Pplware

Análise: Bose Home Speaker 500 – a tecnologia aliada a som de qualidade

A Bose é uma das marcas mais relevantes no segmento de áudio a nível mundial. Quem conhece, sabe que é sinónimo de qualidade de topo, e está ativamente a trabalhar em nova tecnologia para acompanhar a tendência do mercado.

As colunas inteligentes, que servem de assistente virtual no nosso dia-a-dia são um dos segmentos onde a marca tem apresentado novidades, e a coluna Bose Home Speaker 500 é um desses exemplos que hoje analisamos.


Análise em vídeo

 

Especificações gerais

A Bose Home Speaker 500 é uma coluna inteligente com a assistente virtual da Amazon integrada, a Alexa. Inclui dois altifalantes posicionados em lados opostos para que o som se propague de uma forma mais envolvente. Este posicionamento é denominado de wall-to-wall (parede-a-parede).

Para conseguir um controlo por voz eficaz, mesmo durante a reprodução de música, a coluna dispõe de 8 microfones na zona superior, onde está integrado um painel de controlo físico. Através de ligação Wi-Fi e ainda possível efetuar controlo remoto, através da aplicação móvel dedicada.

Depois, independentemente do serviço “inteligente” da coluna, é possível reproduzir som a partir de Bluetooth, com um simples emparelhamento, ou de um equipamento de som auxiliar (jack 3.5mm).

 

Design

A Bose Home Speaker 500 apresenta-se num formato compacto ovalizado, bastante robusto, que se adapta perfeitamente à decoração de qualquer espaço. Tem um aspeto que evidencia claramente ser uma peça tecnológica e está disponível nas cores preto ou prata.

É construída em plástico nas zona superior e inferior. Como tem um peso significativo, e para que a superfície onde assenta consiga absorver ao máximo a energia gerada pelos altifalantes e não surjam ruídos, inclui uns pés em borracha largos. A restante estrutura (lateral) é em alumínio anodizado.

A zona dos dois altifalantes é perfurada e a restante estrutura sólida. Acima dos altifalantes, na frente, existe um pequeno ecrã LCD a cores com a inscrição da marca Bose por baixo. Este ecrã irá apresentar várias informações úteis, incluindo, por exemplo, títulos de música, capas de álbuns, dispositivo ligado, entre outras informações. Acima deste ecrã está colocado um painel LED que se ativa com a interação com a assistente virtual.

Na zona superior da coluna existem então vários botões físicos: 6 botões de predefinição de artistas, músicas ou aplicações; parar e iniciar reprodução; ajuste de volume; ligar e desligar microfones; selecionar a fonte sonora; ligar Bluetooth e selecionar entrada auxiliar.

 

Configuração

Para iniciar o processo de configuração basta ligar a coluna à corrente, instalar a app Bose Music, criar uma conta e adicionar um novo produto a partir da app. Toda a configuração é simples e apenas requer que ambos os dispositivos estejam na mesma rede Wi-Fi e que escolha algumas opções do funcionamento que pretende da coluna.

Note-se que, para utilizar a Alexa, por ainda não estar disponível em Portugal, é necessário que a rede Wi-Fi utilizada esteja ligada a uma VPN, com localização num país onde seja suportada. É também necessário que tenha uma conta Amazon com o mesmo país definido, no caso de pretender que a Alexa utilize recursos do Spotify.

 

Alexa

Um assistente virtual, atualmente, é muito mais do que perguntar as horas ou a meteorologia. Têm evoluído muito ao longo dos últimos anos e a Alexa tem acompanhado essa evolução. A restrição do idioma é um entrave inegável, inerente ao serviço, mas à parte disso importa perceber se este tipo de recurso pode, ou não, fazer a diferença.

Ao início, o maior inconveniente pode passar por estudar um pouco acerca do que a Alexa pode fazer, que ações pode desencadear, que informação consegue relacionar e que tipo de informação pessoal é merecedora de dar a conhecer ao sistema.

É interessante interagir com um sistema de IA como este e, de facto, pode ser muito útil e prático utilizá-lo diariamente, após algum tempo de experiência. Além dos pedidos poderem ser desencadeados pelo utilizador, no género de pergunta-resposta, é também possível conversar com a Alexa, onde quem escolhe o assunto é a própria Alexa. Basta dizer “Alexa, let’s chat!”.

Pode instalar gratuitamente a app Amazon Alexa e verificar por si mesmo como tudo funciona.

 

Qualidade de som e desempenho

Resumidamente… impressionante! É um facto que estamos perante uma coluna de preço elevado, mas que faz jus à qualidade sonora e funcional que apresenta. É impressionante ver como uma coluna deste tamanho é capaz de reproduzir tal intensidade sonora, principalmente a nível de graves.

Comparando com a Apple HomePod, que é 350g mais pesada, ligeiramente mais pequena e 100 € mais barata, a Bose sai claramente a ganhar na qualidade de reprodução de som, essencialmente nas frequências mais baixas.

De resto, a nível de controlo e rapidez na reprodução de conteúdos, o desempenho é bom. Portanto, pode ser controlada fisicamente, remotamente pela app e ainda pela voz, onde o reconhecimento de voz tem boa precisão, reage à chamada “alexa” com o nível sonoro relativamente elevado e tudo funciona como é suposto.

 

Veredicto

A Bose Home Speaker 500 é uma coluna inteligente com assistente virtual, disponível por cerca de 450 €, e que se distingue de toda a concorrência pela sua qualidade de som muito envolvente e poderoso, que é sem dúvida o seu grande aspeto positivo.

As funcionalidades disponíveis são adequadas e os 6 botões de predefinição configuráveis revelam-se muito úteis, dispensando a utilização do smartphone ou dos comandos de voz para escolher o que mais gostamos de ouvir, que pode ser definido como estilo de música, intérprete, estação de rádio ou outros. O ecrã, além de servir para “relógio digital”, é também interessante para apresentar a capa do álbum e o nome da música, algo que dá uma clara vantagem a esta coluna face à concorrência.

Tem integração direta com alguns serviços, nomeadamente o Spotify, Amazon Music, Deezer e SiriusXM. Podemos dizer que a abrangência e interessante mas, além destes, tem ainda disponível uma integração muito mais alargada, potenciada pela Alexa, que permite interagir com muitos outros serviços (não apenas de música).

Nos pontos menos positivos não consegui encontrar nada de relevante para assinalar, mas vale a pena referir a falta de NFC para emparelhar rapidamente o Bluetooth. Mesmo não sendo este o modo de operação principal da coluna, seria positivo ver esta facilidade, embora não seja realmente relevante.

O Pplware agradece à Bose Portugal a cedência da coluna Bose Home Speaker 500 para análise.

Bose Home Speaker 500

Exit mobile version