Pplware

Análise à Panasonic Lumix G DMC-GH4… a câmara que apaixona!

O poder do vídeo a 4k e a beleza da fotografia num só equipamento!

O mundo da fotografia tem andado bastante competitivo. Se inicialmente se pensa em dois grandes nomes como Nikon e Canon, na actualidade devemos começar a incluir mais outros dois: Sony e Panasonic.

São duas grandes marcas que nos têm presenteado com poderosas câmaras fotográficas, capazes não só de competir como pôr de lado vários modelos doutras marcas mais famosas.

Assim, após o Unboxing… fique com a nossa análise a esta magnífica Panasonic Lumix G DMC-GH4!

1º Parte – A Máquina

Principais Especificações da Lumix GH4

  • Câmara Digital de Lente Única Mirrorless
  • Suporte Micro Quatro Terços
  • Sensor Live MOS
  • Megapíxeis totais: 17,20 mp
  • Megapíxeis efectivos de câmara: 16,05 mp
  • Gravação de vídeo com resolução 4K
  • Sensibilidade ISO: Automático/ISO inteligente/100 (prolongado)/200/400/800/1600/3200/6400/12800/25600 (permutável para o nível 1/3 EV)/(Até ISO6400 em gravação de imagem em movimento) (ISO automático no modo M)
  • Wifi / NFC / Leitura de QR Code
  • Monitor OLED com controlo tátil estático com 3 polegadas de ângulo livre
  • Visor Live View Finder OLED de 2,359 K
  • Tamanho: 132,9 x 93,4 x 83,9 mm (excluindo saliências)
  • Peso: Aprox. 560 g (cartão SD, bateria, corpo)/Aprox. 480 g (apenas corpo)/Aprox. 825 g (cartão SD, bateria, lente H-FS14140 incluída)
  • Software PHOTOfunSTUDIO 9.5 PE

Ver todas as especificações

Na Caixa

Na caixa vêm os seguintes equipamentos:

Primeiras Impressões e Caracterização

A Lumix Gh4 apresenta-se num formato comum a outros modelos e equipamentos do género. Tem a cor preta e um peso adequado, tendo em conta que é uma câmara que já roça a utilização profissional e, como seria de esperar, apresenta um peço e uma dimensão superior e outros modelos mais amadores.

Esta câmara fotográfica está num patamar mais elevado que outras Lumix que já aqui testámos, como a FZ-150. É, claramente um equipamento cuja população alvo podem muito bem ser profissionais que buscam novas ofertas no mercado, o que a GH4 faz na perfeição.

De facto, numa fase inicial, o amador ficará sem perceber ‘nada’ do que a câmara faz pois não tem ‘a papinha toda feita’ através dos botões. Aqui, a história é outra… para se perceber minimamente o funcionamento e funcionalidades da GH4, o utilizador necessita de tempo, disponibilidade e alguma paciência para testar a fundo este equipamento.

Mas, após passar algum tempo com a Lumix GH4, deu para perceber que é uma câmara fotográfica com uma capacidade poderosa que permite captar o momento com extrema qualidade… e pouco esforço!

A nível de harware, a Lumix GH4 não é um equipamento pesado demais para o género de câmara que é. Apenas o corpo pena 480g, aumentando para 560g com bateria e cartão SD e para 825g se incluírmos a objectiva H-FS14140 da Lumix.

No que respeita às dimensões, este modelo (apenas o corpo) tem 132,9 mm de largura, 93,4 mm de altura e 83,9 mm de profundidade. Consegue facilmente agarrar no equipamento apenas com uma mão. No meu caso, que tenho as mãos pequenas, consegui com facilidade.

Sem dúvida que o ponto-chave da Lumix GH4 é a gravação de vídeos com resolução 4k (Cine 4K a 4096×2160 / 24 fps e QFHD 4K 3840×2160 / 30 fps), o que a distigue das demais deste género uma vez que é a primeira DSLM (Digital Single Lens Mirrorless) do mundo com esta funcionalidade, permitindo gravar em formatos .mov ou .mp4.

Permite gravar vídeos em Full-HD com um bitrate de 200 Mb por segundo (All-Intra) ou a 100 Mb por segundo sem limite de tempo gravação.

Esta GH4 alcança um ISO de 25600 e uma velocidade de focagem de aproximadamente 0,07 segundos.

Quanto à fotografias, esta GH4 grava as suas capturas e formato JPEG e também em formato RAW sendo ainda possível editá-las a partir da própria câmara. Com a ajuda da Image App da Panasonic, o utilizador pode ainda controlar a realização de fotografias e vídeo através de um Smartphone ou Tablet, podendo ajustar remotamente a velocidade de obturação, a exposição ou a abertura, entre outros parâmetros.

