Depois de aqui termos analisado o tablet Archos 80 Cesium com Windows 8.1 integrado, a Onbit disponibilizou-nos o Tesla 2 W8 da BQ, também ele com o mesmo sistema operativo, mas já enquadrado na gama média destes equipamentos.
A utilização do Tesla 2 W8 revelou-se bastante positiva, com bons resultados em termos de desempenho e produtividade. Mais uma vez, falamos de um tablet do qual se pode retirar excelente partido do Windows 8.1 e de todo o software compatível.
- Desempenho geral
- Autonomia
- Relação qualidade/preço
- Teclado virtual nem sempre surge correctamente
- Localização do sensor de luminosidade
Aspectos positivos
Aspectos negativos
A BQ tem tido uma acção no mercado nacional bastante interessante. São muitos os consumidores que já se renderam à qualidade dos seus equipamentos Android, principalmente aos smartphones que conseguem uma muito boa relação entre a qualidade de construção, hardware e preço.
Este não é o primeiro tablet da marca com o sistema operativo da Microsoft, mas obviamente está mais bem construído, com melhor hardware e mais optimizado.
Hardware e design
O tablet BQ Tesla 2 W8 vem equipado com um processador Intel Atom Z3735F Quad Core até 1.83 GHz e um GPU Intel Gen7 até 646 MHz.
Para o bom desempenho deste tablet contam os 2 GB de memória RAM. Além do mais, tem 32 GB de armazenamento interno, expansível através de cartão micro SD até mais 32 GB.
O Tesla 2 W8 tem um generoso ecrã de 10.1 polegadas, pesa 650 grama e tem uma espessura de 9,9 milímetros (volume de 258,5 x 173 x 9,9 mm). Este não é um tablet com tanta portabilidade quanto um que tenha um ecrã mais pequeno, contudo, não são dimensões desajustadas.
A construção é bastante robusta, construída com plástico resistente a riscos e mossas. De notar que, durante semanas de teste, com utilização intensiva, não são visíveis quaisquer danos. Este plástico que suporta toda a traseira do equipamento tem um padrão em espécie de colmeia de pequenos hexágonos.
A traseira inclui então as colunas em stereo, cujo som é reproduzido com bastante qualidade, a câmara de 5 megapíxeis e a tampa de acesso ao slot para o cartão microSD. Esta tampa é de abertura muito difícil, impossível de abrir sem o auxílio de uma pequena espátula nas primeiras 2 ou 3 vezes.
Na lateral do lado esquerdo vem incluída a entrada para os auriculares de 3.5 mm, o microfone, uma porta USB, uma porta micro HDMI e a entrada para o carregador eléctrico. Do lado direito vêm os botões de Power e de Volume.
O botão de Windows está incluído na frente do ecrã, bem como a câmara de 2 megapíxeis e o sensor de luminosidade.
Na caixa
O BQ Tesla 2 W8 foi-nos cedido pela loja Onbit, pelo que tudo o que vem dentro da caixa do modelo em análise, será tudo o que poderá encontrar ao adquirir novo este modelo. Portanto, dentro da caixa vem incluído:
- 1 tablet BQ Tesla 2 W8
- 1 carregador eléctrico
- Manuais de instruções rápidas
Especificações completas
-
Ecrã
- IPS 10.1″, resolução 800 x 1280 píxeis
-
Processador
- CPU: Intel Atom Z3735F Quad Core a 1,33 GHz
- GPU: Intel Gen7 até 646 MHz
-
Sistema Operativo
- Windows 8.1
-
Memória
- Memória RAM: 2 GB
- Memória interna: 32 GB
- Memória externa: cartão microSD até 32 GB
-
Câmara
- Principal (traseira): 5 MP
- Secundária (frontal): 2 MP
-
Funcionalidades adicionais
- Acesso à Windows Store
- Xbox Music, Xbox Games, Xbox Video, OneDrive
- Microsoft Office 365 – um ano de subscrição incluído
-
Sensores
- Luminosidade e acelerómetro
-
Dimensões e peso
- 258,5 x 173 x 9,9 mm, 650 g
-
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 a/b/g/n
- Bluetooth® 4.0 (LE)
- USB: microUSB v2.0
-
Bateria
- 7000 mAh Li-Ion
-
Cores
- Preto
-
Preço
- 249,90 € (preço na Onbit)
Ecrã
O BQ Tesla 2 W8 tem um ecrã IPS de 10.1 polegadas com resolução HD de 800 x 1280 píxeis. Para um ecrã de 10.1 polegadas o ideal seria uma resolução Full HD, contudo, a visualização dos conteúdos não fica comprometida com a resolução existente.
A sensibilidade e a capacidade de resposta do ecrã táctil são bastante boas. Talvez o maior problema deste ecrã seja mesmo a absorção de dedadas e gordura, nada que um bom pano de micro-fibras não resolva.
