Apresentado pela Huawei no início de Fevereiro, o Honor 5X vem alargar a oferta de equipamentos do segmento de gama mais baixa da Huawei.
Durante as últimas semanas, este exemplar foi colocado à prova e hoje apresentamos todos os pormenores de um Honor que surpreende com algumas especificações.
1 – Características Gerais
Apesar da Huawei ser hoje uma marca de grande reputação em Portugal, a sua marca Honor nem sempre lhe é associada, mas este Honor 5X tem muito da essência da Huawei inscrita em cada linha do seu design e da sua interface.
O Honor 5X é um smartphone com ecrã de 5,5 polegadas, de resolução FullHD (1080 x 1920 píxeis), o ideal para este tamanho de ecrã. Tem um SoC quad-core Qualcomm MSM8939v2 Snapdragon 616, 2 GB de RAM e 16 GB armazenamento interno (modelo em análise), com suporte para armazenamento externo através de microSD até 128 GB.
A bateria é de 3000 mAh e vem fornecido com a versão 5.1.1 Lollipop, com a interface proprietária EMUI 3.1. A câmara principal conta com 13 megapíxeis e a secundária com 5 megapíxeis.
2 – Na caixa
Dentro da caixa, o Honor 5X faz-se acompanhar dos típicos manuais de instruções rápidas, do acessório para abrir as ranhuras dos cartões, do cabo USB/microUSB e de um carregador de 1A. Veja o conteúdo da caixa através do vídeo que preparámos aquando do unboxing.
Especificações completas
-
Ecrã
- 5,5″ de resolução 1080 x 1920 píxeis, 401 ppp
-
Processador
- CPU: Qualcomm MSM8939v2 Snapdragon 616, Quad-core 1,2 GHz Cortex-A53 & Quad-core 1,5 GHz Cortex-A53
- GPU: Adreno 405
-
Rede
- LTE/HSPA+/GSM
-
Sistema Operativo
- Android 5.1.1 (Lollipop), interface EMUI 3.1
-
Memória
- Memória RAM: 2/3 GB
- Memória interna: 16 GB
- Memória externa: cartão microSD 128 GB
-
Câmara
- Principal (traseira): 13 MP, com flash LED, foco automático e manual
- Secundária (frontal): 5 MP, com gravação de vídeo a 720p
-
Sensores
- Acelerómetro, giroscópio, bússola, proximidade, luminosidade
-
Dimensões e peso
- 151,3 x 76,3 x 8,2 mm, 158 g
-
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 b/g/n, Wi-Fi Direct, hotspot
- GPS, A-GPS, GLONASS
- Rádio FM
- Bluetooth 4.1, A2DP
- USB: microUSB v2.0
-
Bateria
- 3000 mAh Li-Ion
-
Cores
- Prateado e dourado
-
Preço
- Preço: 250€ (preço médio no KuantoKusta)
3 – Design
O Honor 5X é um equipamento que surpreende pelo design e qualidade de construção, mesmo que as dimensões gerais do smartphone não sejam harmoniosas com o tamanho do ecrã. Este ecrã de 5,5 polegadas ocupa 72,2% do total da frente do smartphone, que tem 151,3 x 76,3 x 8,2 mm e pesa 158 g.
O corpo do Honor 5X é todo em metal com um acabamento escovado. Tal como outros equipamentos, a traseira inclui as zonas superior e inferior em plástico para que não hajam barreiras para as redes móveis.
Os botões físicos são apenas os de volume e power e encontram-se na lateral direita. Do lado esquerdo estão posicionadas as ranhuras para os dois cartões SIM e cartão microSD, podendo ser utilizados todos em simultâneo.
Em baixo encontra-se a grelha de áudio, com o microfone do lado esquerdo e o altifalante do direito. No centro está a porta micro USB 2.0.
Na frente, em cima, está colocada a câmara de 5 megapíxeis, o altifalante, os sensores de luminosidade e proximidade. Na traseira, no centro, vem a câmara de 13 MP e flash LED duplo de dois tons. A grande novidade está no sensor de impressões digitais, tal como o do Huawei Mate S.
