… e a experiência de utilização num ecrã de 8 polegadas.
A mobilidade na tecnologia é cada vez mais determinante na vida de cada um de nós. Cada vez mais esta mobilidade está associada à produtividade e à eficiência de tarefas relacionadas tanto com o mundo académico quanto com o mundo laboral.
Neste contexto, hoje temos em análise um tablet da Archos, o 80 Cesium, cedido pela Onbit, do qual se pode retirar todo o partido do sistema operativo Windows 8.1, tal como se de um PC se tratasse, mas limitado a um ecrã de 8 polegadas e à capacidade de processamento mais modesta.
Aspectos positivos
- Dimensões
- Desempenho na utilização das aplicações Windows
- Autonomia
- Relação qualidade/preço
Aspectos negativos
- Falha na detecção de pontos de contacto no ecrã aquando da utilização em carregamento de bateria
- Armazenamento interno e memória RAM limitados
- Desempenho e fluidez de uma forma geral
Lançado no final do mês de Novembro do ano passado, o Archos 80 Cesium chegou ao mercado como uma aposta low cost no mundo dos tablets com o sistema operativo da Microsoft integrado.
Falamos do Windows 8.1, que suporta qualquer tipo de software, tendo em conta as óbvias limitações de espaço e processamento, como qualquer PC comum.
Hardware e design
O Archos 80 Cesium em análise vem com um processador Intel Atom Z3735G Quad-Core a 1.8 GHz e um GPU Intel HD Graphic (Gen7) Dual-Core.
A memória RAM é de 1 GB e tem 16 GB de armazenamento interno, expansível até 128 GB através de cartão micro SD.
O tablet, de apenas 8 polegadas de ecrã, pesa 360 grama e tem uma espessura de 8,6 milímetros (volume de 123 x 215 x 8,6 mm). Estas dimensões tornam o tablet elegante e sem dimensões exageradas para o pequeno ecrã que suporta, sendo bastante agradável de utilizar e simples de transportar.
Este Archos tem, na lateral direita, todos os botões físicos presentes: em cima o Power, seguido do Volume e, por fim, o Windows.
Em cima estão incluídas todas as portas de conectividade, nomeadamente, a porta de áudio de 3,5 mm, a porta micro USB, a micro HDMI e ainda o slot para o cartão micro SD. Ainda na lateral superior pode encontrar-se o microfone.
Na frente, apenas está incluída a câmara de 0.3 megapíxeis e o LED de notificações. A traseira, em plástico macio e de cor preta mesclada, tem em cima a câmara de 2 megapíxeis e em baixo o altifalante.
Na caixa
O Archos 80 Cesium foi-nos cedido pela loja Onbit, pelo que tudo o que vem dentro da caixa do modelo em análise, será tudo o que poderá encontrar ao adquirir novo este modelo. Portanto, dentro da caixa vem incluído:
- 1 tablet Archos 80 Cesium
- 1 carregador eléctrico com ficha micro USB
- 1 cabo USB/micro USB
- 1 adaptador de ficha eléctrica europeia
- 1 adaptador de ficha eléctrica americana
- 1 adaptador de ficha eléctrica britânica
- Manuais de instruções rápidas
Especificações completas
-
Ecrã
- IPS 8″, resolução 800 x 1280 píxeis
-
Processador
- Intel Atom Z3735G / Quad-Core @ 1.8 GHz
- Intel HD Graphic(Gen7) / Dual-Core
-
Sistema Operativo
- Windows 8.1
-
Memória
- Memória RAM: 1 GB
- Memória interna: 16 GB
- Memória externa: cartão microSD até 128 GB
-
Câmara
- Principal (traseira): 2 MP
- Secundária (frontal): 0.3 MP
-
Funcionalidades adicionais
- Acesso à Windows Store
- Xbox Music, Xbox Games, Xbox Video, OneDrive
- Microsoft Office 365 – um ano de subscrição incluído
-
Sensores
- Acelerómetro
-
Dimensões e peso
- 123 x 215 x 8,6 mm, 360 g
-
Conectividade
- Wi-Fi
- Bluetooth® 4.0 (LE)
- USB: microUSB v2.0
-
Bateria
- 4000 mAh Li-Ion
-
Cores
- Preto
-
Preço
- 119,90 € (preço na Onbit)
Ecrã
O ecrã deste Archos é um IPS de 8″ com uma resolução de 800 x 1280 píxeis. Esta resolução, apesar de não ser a ideal, é suficiente para o tamanho do ecrã e para uma boa visualização dos conteúdos.
