Pplware

Análise ao WINBOT 7… o tal robô que limpa janelas

Há de tudo neste mundo e a tecnologia encarrega-se de automatizar esse “tudo”. O sonho de ter um robô que faça as tarefas caseiras por nós já não é de agora, no século passado já se imaginava como no futuro se iriam mitigar os trabalhos “forçados” das donas de casa… e respectivos ajudantes!

O futuro do passado está agora presente no WINBOT 7, um robô que escala as suas janelas para limpar!

 

Aspectos positivos
Aspectos negativos

 

WINBOT

A luz natural é um bem que devemos saber usufruir. Não é por acaso que as habitações e edifícios em geral são construídos com amplas janelas com o intuito de deixar entrar a luz do sol e permitir uma maior capacidade de iluminação com energia limpa. Mas é na limpeza, exactamente, que reside depois o problema: como se limpam as enormes janelas de vidro?

Depois de termos já apresentado o pacote que nos chegou, o WinBot 710, vamos hoje deixar uma análise ao seu funcionamento, sublinhando de forma clara o que realmente pode este dispositivo trazer de útil para a vida das pessoas.

A empresa chinesa Ecovacs Robotics desenvolveu um robô que vem revolucionar a limpeza das janelas e tirar sobre si uma carga de trabalhos e muitas dores nos braços e ombros. O WinBot é um dispositivo que se cola às suas janelas… literalmente!

 

O que é o WINBOT?

Estamos a falar de um robô com aspecto quadrado, cerca de 34 centímetros e que pesa perto de 3 quilogramas. Este equipamento no início pode causar alguma confusão porque temos a ideia que vai cair e destruir-se por completo, mas não, ele vai surpreender pelas suas capacidades de sucção.

O WinBot vai-se colar aos seus painéis de vidro com um mecanismo de sucção de força industrial. Depois, recorrendo ao sistema de apoio à limpeza, irá percorrer todo o espaço, autonomamente, até concluir o processo de limpeza.

Embora o WinBot funcione melhor ligado à corrente eléctrica, este traz embutida uma bateria 2500 mAh que permite ao robô limpar cerca de 100 minutos em modo autónomo. O seu funcionamento conta com 10 sensores que vão detectar vários parâmetros do espaço e adaptar as capacidades do WinBot às necessidades encontradas na operação de limpeza.

 

Como funciona?

Depois de retirar o equipamento da caixa e deixar a carregar cerca de 2 horas a bateria de apoio, o utilizador terá de proceder a alguns ajustes. Terá de colocar as duas almofadas de microfibras no equipamento, ligeiramente humedecidas com o detergente que acompanha o produto.

A seguir e recorrendo a um suporte de segurança, para que em casos muito extremos o robô não caia no chão, este deve estar preso por via de um cabo elástico de segurança que acompanha o robô.

Com a bateria de apoio carregada, poderá ser colocado nas janelas para proceder à limpeza. O equipamento deve ser fixado contra o vidro e ligado. As poderosas ventosas irão fixar o robô e este irá inicialmente calcular a área de janela a limpar. Após uma análise da superfície, este irá deslocar-se na vertical e horizontal, detectando as bermas e cortes no vídeo.

Estes cortes, muitas vezes junções entre as placas, são evitadas para que o sistema de sucção não seja comprometido e o robô caia. Para a deslocação, o dispositivo conta com duas poderosa lagartas que obrigam então os tecidos a limpar e secar a janela.

Há algumas informações que deve dominar para o usar. Para isso recomenda-se que leia o manual de instruções, que tem uma falha grave já que não contempla o idioma português. É pena não ter o português até porque é mesmo necessária a consulta, isto por causa dos alarmes sonoros e luminosos que por vezes exigem uma leitura atenta das tabelas de ajuda.

