dos 30 minutos de voo.
O Mavic Pro já é bastaste autónomo, muito devido à sua diversidade de sensores, mas faz falta um sensor de obstáculos atrás.
Para concluir, surge aquele que, para mim, é o principal ponto negativo do Mavic Pro, o seu preço! Embora tenha algumas vantagens fantásticas, 1199€ é um preço alto e que faz pensar duas vezes na aquisição deste drone.
O Pplware agrade à DJI a cedência do Mavic Pro para análise.