O obturador permite uma velocidade de 1/8000, tendo sido melhorado o que possibilita à GH4 alcançar, aprox., 200.000 disparos.

Equipada com um novo sensor Digital Live MOS de 16,05 megapixéis, cuja descarga é, aprox, 50% mais rápida permitindo dominuir significativamente o efeito de rolling shutter, o que melhora a sensibilidade e resposta na captação.

Vem ainda com um processador Venus Engine melhorado, o que lhe permite unir a qualidade à rapidez, possibilinado ainda a diminuição do ruído, que garante um ISO de 25600, aumento da resolução e ainda uma melhor reprodução de cor, uma vez que avalia de forma mais detalhada a cor, analisando tom, saturação, etc.

 

Graças ao novo CPU quad-core, a GH4 garante um melhor funcionamento e um processamento de sinal a alta velocidade… necessário para a gravação de 4k.

A isto junta-se também a inovadora tecnbologia DFD (Depth From Defocus), o que aumenta a velocidade do sistema de Auto-Focus de contraste, conseguindo obter um AF de ultra alta velocidade de aproximadamente 0,07 segundos.

Neste modelo, a Panasonic melhorou a velocidade e operatividade, acrescentando o AF com detecção de rostos e olhos, passando dos 23 pontos focagem da GH3 para os 49 da GH4.

Este modelo vem equipado com um visor de 16:9 de 2.358K e um monitor, ambos OLED para pproporcionar uma experiência de maior velocidade e melhor resolução ao utilizador.

O visor, de 2.359K disponibiliza um alto contraste de 10.000:1 para uma melhor reprodução da cor. à semelhança da GH3, o ecrã posterior da GH4 de 3 polegadas e 1.036 K roda 180º na lateral e é abatível em 270º.

Relativamente à conectividade, a GH4 incorpora conexão WI-FI e NFC.

A estrutura da GH4 é composta por uma liga de magnésio fundido a pressão para garantir um suporte mais eficaz à utilização mais exigente. Tal como a GH3, a é resistente a salpicos e ao pó devido ao isolamento de todos os seus orifícios.

Quando ao ambiente, a GH4 aguenta temperaturas entre os 0ºC a 40ºC (32ºF a 104ºF) e humidade entre os 10% a 80%.

Menu

É aqui, no Menu, que todas as definições são ajustadas e onde o utilizador poderá definir todos os parâmetros adequados ao resultado que pretende.

Existem 6 separadores diferentes onde pode encontrar as definições de fotografia e vídeo, definições do modo inteligente, definições gerais da câmara, as definições de rede, definições de reprodução, entre outras.

Veja no vídeo a exploração de todas as possibilidades oferecidas no menu:

É um menu bastante completo e a exploração pode ser facilmente feita quer por touch quer por botões físicos, mostrando ser uma interface bastante rápida e intuitiva.

Objectiva Lumix G Vario 14-140mm / F3.5-5.6 ASPH. / POWER O.I.S.

A objectiva que acompanhava a Lumix GH4 (comprada à parte do corpo), é a Lumix G Vario 14-140mm / F3.5-5.6 ASPH. / POWER O.I.S., uma objectiva intercambiável com Zoom Digital Compacta.

Tem um alcance de zoom extenso e amplo de 14-140mm, o equivalente a uma câmara de 35 mm: 25-280 mm e um alto desempenho óptico com 3 lentes asféricas e 3 lentes ED.

A Panasonic define esta objectiva como sendo elegante e compacta e, pela experiência quer tive com ela, concordo em absoluto. Muito leve para transportar, encaixando-se com facilidade no corpo da GH4.

Principais Especificações da Objectiva Lumix G Vario 14-140mm / F3.5-5.6 ASPH. / POWER O.I.S.

  • Montagem Micro Quatro Terços
  • Construção com 14 elementos em 12 grupos (3 lentes asféricas e 2 lentes ED)
  • Estabilizador Ótico de Imagem POWER O.I.S.
  • Distância de Focagem f=14-140mm
  • Abertura com 7 lâminas de diafragma
  • Faixa de Abertura 3.5-5.6
  • Abertura mínima 22
  • Peso: aproximadamente 265g
  • Comprimento: aproximadamente 75mm

Ver todas as specs

2ª Parte: A Experiência >

2ª Parte – A Experiência

Fotografia

Se gosta de fotografia, aconselho vivamente a experimentar esta Lumix GH4. Tal como disse acima, leva o seu tempo até que estejamos familiarizados com todos os botões e funcionalidades deste modelo mas… assim que se ambientar com o hardware e software… garanto que ficará rendido e completamente apaixonado pela GH4.

