Pplware

Análise: LG Watch Urbane, o mais clássico dos smartwatches

Apesar de ainda haver alguma desconfiança quanto aos relógios inteligentes, a verdade é que este é um produto com cada vez mais adeptos.

A LG é uma das marcas que mais apostou neste segmento, tendo mesmo sido a primeira a colocar um Android Wear no mercado. Agora, o seu mais recente modelo destaca-se sobretudo pelo design clássico, um design que o aproxima de um verdadeiro relógio de pulso.

Já testámos as suas potencialidades, já lhe identificámos os pontos fortes e fracos e agora damos-lhe a conhecer em pormenor o LG Watch Urbane, cedido para análise pela PCDiga.

Aspectos positivos
Aspectos negativos

 

1 – Características Gerais

O mundo dos relógios inteligentes está ainda numa fase de desenvolvimento. Depois do grande boom de equipamentos lançados durante o ano passado, impulsionado pelo lançamento do Android Wear, parece que as marcas estão mais contidas e ponderadas naquilo que colocam no mercado. O Outono aproxima-se e certamente que surgirão outras novidades mas, a verdade, é que se tem assistido a um certo abrandamento naquilo que chega ao consumidor.

A LG, desde o começo, que se quis afirmar nesta área dos smartwatches, tendo sido mesmo a primeira a disponibilizar um equipamento com Android Wear, o G Watch. De aspecto de relógio este equipamento tinha muito pouco e, certamente, quem o comprou o fez, principalmente por curiosidade.

Mas, logo depois, a empresa percebeu que um modelo mais “tradicional” poderia atrair um público mais vasto e lançou o Watch R, com um design mais descontraído e desportivo, e já este ano o Watch Urbane, o mais clássico do smartwatches.

O LG Watch Urbane tem um ecrã de 1,3″ Full Circle P-OLED com uma resolução de 320 x 320 píxeis e vem com o Android Wear como sistema operativo, na sua mais recente versão. A memória RAM é de 512 MB e de armazenamento interno conta com 4 GB. O processador é um Qualcomm Snapdragon 400 de 1.2 GHz Quad-Core e a bateria é de 410 mAh.

Vem equipado com sensores de acelerómetro e barómetro (sensores 9-Axis) e com o sensor de batimentos cardíacos, tem Bluetooth 4.1 LE e Wi-Fi, e ainda é resistente a água e poeiras através do certificado IP67. As suas dimensões são de 45,5 x 52,2 x 10,9 mm e pesa 66,5 g.

Especificações

  • Compatibilidade:
    • Compatível com qualquer Smartphone/Tablet Android, com versão 4.3 Jelly Bean ou superior
    • Não compatível com iOS e Windows Phone
  • Sistema Operativo: Android Wear
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 400 com 1,2 GHz
  • Memória:
    • Armazenamento interno: 4 GB (3 GB disponíveis para o utilizador)
    • RAM: 512 MB
  • Ligações: Bluetooth 4.1 / Wi-Fi 802.11 b/g/n
  • Microfone: Sim, dual microfone
  • Visor:
    • 1,3″ 320 x 320, 246 ppi
    • P-OLED circular
    • Corning Gorilla Glass 3
  • Dimensões: 45,5 x 52,2 x 10,9 mm
  • Sensores: Sensor de batimento cardíaco, barómetro e bússola
  • Resistente à água e poeiras: Certificado IP67
  • Bateria: 410 mAh
  •  

    2 – Design

    O design é o que mais destaca o LG Watch Urbane, capaz de confundir os mais distraídos, assemelhando-se a um qualquer relógio de pulso comum. O relógio tem umas linhas clássicas com um mostrador redondo envolto numa moldura robusta e com uma bracelete em couro genuíno.

    A LG lançou o LG Watch Urbane com um mostrador em metal prateado e outro em dourado, e ainda lhe deu a possibilidade de trocar a bracelete por qualquer outra desejada pelo utilizador, já tem uma medida padrão de 22 milímetros de largura.

    O modelo disponibilizado para análise tem um bracelete preta, com acabamentos de costura bege e uma fivela metalizada prateada. Todos estes materiais de construção de muito boa qualidade, não tendo ganho qualquer risco nem tendo causado qualquer irritação na pele durante o tempo de utilização.

    O mostrador com umas dimensões totais de 45,5 x 52,2 x 10,9 mm, pode dizer-se que é um bocado grande, ainda assim, pelos seus acabamentos fazem do Watch Urbane o relógio inteligente mais elegante do mercado (quando colocado num pulso que lhe seja proporcional).

    O relógio tem um ecrã de 1,3″, 320 x 320 píxeis, com uma resolução muito boa, grande detalhe de contornos e definição. Em termos de luminosidade, é conseguida uma boa visibilidade em ambiente exterior com luz solar, que normalmente é o ponto crítico neste tipo de equipamentos.

    Do lado direito vem a coroa tradicional que funciona como único botão do relógio, um botão que permite não só voltar ao mostrador do relógio inicial, bem como bloquear/desbloquear o ecrã com dois cliques. Os dois microfones estão posicionados na lateral, junto à ligação com a bracelete.

    Em baixo, na zona que fica junto ao pulso, vem o sensor de batimentos cardíacos e os conectores de ligação à doca de carregamento.

    Resta referir que, em termos de design, este não é um relógio que assente bem num pulso mais fino, principalmente no das mulheres. Tanto o mostrador quanto a bracelete são grandes de mais nesta situação. No meu caso usei-o apertado no penúltimo furo da bracelete (mesmo ficando um pouco largo) mas num pulso mais fino, o último furo era ainda assim um pouco largo.

