Pplware

Análise: Logitech G Pro X 2 Lightspeed, headset para uma experiência gaming incrível

Enquanto as grandes marcas na área dos headsets convencionais lançam uma nova iteração de produtos todos os anos, os direcionados aos jogos esperam geralmente um pouco mais. O Logitech Pro X 2 Lightspeed demorou alguns anos a aparecer, mas faz algumas alterações muito inteligentes e inclui um novo hardware impressionante.


 

O espaço para os headsets topo de gama para jogos, no mercado do áudio, é engraçado. As opções mais económicas são atualizadas regularmente, mas os grandes cavalos de batalha demoram mais alguns anos, ou são abandonados por uma nova linha topo de gama. Apesar da demora, chegou o G Pro X 2 Lightspeed da Logitech.

 

Especificações

Dimensões

  • Largura: 176 mm
  • Profundidade: 95 mm
  • Altura: 189 mm
  • Peso: 345 g
  • Comprimento do cabo de carregamento: 1,8 m

Headset

  • Condutor: Grafeno 50 mm
  • Íman: Neodímio
  • Resposta de frequência: 20 Hz-20 KHz
  • Impedância: 38 Ohms
  • Sensibilidade: 87,8 dB SPL a 1 mW e 1 cm

Materiais

  • Garfo: Alumínio
  • Faixa de cabeça: Aço
  • Almofadas de ouvido e cabeça: Couro sintético com espuma viscoelástica
  • Almofadas extra para as orelhas: Tecido de espuma viscoelástica
  • Padrão de captação do microfone: Cardioide (Unidirecional)
  • Tipo: Condensador de eletreto
  • Tamanho: 6 mm
  • Resposta de frequência: 100 Hz-10 KHz

Wireless

  • Duração da bateria (recarregável): até 50h
  • Alcance wireless: até 30 m
  • Tipo de ligação: 2,4 GHz LIGHTSPEED

 

 

Na caixa do Logitech G Pro X 2 Lightspeed

 

Design e construção impecáveis

O Logitech G PRO X 2 tem um destaque metálico em cada auricular com o logótipo da Logitech no centro. Ao contrário do seu antecessor, o G Pro X, também tem dobradiças, o que ajuda o headset a adaptar-se ao formato único da sua cabeça. Está disponível em duas variantes de cor: “Preto” e “Branco”.

Este headset tem um ajuste confortável. É fornecido com dois pares de almofadas de espuma viscoelástica: um conjunto de tecido e outro de couro sintético. O headset não fica demasiado apertado na cabeça e não exerce uma pressão significativa se usar óculos. É espaçoso e tem uma boa profundidade, e as dobradiças na base ajudam a uma melhor amplitude de movimento para se adaptarem ao formato da sua cabeça.

O Logitech G Pro X 2 Lightspeed tem uma ótima qualidade de construção. É feito de aço, alumínio e plástico, o que lhe confere uma sensação de solidez. Também vem com dois pares de almofadas de espuma viscoelástica com coberturas diferentes. Enquanto o design do G Pro X com apenas uma haste era um problema para os utilizadores, pois podia partir-se com o tempo, a dobradiça deste modelo coloca menos pressão nas hastes.

 

Controlos do Logitech G Pro X 2 Lightspeed

O Logitech G Pro X 2 Lightspeed tem uma ótima facilidade de utilização e controlos muito simples. Estão todos localizados na parte esquerda e são fáceis de utilizar. Apesar de não ter controlos para o cancelamento de ruído e para o talk-through, existe um botão para ligar e desligar o headset, uma roda de volume infinita e um botão para silenciar o microfone.

Existe ainda um anel vermelho para o avisar quando está em mute e diferentes tons para o avisar quando altera a definição de mute do microfone. A roda de volume também tem um sinal sonoro para indicar o volume máximo, embora não exista um para o volume mínimo. É fácil mover acidentalmente a roda de controlo ao ajustar o headset, pelo que deve ter cuidado ao tocar-lhe.

 

Som: o grafeno é a chave secreta

O aspeto especial dos Logitech Pro X 2 Lightspeed é a experiência de áudio. O diafragma de 50 nm deste headset é composto por 90% de grafeno. O tamanho do diafragma é comum noutros headset topo de gama para jogos, mas a Logitech fez algo especial com esta versão. Não é preciso ser um expert para ouvir a diferença que tudo isso faz. Assim que colocar este headset e entrar no seu jogo favorito, os seus ouvidos vão agradecer.

Então, porque é que isto é tão importante?

Importância do grafeno no Gaming

O grafeno é um material altamente flexível, mas também rígido e leve, que é o que se precisa para o controlador de headset ideal. Não só torna o headset ligeiramente mais leve, como tem um objetivo mais importante:

Os jogos produzem muitos objetos áudio e estes estão em constante movimento. Isto faz com que o controlador de áudio esteja bastante ocupado, uma vez que se move magneticamente para converter esses sinais no áudio que se ouve. A rigidez do grafeno pode proporcionar uma flexão mínima do diafragma, mesmo com esse movimento rápido, para um melhor ajuste que todos esses sons do jogo podem produzir. Isso produz uma forma de onda sonora como o jogo originalmente pretendia.