A sua sensibilidade táctil não deixa que os movimentos do dedo fluam com a delicadeza esperada de um ecrã do género e essa é a grande desvantagem apontada.
Uma caneta para ecrãs tácteis melhora bastante a utilização, bem como a eficiência e produtividade das actividades desempenhadas no tablet, principalmente por se tratar de um Windows que permite a utilização de diverso software que não está desenhado para um ecrã com dimensões tão pequenas, contudo, é um acessório que não vem incluído na caixa.
A certa altura, depois de 2/3 dias de utilização, o tablet começou a detectar vários pontos de toque sempre que estava assente em algo que não as mãos, enquanto estava ligado ao carregador eléctrico, o que nesses casos se tornou impossível de o utilizar.
O Windows 8.1 num ecrã de 8 polegadas
O Archos 80 Cesium vem equipado com o sistema operativo da Microsoft, o Windows 8.1 a 32 bits, o que lhe permite instalar grande parte das aplicações disponíveis na loja da Microsoft bem como a generalidade do software comum de um computador.
Permite até um certo limite, e esse limite é bastante reduzido. Os 16 GB de armazenamento interno estão ocupados pelo sistema, 4 GB estão destinados à partição de recuperação e, na realidade, apenas 10 GB estão disponíveis para o sistema, restando cerca de 1 GB para o utilizador. Contudo, o armazenamento poderá ser expandido através de cartão microSD.
O facto de vir apenas com 1 GB de RAM faz com que pequenas tarefas, como a simples navegação na Internet, ou a troca entre aplicações, seja feita de uma forma um pouco lenta.
De forma a explorar ao máximo as potencialidades e capacidades deste tablet, instalei-lhe algumas das aplicações e softwares que mais utilizo diariamente e em termos de instalação não identifiquei qualquer limitação.
Neste caso, tentei optar pela instalação de aplicações disponíveis na loja da Microsoft já que se adaptam melhor ao mundo táctil.
Por exemplo, o Google Chrome que utilizo diariamente no meu PC com o mesmo sistema operativo em modo “no computador”, no tablet o ideal é utilizar em modo “Windows 8”.
Para quem até tem o Windows 8 instalado no seu PC mas que pouca importância dá às aplicações disponíveis na loja da Microsoft, num tablet deste género elas são indispensáveis e o mito de que a loja não está bem apetrechada de boas aplicações cairá por terra.
Não que noutros sistemas operativos não estejam mais bem desenvolvidas, porque estão, mas aqui desempenham o seu papel na perfeição.
Este Archos vem ainda com a licença de um ano do Microsoft Office 360 Profissional, onde poderá ser utilizado na sua plenitude.
O facto de ter uma entrada micro USB e micro HDMI permite a fácil ligação do tablet a um ecrã, rato e teclado, elevando assim a sua utilização. Este é um cenário que poderá ser favorável tanto em contexto académico, por exemplo na apresentação de um trabalho, como a nível empresarial, por questões de mobilidade, cada vez mais importante no seio de uma empresa.
Fotografia, vídeo-chamada e som
As duas câmaras presentes neste tablet não se evidenciam em termos de qualidade e claramente que a principal função delas não é a captura de fotografia, mas sim a utilização em vídeo-chamadas.
Em vídeo-chamada, a qualidade da imagem transmitida depende um pouco da luminosidade do local, contudo, mesmo com luz fraca, a imagem é razoável com ambas as câmaras.
O som transmitido pelo altifalante, localizada na traseira do equipamento, não confere também nenhum ponto negativo. O som é limpo e sem ruído, quer seja em chamadas, quer seja mesmo na reprodução de música ou vídeo.
Considerações finais
O tablet Archos em análise tem um grave problema de desempenho e a memória RAM e o armazenamento interno fazem com que a utilização do Windows 8.1 não tenha, de longe, a fluidez necessária.
Quem tiver como objectivo a aquisição de um tablet deste género não poderá ter grandes exigências a nível de processamento de informação.
Ainda assim, por pouco mais de 100 euros (119,90 €, na Onbit) o utilizador fica com um Windows 8.1 com Microsoft Office integrado, todas as aplicações Microsoft e ainda com a possibilidade de utilizar qualquer software compatível com o Windows 8.1 de 32 bits.
Em termos de autonomia, são conseguidas 5/6 horas de utilização contínua, entre navegação na Web (através do Google Chrome), utilização de aplicações de redes sociais, do Microsoft Word, download de apps e alguns minutos de vídeo-chamada.
O Pplware agradece à Onbit a cedência do tablet Archos 80 Cesium para análise.