4 – Interface e desempenho
O EMUI da Huawei
O Honor 5X vem com a versão 5.1 do Android Lollipop com a interface de utilizador conhecida da Huawei, a EMUI 3.1. Tendo este sido um smartphone lançado em Fevereiro era positivo que já viesse com a versão do Android Marshmallow.
Aplicações e funcionalidades
Para quem já conhece os equipamentos da Huawei não irá encontrar qualquer novidade neste modelo que dispõe também de um vasto número de aplicações úteis, como as aplicações da Google, uma aplicação de câmara bastante completa em termos de definições, rádio FM e redes sociais. Tem as ferramentas comuns de um smartphone, como a calculadora, o gravador de voz ou um bloco de notas.
O utilizador tem ainda disponíveis temas para o EMUI. A barra de notificações e definições rápidas é bastante bem organizada e o mesmo ocorre com as Definições Gerais do equipamento. Uma das particularidades desta interface é o facto de não ter menu de aplicações, mas sim as aplicações pelos ecrãs, como é conhecido do iOS.
Ecrã
A resolução FullHD, de 1080 x 1920 píxeis, é a ideal para um ecrã de 5,5 polegadas e, neste caso, as cores, o contraste e a definição são pontos a favor.
Desempenho
Perante a qualidade conhecida dos diversos smartphones Huawei, confesso que esperava um pouco mais deste Honor 5X. Apesar de ser um dos poucos smartphones numa gama de preços a rondar os 250 euros com sensor de impressões digitais e que, por sinal, é bastante rápido, o desempenho, de uma forma geral, fica um pouco aquém do desejado.
Apresenta algum desfasamento na troca entre aplicações, há necessidade de limpar a cache com mais frequência e encerrar aplicações em segundo plano. Ainda assim, dentro da gama, é bastante rápido na captura de fotos.
Por diversas vezes já aqui falámos que os resultados obtidos nos benchmarks podem não espelhar a realidade, o que se acaba por concluir neste caso. O resultado de 35981 é superior ao conseguido com o Redmi 3 (um smartphone que partilha várias especificações de hardware com o Honor 5X), mas na prática o smartphone da Xiaomi flui de uma forma mais rápida e sem tantos bloqueios.
5 – Câmaras
O Honor 5X tem nas suas câmara um outro aspecto bastante positivo. Vem com uma câmara principal de 13 magapíxeis que conta com o auxílio de um Flash LED de dois tons. Já a câmara frontal é de 5 megapíxeis.
A câmara traseira permite a captura normal com foco automático ou manual, com HDR, modo Beleza e um novo modo, o Gourmet, para tirar fotografias a comida em grande plano com resultados mais apelativos.
O resultado final das fotografias e vídeos é muito satisfatório, como pode ver nos exemplos abaixo.
6 – Veredicto
O Huawei Honor 5X é um smartphone que surpreende em diversos aspectos, o primeiro deles, a construção e design. As linhas em metal dão-lhe um aspecto sofisticado, procurado por qualquer utilizador.
O outro aspecto é o facto de vir com sensor de impressões digitais integrado. É verdade que no mercado chinês há ao dispor do consumidor uma série de smartphones de baixo preço com sensor integrado, mas nas lojas nacionais eles acabam por ser muito poucos.
Um outro aspecto positivo é a autonomia. Os 3000 mAh da bateria permitem uma utilização de 2 a 3 dias, sem preocupações com a percentagem de bateria, obviamente, dependendo do tipo de utilização. Mas mesmo mais intensivamente, foi possível utilizar mais do que um dia.
O desempenho, de uma forma geral fica um pouco aquém do esperado para as suas características. Além das questões acima descritas, por várias vezes o Wi-Fi não ligou de forma automática ao entrar numa zona já registada e a visualização de vídeo no YouTube parava com a publicidade.
O Pplware agradece à Huawei a cedência do Honor 5X para análise.