Os diafragmas de grafeno também podem reduzir a distorção, principalmente porque conseguem seguir o sinal elétrico pretendido com mais precisão. Como mencionado anteriormente, isto é importante nos jogos em que existem várias faixas e sinais de áudio.

Para os seus ouvidos, isto acaba por ajudar os controladores de áudio a gerar um som mais alto. Obtém-se uma melhor precisão do som, uma vez que o sinal pode ser apresentado de forma mais exata, com graves ricos e agudos nítidos e claros. Também obtém um melhor timing de som, uma vez que o diafragma do controlador capta o sinal elétrico de áudio mais rapidamente. Isto significa que ouvirá pequenos movimentos e alterações no jogo mais rapidamente e com maior precisão.

O Logitech G Pro X 2 Lightspeed tem uma resposta de frequência que está muito mais próxima da nossa curva de preferência de headset do que muitos para jogos no mercado. Não há uma saída de graves loucamente enfatizada, e o som de médio alcance não cai tanto quanto costumamos ver.

Ouvir música com o G Pro X 2 é uma experiência bastante agradável. Devido à contenção nos graves, as partes realmente reverberantes destacam-se, sem abafar os sons de baixos e guitarras principais.

Este headset lida muito bem com os momentos mais calmos. Os pequenos acentos de piano, sons de vento e diferentes sinais ambientais aparecem muito claramente. Sem áudio espacial adicional, a mistura estéreo continua a ter uma direcionalidade notável e soa muito bem com este headset.

 

Isolamento de ruído

O Logitech G Pro X 2 tem um isolamento de ruído fraco. Este depende das suas capacidades passivas para bloquear o som de fundo.

Como resultado, não o isolam de qualquer ruído de motores dos automóveis a partir de uma janela aberta e têm dificuldade em reduzir a conversa ambiente. Em contrapartida, fazem um melhor trabalho ao reduzir o zumbido agudo das unidades de ar condicionado.

Este headset tem um bom desempenho em termos de fugas. As fugas concentram-se sobretudo na gama média, e se estiver a jogar com o volume elevado, os outros à sua volta podem ouvi-lo.

 

Microfone do Logitech G Pro X 2 Lightspeed

O desempenho do microfone boom é excelente e significativamente melhor do que o do Logitech G Pro X. O microfone consegue separar muito bem a sua voz do ruído de fundo. Mesmo que esteja a falar perto de uma janela aberta com muito ruído exterior, o som de fundo é quase totalmente eliminado, garantindo que a sua voz soa clara e fácil de compreender.

https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/08/logitech_g_pro_x2_lightspeed_pplware_mic_test-1.mp3?_=1

A qualidade de gravação do microfone regulável é boa, mas está um passo abaixo do seu antecessor. A sua voz soa grave e pouco natural, apesar de ainda ser ouvida com clareza.

 

Bateria: o ponto mais positivo, sem dúvida

O desempenho da bateria deste headset é excelente. A Logitech anuncia que duram 50 horas contínuas. No entanto, medimos 89 horas, o que é significativamente superior. Como é óbvio, a duração da bateria pode variar em função de vários fatores, incluindo o nível de volume.

Este headset estão também equipados com um temporizador de desligamento automático para ajudar a conservar a vida útil da bateria, e pode ajustá-lo na aplicação, que falamos abaixo.

 

Software: G HUB

Se comprar o Logitech G Pro X 2 Lightspeed, deve definitivamente instalar o Logitech G HUB, disponível para Windows e macOS. A aplicação que acompanha o headset para jogos dá acesso a uma série de funcionalidades significativas, como o som surround virtual DTS Headphone: X 2.0, um equalizador de cinco bandas e o conjunto de funcionalidades do microfone Blue Vo!ce da Logitech.

Também tem acesso a atualizações de firmware e a um sampler de áudio que parece destinado a pessoas que gostam de ter sempre um som de buzina disponível com o premir de um botão.

O G HUB é uma aplicação bastante simples de navegar, e é bom ter acesso a um equalizador e a algumas boas definições de microfone. O mais importante é que funciona. Muitas aplicações de headsets para jogos continuam a não funcionar bem e são uma dor de cabeça geral, e o G HUB não sofre de nada disso.

No entanto, as alterações efetuadas no software não são guardadas no headset. Como resultado, não poderá beneficiar de funcionalidades como um equalizador personalizado se estiver a utilizá-lo em consolas, o que é um pouco dececionante.

 

Veredito do Logitech G Pro X 2 Lightspeed

Este headset tem um perfil de som com graves pesados que pode personalizar utilizando o equalizador gráfico e as predefinições do software que os acompanha quando joga no PC. Também tem uma baixa latência wireless, garantindo que o áudio e o visual se mantêm sincronizados durante o calor do jogo, e a duração contínua da bateria dura longas maratonas sem qualquer problema.

Embora a qualidade de gravação do microfone boom faça com que a sua voz soe grave e pouco natural, consegue separar o discurso do ruído ambiente para que a sua voz seja clara, mesmo que esteja a jogar em ambientes com bastante ruído.

Para finalizar, e com algo bastante importante, este headset encontra-se disponível no site oficial da Logitech por 269,00€.

 

Logitech G Pro X 2 Lightspeed

 

Leia também…

Exit mobile version