Pplware

Análise Elephone Explorer Pro 4K… a câmara de toda a acção

O mercado está fértil no que toca a câmaras de acção compactas, práticas e… baratas. A Elephone Explorer Pro 4K é um mix de tudo isso com a particularidade de se iniciar no vídeo 4K.

Mas o que vale mesmo esta câmara da Elephone?

Depois de termos recebido a Elephone Explorer Pro 4K, que nos foi enviada pela Honorbuy, submetemos a mesma a duras provas, terrenos para homens de barba rija. E em algumas destas provas, juntamente com a Explorer Pro 4K, levámos a Xiaomi Yi e a GoPro Hero 4 para algumas comparações.

Mas antes das comparações com a concorrência, conheça em pormenor a Elephone Explorer Pro 4K.

 

Especificações

 

Na caixa:

Vídeo de unboxing

Retirámos tudo da caixa que a HonorBuy nos enviou e ficámos surpresos com os acessórios. Este pack é fantástico, traz acessórios para que nada lhe faça falta no momento de captar as melhores fotos e vídeos.

Na caixa vem a câmara Elephone Explorer Pro 4K, já acondicionada na caixa de mergulho, caixa esta que vem preparada para levar a câmara até 30 metros de profundidade.

Depois segue-se uma panóplia fabulosa de acessórios, desde suportes com adesivo, suporte para guiador, assento ou montagem em haste. Traz uma tampa de substituição e várias peças de reposição e muitos outros acessórios que podem ser úteis nas mais variadas situações. Vem muito bem recheado este pack, raramente se vê uma câmara oferecer tantos acessórios pelo mesmo preço.

 

Aplicação para Android

A Elephone Explorer Pro 4K tem disponível uma aplicação móvel a Explorer Pro para Android, uma app que funciona sem quaisquer problemas e revelou uma utilização bastante simples.

Para criar ligação entre a câmara e o smartphone é necessário fazê-lo via Wi-Fi, colocando a câmara em modo stand by com o Wi-Fi ligado, conseguindo isso clicando no botão volume para cima. Depois, com a ligação estabelecida com o smartphone, a app passa então a mostrar no ecrã do smartphone o que a lente da câmara está a captar.

Além disso, a app permite parametrizar vários aspectos da câmara, como a resolução, a qualidade da captura de imagens, o som e outros aspectos, se bem que vários menus estão em chinês e parte da utilização terá que ser muito intuitiva.

anterior próxima

 

Bateria

A bateria de 1050mAh tem uma autonomia para 65 minutos de gravação a 1080p a 60fps, bastante menos do que a marca anuncia. Nesta fase é já possível fazer algumas comparações com as câmaras da Xiaomi e da GoPro que obtiveram resultados em termos de autonomia melhores que a Elephone, nomeadamente, a Yi atingiu os 85 minutos e a GoPro 102 minutos, nas mesmas condições.

 

Desempenho da Explorer Pro 4K

A comparação inevitável com as Xiaomi Yi Camera e com a GoPro Hero 4

Durante as últimas semanas a Explorer Pro 4K foi testada com grande intensidade. Esta câmara compacta, super leve com Wi-Fi e um pequeno ecrã LCD a cores nas costas prometia filmar uns bons vídeos a 4K mas nada melhor que ir para o terreno provar aquilo que ela pode fazer.

Mas neste universo das câmaras de acção há comparações que são inevitáveis, e se tínhamos ao nosso dispor duas concorrentes de peso, a Xiaomi Yi Camera e com a GoPro Hero 4, fazia todo o sentido criar algumas comparações.

Colocar 3 câmaras em cima de uma bicicleta não seria tarefa fácil se a câmara da Elephone não viesse com a panóplia de acessórios que o permitiram fazer, uma vez que também eram compatíveis com a GoPro e com a Yi. Apenas a caixa estanque da Elephone é que não é compatível com as restantes câmaras.

