Pplware

Análise: Apple HomePod, uma nova forma de ouvir música

Foi no verão passado que a Apple apresentou o HomePod com o objetivo de reinventar a forma como se ouve música em casa.

Este gadget, que traz consigo a assistente virtual Siri, já chegou ao Pplware e este é o momento de lhe mostrarmos tudo o que tem para oferecer.


HomePod – A casa do Apple Music

No portefólio de produtos Apple ainda faltava um dispositivo que concorresse diretamente com o Google Home ou com o Echo da Amazon. Eis que surgiu o HomePod.

Não se trata apenas de uma coluna de som, não se trata só de um assistente virtual, trata-se de um produto que integra estas duas componentes com o ecossistema da Apple e principalmente com o serviço Apple Music, algo que a Apple sabe fazer muito bem.

 

Som + Siri + HomeKit

O HomePod apresenta-se como uma potente coluna de som com a Siri integrada, a funcionar essencialmente em torno do serviço de música da própria Apple mas com funcionalidades que vão um pouco além disso.

 

HomePod – Construção e design

O HomePod é construído sob uma base de 7 tweeters para agudos, tem 6 microfones para a interação com a Siri e um subwoofer. Inclui ainda um processador A8 da Apple desenhado a pensar nas necessidades ao nível do áudio.

Na zona superior, o HomePod inclui os botões físicos de interação para aumentar ou diminuir o volume e ainda um pequeno ecrã que reflete a interação da Siri com o utilizador.

A malha que envolve o HomePod é sem costuras e além do aspeto estético ainda foi projetada para valorizar o desempenho a nível acústico. No que respeita a dimensões, o HomePod não é propriamente leve e ascende a 2,5 kg, mas também não foi concebido propriamente a pensar em ser transportado de um lado para o outro. Se altura mede 172 mm.

Dentro da caixa vem apenas o HomePod e a cor escolhida foi a preta, embora também exista na cor branca. Por ter vindo do Reino Unido foi necessário utilizar um adaptador para a ficha europeia.

Deixamos um alerta que, ao contrário do que foi avançado por muitas pessoas, o cabo de alimentação do HomePod é tecnicamente removível pelo utilizador:

Isto quer dizer que, e olhando para estas imagens, se por algum motivo o cabo ficar danificado, ou até se daqui a alguns meses este gadget chegar a Portugal, poderá trocar o cabo para uma ficha europeia.

 

Configuração inicial

O HomePod está limitado ao ecossistema Apple, portanto, se tem um Android esqueça qualquer configuração possível. No caso de ter um iDevice, então basta ligar o HomePod à energia e esperar que ele e o iPhone ou iPad se encontrem, iniciando assim o emparelhamento. É tão fácil como emparelhar com os AirPods, bastando estar por perto para que o HomePod seja facilmente encontrado.

A simplicidade das ações desta coluna inteligente (que também se pode classificar com alguma falta de ambição da Apple) poderá exigir ao utilizador alguma atenção nesta fase inicial. Assim, aconselha-se a que seja feita uma gestão das permissões de acesso do HomePod ao smartphone, nomeadamente às mensagens, localização e notas, por exemplo, uma vez que a Siri não faz reconhecimento de voz do utilizador, respondendo às ordens de qualquer pessoa como se fossem uma só, havendo a possibilidade de partilhar informação pessoal com terceiros.

 

A qualidade de som

Esta é uma coluna de som que ombreia com as melhores neste segmento de preço e fica muito à frente daquelas que se conhecem com assistente virtual integrado. Os graves são fenomenais, fazendo estremecer os móveis, e os agudos são límpidos, conseguindo propagar o som pela casa de uma forma bastante envolvente.

 

Hey Siri – Da excelente captação aos problemas de idioma

A Siri no HomePod suporta apenas o Inglês, uma vez que, oficialmente, apenas está disponível para os Estados Unidos da América, Reino Unido e Austrália, e tem mais limitações que a Siri nos dispositivos móveis.

Esteja o som do HomePod num nível baixo ou no nível máximo, basta um “Hey Siri” para ela ficar alerta a qualquer pedido, sendo este interpretado positivamente na esmagadora maioria das vezes.

Independente da barreira linguística que poderá representar para alguns utilizadores, a verdade é que os comandos de voz são fáceis de decorar por qualquer pessoa. O problema do idioma prende-se com o pedido de música, por exemplo portuguesa, já que a Siri não é capaz de interpretar bem os pedidos, como é perceptível no vídeo inicial.

 

Mais ecossistema Apple

O HomePod está inteiramente ligado ao ecossistema Apple, tal como já foi referido, mas o que é que isto significa na prática? Significa que um utilizador de qualquer iPhone ou iPad terá acesso pleno às funcionalidade do HomePod. Há uma comunicação perfeita com o serviço Apple Music e o utilizador ainda poder recorrer ao HomePod para, por exemplo, ler uma mensagem, saber o estado do tempo ou até, por estar integrado nos serviços HomeKit, poder controlar as luzes de casa. Mas não é só!!!

Este equipamento traz uma característica muito interessante, permitindo que, para quem tem a última versão da Apple TV e que seja emparelhada com o HomePod, o som dos conteúdos da Apple TV seja reproduzido no HomePod.

A par disso, e como já foi possível ver na versão beta do iOS 11.3, será possível emparelhar mais do que uma coluna, conseguindo um sistema estéreo, embora só na versão final poderemos saber se a Apple sempre irá avançar, ou não, com esta opção. Também ainda está por definir a questão da tecnologia AirPlay 2.

Portanto, a margem de progressão, quer em termos de software, em termos de funcionalidade ou em termos da capacidade da Siri, é enorme. Iremos seguramente assistir a várias novidades que irão tirar proveito desta tecnologia que agora chega a casa de muitos utilizadores.

No entanto, os utilizadores de outros sistemas operativos ou clientes de outros serviços de música não terão a possibilidade de interagir com o HomePod.

 

Veredicto

O HomePod está disponível pelo preço de 349 dólares, mas não está disponível em Portugal, nem se sabe se alguma vez estará, tendo em consideração que a própria Siri ainda não tem idioma português de Portugal.

Um dos problemas que tem vindo a surgir na Internet por parte de alguns utilizadores prende-se com as manchas no mobiliário, devido ao sobreaquecimento do HomePod. Este problema estará associado ao tipo de tinta e verniz aplicados, algo com o qual não tivemos qualquer problema.

Apesar de estar fechado ao ecossistema Apple, que já era previsível e que se apresenta como um aspeto negativo, o Apple HomePod consegue oferecer ao utilizador mais do que uma boa coluna de música, proporcionando-lhe um controlo por voz do Apple Music e uma interação com os gadgets que fazem parte do HomeKit.

Uma vez mais, a excelente qualidade de som e a própria qualidade de construção do HomePod são de ressalvar, colocando assim o HomePod numa posição de destaque neste universo de gadgets.

Exit mobile version