 

Modelos e Preços

Existem dois modelos disponíveis. Um mais económico, que custa cerca de 249 euros, é dedicado a janelas com caixilho. O outro, mais caro e o que mostramos nesta análise, custa cerca de 349 euros. A diferença está na quantidade de sensores que o mais caro tem de ter para actuar em janelas sem caixilho e não cair fora da janela.

 

Perguntas e respostas

 

O robô trabalha sem estar ligado à electricidade?

Sim, mas apenas para apoiar o WINBOT a alertar que não tem corrente eléctrica. Isto é, imagine que está a usar o WINBOT e falta a energia, nessa altura a bateria de apoio irá dar continuidade ao processo de limpeza finalizando-o e alertando o utilizador para o facto de não estar a receber energia eléctrica, mantendo as membranas de sucção activas.

O cabo eléctrico deve estar sempre ligado, até porque de outra forma o equipamento não funcionará, para isso, e para ter alguma margem de manobra, o WINBOT traz um cabo e respectiva extensão que perfazem cerca de 5 metros de distância. Convém ter sempre a tomada perto, ou uma extensão eléctrica para a falta de cabo não condicionar o trabalho.

 

O WINBOT actua em qualquer vidro?

Não. O WINBOT tem uma acção eficaz apenas se o vidro ou espelho for liso, claro, sem gelo, etiquetas ou ranhuras.

 

Para que serve o Comando remoto?

Serve para obrigar o robô a voltar a sítios, na janela, que necessitem de ser limpos melhor. Para não ter de se deslocar, use o comando para “conduzir” o dispositivo.

 

 

Pode-se usar qualquer detergente nos tecidos de limpeza?

Não. Segundo a empresa usar outros líquidos que não sejam o deles pode prejudicar o equipamento, principalmente por causa do amoníaco e de ácidos que podem conter nos produtos de limpeza tradicionais, que usamos em casa. Contudo, há no mercado soluções limpa vidros que não têm amoníaco, devem ser uma óptica alternativa.

 

Quanto tempo leva a limpar uma janela?

Varia com o tamanho da área a limpar. Em janelas “normais” demora cerca de 5 minutos. Se a janela for grande… o tempo é proporcional. Além desse tempo de acção, conte sempre com mais uns bons minutos que são necessários para calibrar o WINBOT para ele “saber” o tamanho da janela.

 

 

Para quer serve a âncora de segurança?

Vem junto um dispositivo que chamamos de âncora para ser isso mesmo. Quando o WINBOT é usado em partes exteriores de edifícios (e acima do primeiro andar) é sempre necessário ter em atenção à atura em que opera e usar a corda de segurança que vem no pack para, em caso deste descolar, segurar o dispositivo.

 

Quem tirará mais proveito deste equipamento?

Quem tiver muitas janelas e altas. Além disso, tira proveito quem tiver janelas em andares superiores de uma prédio ou moradia (ou mesmo nas janelas de empresas) e estas estejam bastante expostas ao clima, poeiras e outras sujidade. Se for para limpar meia dúzia de janelas uma vez de tempo a tempo… pense bem!

 

Em resumo…

Este será um dinheiro bem gasto se souber tirar proveito deste robô. O dinheiro está caro e portanto reúna as condições ideias para o ter às suas ordens, com isso verá um serviço impecável sem que tenha dores nos braços de tanto esfregar vidros. Mas… não tenha ilusões, as janelas sujas com gordura não irão ficar limpas com uma única utilização, o que poderá ser demorado e reunir uma logística mais complexa (como ter de usar o tradicional limpa vidros no final).

A evolução destes equipamentos é uma realidade e os cenários são cada vez mais onde colocar a tecnologia ao nosso serviço. Este equipamento tem bons materiais, tecnologia inovadora e uma solução que poderá ser a que esperava para lhe limpar os vidros do primeiro andar que estão com poeiras e sujidade deste tempo de inverno.

 

Agradecemos à Ideias Marcianas pelo envio deste equipamento para análise.

Exit mobile version