 

Fotografia

Os primeiros testes feitos à Explorer Pro 4K foram os de fotografia. Num primeiro contacto há que falar sobre o corpo da câmara que é composto por uma textura antiderrapante, um ponto bem positivo.

Das 3 câmaras postas à prova, a Explorer Pro 4K é única que permite fazer zoom para fotografar. Se por um lado, é algo que a destaca, por outro, é algo que não considere útil numa câmara com este propósito. Mas uma vez disponível, foi usado e surpreendeu pela positiva! Não se obtêm fotos extraordinárias com o zoom, no entanto, verificámos que o uso desta função não afectou muito a qualidade da imagem.

Em ambientes pouco luminosos ela conseguiu captar fotografias nítidas mas quando a colocámos em ambientes com pouca luz só mesmo a GoPro conseguiu tirar uma foto nítida.

Apesar da Elephone ter uma opção nocturna, os resultados não melhoram muito face ao modo normal. Aliás, a câmara de acção da Elephone traz imensas opções: reconhecimento facial, paisagem, etc… o que não faz propriamente sentido numa câmara de acção. Tantas opções fotográficas tornam a experiência menos divertida, na minha opinião, uma vez que se “perde tempo” com pormenores desnecessários.

Outros exemplos de fotos captadas com a Explorer Pro 4K:

 

Vídeo

A Elephone Explorer Pro permite gravação de vídeo no máximo a 4K a 24fps e grava também nas resoluções 2,7K a 30fps, FullHD a 60fps e 30fps, HD a 120fps, 60fps e 30fps, WVGA e VGA.

Ao filmar, esta câmara cumpre bem com o exigido no que toca aos resultados finais da gravação, no entanto, apresenta um pequeno problema que se prende com o facto de ficar sempre gravada uma voz no início do vídeo que indica que a câmara está a gravar (algo que se pode ouvir no início do próximo vídeo de exemplo). Este tipo de discurso irá surgir também no vídeo captado sempre que a bateria começa a ficar fraca e sempre que se pára de gravar.

No vídeo seguinte colocámos lado-a-lado as duas câmaras, a Explorer Pro 4K e a GoPro Hero 4, a gravar na sua resolução máxima (no caso da GoPro, em 4K a 15fps). Compare a qualidade de ambas:

O resultado não é de espantar, estamos a comparar uma câmara que custa menos de 100 euros com uma que custa em média 400 euros.

No que respeita à comparação entre a Explorer Pro 4K e a Xiaomi Yi, a da Elephone aparenta ter um comportamento ligeiramente inferior à da Xiaomi nas cores. A imagem parece ficar mais escura e não realça tanto as cores.

No vídeo anterior há que notar que as duas câmaras se encontram em suportes diferentes, e o microfone da Explorer Pro 4K encontra-se mais protegido, não captando o som de uma forma tão nítida.

 

Em resumo…

A Elephone Explorer Pro 4K consegue resultados bastante bons tanto em vídeo como em fotografia para uma câmara de acção com um preço abaixo dos 100 euros.

Não é uma verdadeira concorrente a câmaras da gama de preços da GoPro, mas, na verdade, isso é algo que já todos esperam ao escolher uma câmara deste género.

Existem alguns bugs que detectámos no software da câmara, por exemplo ao desligar a opção “carimbo data hora” o mesmo ficou registado das fotos, pormenores que deveriam ser tidos em conta por parte da Elephone aquando de uma actualização de software.

 

Preço e disponibilidade?

O preço é muito atractivo. A loja HonorBuy está a comercializar este equipamento por 86€, mais os custos associados ao transporte. Uma vez que a câmara é expedida da União Europeia, não existirão quaisquer encargos adicionais com taxas aduaneiras.

Elephone Explorer Pro 4K


O Pplware agradece ao tester Gabriel Carneiro que levou a Elephone Explorer Pro 4K para as suas aventuras.

Exit mobile version