     

    3 – Caixa

    Na caixa cedida pela PCDiga para análise vem:

     

    4 – Android Wear

    Os sistemas operativos dedicados aos relógios inteligentes estão numa fase que se poderá considerar em desenvolvimento, há ainda muito para explorar neste mundo.

    Neste caso em específico, temos a última versão actualizada do Android Wear, compatível com todos os equipamentos Android com versões superiores ou iguais à 4.3 Jelly Bean, não sendo compatível com qualquer outro sistema operativo móvel. A característica que mais se destaca é o facto de o sistema operativo funcionar na totalidade do ecrã circular, algo que nem todos os relógios inteligentes suportam.

    O processo de ligação do Android Wear ao Android é muito simples. No Android deverá instalar a aplicação Android Wear e manter o Bluetooth ligado. Depois é só ligar o relógio e seguir as indicações para que a comunicação fique completa.

    A partir do momento em que os dois equipamentos estão conectados, passará a ter a toda a comunicação do smartphone perto de si, tenha-o ou não junto a si.

    Sempre que o Watch Urbane estiver ligado ao Android via Bluetooth, passará a receber todas as notificações que lhe chegarem ao seu smartphone, havendo possibilidade de as gerir conforme as suas necessidades. Facilmente passa a poder responder a mensagens pelo Hangouts, rejeitar chamadas, entre muitas outras funcionalidades.

    Uma vez que o Watch Urbane tem também Wi-Fi, depois de configurar as redes que desejar através do smartphone, poderá estar longe do alcance do Bluetooth e continuar a ter toda a interacção com a informação que lhe chega através da Internet.

    Algumas funcionalidades básicas do Android Wear passam pela configuração dos mostradores do relógio através de um clique longo no ecrã; ao arrastar o ecrã de cima para baixo encontrará algumas definições rápidas; deslizando o ecrã da direita para a esquerda terá acesso às definições e aplicações existentes no Watch Urbane, e com mais um deslize no mesmo sentido chegará à lista de contactos. Todas as notificações recebidas podem ser acedidas deslizando o ecrã de baixo para cima ou fazendo um movimento rápido com o pulso, no sentido pretendido.

    O Google Fit é uma das aplicações Google contempladas neste Android Wear, além de registar todos os passos do utilizador ainda lhe permitirá monitorizar a actividade física e registar os batimentos cardíacos. Além desta aplicação, poderá ainda encontrar outras dedicadas ao desporto e à monitorização da saúde na Play Store da Google.

    O Google Now não funciona ainda na perfeição e para que tenhamos algum sucesso de comunicação, o ideal é manter o idioma em Inglês e falar assim para ele. Em português é ele “responde” várias vezes que não entendeu o que foi dito.

     

    5 – Autonomia

    A autonomia do Watch Urbane, suportada por uma bateria de 410 mAh não é surpreendente, ainda assim, é garantido mais de um dia e meio de utilização.

    Para um utilizador que, por exemplo, passe muitas horas no escritório, a autonomia não será um problema. Se durante o horário de trabalho detectar que está com pouca bateria no relógio, basta ter a doca de carregamento consigo e em cerca de 1 hora tem a bateria carregada. Caso não tenha essa possibilidade, então, o ideal, será mesmo colocá-lo à carga todas as noites, sempre que o retira para dormir.

     

    6 – Veredicto

    De uma forma geral, a utilização do LG Watch Urbane não desiludiu. A autonomia é aceitável, a interacção entre o relógio e o dispositivo Android a que está ligado é boa e o facto de termos as notificações sempre “ao pulso”, é sem dúvida um ponto forte neste tipo de equipamentos.

    Ver instantaneamente quem nos está a ligar sem ter que retirar o smartphone da carteira, poder atender ou rejeitar uma chamada, enviar uma mensagem rápida, receber um e-mail e perceber logo se é um assunto urgente, ler as mensagens recebidas no Hangouts ou no Messenger, entre tantas outras notificações, é uma grande vantagem para quem, diariamente, necessita de estar contactável a qualquer hora.

    Além do mais, o facto de vir com Wi-Fi permite que o smartphone possa ser deixado em qualquer parte da casa que, mesmo longe do alcance do Bluetooth, não se perde nenhuma das notificações referidas.

    Um inconveniente deste tipo de relógios é o desvio da atenção quando se vai a conduzir. Qualquer que seja a notificação, assim que o relógio vibra, é inevitável não olhar.

    Outros problemas estão associados ao facto de estarmos perante um sistema operativo (e mesmo o próprio conceito de smartwatch) ainda em desenvolvimento. Durante o tempo de análise, foram detectados alguns bloqueios, de 1 ou 2 segundos, cada vez que se alteravam as definições. Algumas vezes a ligação entre o Android e o Android Wear falhou e o Google Now ainda não funciona convenientemente.

    O preço deste relógio, que pode ser adquirido na PCDiga por 309,70€, é ligeiramente mais elevado que outros Android Wear, mas é compreensível que o seja. Em primeiro lugar estamos perante uma tecnologia “nova”, os smartwatches têm ainda um longo caminho a percorrer. Depois, além de ter um ecrã que ocupa todo o círculo do mostrador, tem um design bastante clássico, sendo, claramente, dirigido a um público com mais recursos financeiros.

    Para o público a que este equipamento não se dirige de todo, é o público feminino. O mostrador é grande de mais e fica deselegante em pulsos muito finos. Mas este não é só um problema do LG Watch Urbane, de uma forma geral, é notório que o público-alvo destes relógios inteligentes é o masculino.

    O Pplware agradece à PCDiga a cedência do LG Watch Urbane para análise.

    LG Watch Urbane

    Exit mobile version