Quando estamos perante o tablet Android ou iOS, cujos sistemas operativos foram desenhados na perfeição para funcionar em ecrãs tácteis, a utilização de uma caneta táctil é completamente dispensável. Contudo, o Windows 8, apesar de estar adaptado a este tipo de ecrãs, principalmente com as suas aplicações disponíveis na loja da Microsoft, suporta muito software que não foi de todo desenhado para funcionar com os dedos, mas sim com um rato e num ecrã de computador. Portanto, a inclusão de uma caneta seria um factor positivo neste tablet.
O sensor de luminosidade traz vantagens para o utilizador, contudo, ao colocar o tablet na vertical, há a possibilidade óbvia de tapar o sensor com a mão ou o braço, o que que faz com que o ecrã escureça sem que haja essa necessidade.
Software
O Tesla 2 W8 da BQ vem equipado com o Windows 8.1 a 32 bits, permitindo ao utilizador instalar, além de todas as aplicações disponíveis na loja da Microsoft, a generalidade do software comum de um computador.
Os 32 GB de armazenamento contemplam uma partição de recuperação de 5.53 GB e 23.37 GB estão disponíveis para o utilizador, sendo que cerca de 8 GB estão ocupados pelo sistema.
A questão do armazenamento não se coloca então muito em causa, é só preciso não esquecer que se está perante um tablet e não um PC. Além do mais, este espaço pode ser expandido através micro SD.
O facto de vir com 2 GB de RAM faz com que o desempenho seja francamente bom, de uma forma geral, sem bloqueios, transições lentas ou com desfasamentos.
É interessante perceber que a loja da Microsoft é dotada de boas apps que desempenham as funções que, por norma, num PC se fazem através do browser ou de outro tipo de software. É uma questão de explorar bem a loja. Ainda assim, qualquer software que seja suportado pelo Windows 8.1 a 32 bits pode ser instalado sem quaisquer restrições.
O tablet vem com a licença do Microsoft Office 360 Profissional, o que permite a utilização de todos os serviços associados na sua plenitude. É óbvio que o Office ainda necessita de uma melhor optimização para a sua utilização num ecrã táctil, mas isso é algo que a nova versão já irá certamente contemplar.
Um dos problemas deste sistema operativo integrado num equipamento táctil é a questão do teclado virtual que não está optimizado convenientemente. Ao surgir uma janela de escrita o teclado nem sempre expande, ao sair dela, ele nem sempre minimiza. Estas situações ocorrem sem qualquer tipo de relação com o local onde se está a escrever.
As entradas USB e micro HDMI permitem a fácil ligação do tablet a um ecrã, rato e teclado, elevando assim a sua utilização. Este é um cenário que poderá ser favorável tanto em contexto académico, por exemplo na apresentação de um trabalho, como a nível empresarial, por questões de mobilidade, cada vez mais importante no seio de uma empresa.
Fotografia, vídeo-chamada e som
A câmara principal deste tablet conta com 5 megapíxeis e, apesar de o objectivo de uma câmara instalada num tablet não ser propriamente o de capturar fotos, a verdade é que ela desempenha bem esse papel, permitindo até focagem manual.
Com a câmara frontal, que tem 2 megapíxeis, a questão repete-se. Dá para capturar umas fotografias, mas ambas são ideias para vídeo-chamada, que ocorre com muito boa qualidade, sem problemas de troca de câmara ou de ligação limitada pelo equipamento.
O som é transmitido em stereo através de duas colunas colocadas na traseira do Tesla 2 W8 e a forma como estão colocadas permite uma reprodução de som bastante bom, mesmo quando assente sobre uma mesa, por exemplo.
Considerações finais
O bom desempenho do Tesla 2 W8 da BQ está garantido, os 2 GB de RAM fazem realmente a diferença na experiência de utilização, tanto em termos de eficiência quanto em termos de fluidez do Windows 8.1.
Comparando este Tesla 2 W8, com o Archos 80 Cesium, já aqui analisado, as diferenças de desempenho são notórias e, possivelmente, a diferença de preços entre ambos poderá ser bem justificada (obviamente, dependendo das exigências e capacidade financeira de cada utilizador).
A autonomia deste tablet é também um elemento a seu favor. Com uma utilização algo intensiva, tendo em conta o objectivo da análise, foram conseguidas cerca de 8 horas de utilização. Isto, para muitos utilizadores poderá corresponder a uma semana inteira de utilização sem preocupações com a bateria.
Na Onbit, o BQ Tesla 2 W8 encontra-se disponível por 249,90 €, o que é um preço justo para um equipamento com Windows 8.1, com Microsoft Office 360, suporte às aplicações Microsoft, com a possibilidade de utilizar qualquer software compatível com o sistema operativo de 32 bits e ainda com grande fluidez e bom desempenho geral.
O Pplware agradece à Onbit a cedência do tablet BQ Tesla 2 W8 para análise.