Vou deixar que as fotografias falem por si, deixando ao leitor a oportunidade de deixar também a sua análise dos resultados.

Nota: Devido à qualidade da imagem, optou-se por colocar miniaturas e, ao clicar, será redireccionado para o download das originais.

Fotografar com esta Lumix dá-nos uma sensação de que estamos perante um equipamento digno de profissionais e que podemos fazer incríveis trabalhos. Para quem está habituado a câmaras mais baratas, a passagem para uma câmara deste calibre é uma mudança como da água para o vinho, utilizando as nossas expressões.

Resumindo… dá mesmo gosto fotografar, não apetece parar, apetece fotografar sempre cada detalhe, cada cenário, cada momento… abre o apetite e o bichinho da fotografia e, quando damos por nós, estamos a ler mais sobre fotografia, a aprender mais, a instalar programas de edição, etc… é, e, suma, um equipamento viciante.

Tal como dito acima, há que primeiro haver uma exploração de todas as capacidades para se conseguirem resultados perfeitos. Não pense que é apenas pagar na máquina, clicar no obturador e já está… Não, nada disso. Deve ‘perder’ algum tempo a ambientar-se e ver aquilo que a máquina é capaz.

A GH4 mostrou ter uma focagem rápida, com uma velocidade de, aproximadamente, 0,07 segundos o que se torna essencial quando queremos captar algo ‘na hora’. No entanto, tive alguma dificuldade numa primeira fase que tentei focar objectos mais pequenos, o que se resolveu assim que descobri a forma correcta de focagem para cada tipo de cenário/objeto a fotografar.

O resultado na captação de fotografia é bastante satisfatório. Como pode ver pelos exemplos, conseguimos uma imagem nítida, detalhada onde sombras e cores, misturadas, conseguem estar bem delineadas. Foi uma experiência positiva e, apesar de já ter as Lumix em boa conta, não deixei de ficar fascinada com tudo o que este modelo pode oferecer.

Relativamente ao disparo em rajada, a Lumix permite que se consigam, aproximadamente, 40 imagens (quando existirem ficheiros RAW com a velocidade particular), 100 imagens (quando não existirem ficheiros RAW) e 120 imagens (ao utilizar o obturador eletrónico).

Zoom

Apesar de não ser a funcionalidade central e uma vez que também depende da objectiva que se coloca, decidi partilhar alguns exemplos de imagens onde se recorreu ao zoom uma vez que, pessoalmemte, é das fucnionalidades que mais me cativa numa câmara fotográfica.

Mais uma vez foi com facilidade que conseguimos ter bons resultados e, mesmo a uma distância razoável, a fotografia mostra os detalhes bem definidos, perceptíveis e cores bem reconhecíveis.

Aqui ficam mais alguns exemplos:

Com a GH4 consegue uma imagem estabilizada, o que se nota quando não tem um tripé para evitar as imagens tremidas. Assim pode fotografar com maior confiança de que conseguirá um bom resultado.

O grande alicerce para este resultado é a objectiva POWER O.I.S. que permite uma maior estabilização e menor vibração nas fotografias, sobretudo na pequena tremida que fazemos ao clicar no obturador para captar a imagem (mas que pode ter um impacto negativo no resultado final!).

A possibilidade de alcance de zoom extenso e amplo proporciona uma motivação intrínseca na altura de disparar, fazendo-nos procurar sempre mais e mais motivos e cenários para captar.

Apesar de eu (ainda!) não ser profissional, fiquei bastante satisfeita com os resultados obtidos.

Efeitos

A Lumix GH4, à semelhança de outros modelos Panasonic, oferece ao utilizador uma panóplia de efeitos que pode usar ao seu gosto para dar um toque ainda mais personalizado às suas fotografias!

Veja aqui em vídeo o resultado dos diferentes efeitos:

Para imagem em movimento os efeitos são:

Na imagem estática, para além dos supracitados há ainda:

Gravação de Vídeo a 4K

Chegámos ao tema onde, sem dúvida, a Lumiz GH4 tem o seu verdadeiro ponto forte. A gravação de vídeos nomeadamente com a qualidade a 4k!

O resultado da gravação a 4k é… algo ‘do outro mundo’ e rapidamente se consegue um vídeo com uma imagem super nítida com todas as cores brilhantes, pormenores bem definidos, luminosidade nivelada e uma consonância adequada entre vídeo e áudio.

Aqui ficam alguns vídeos gravados a 4K (Cine 4K ) pela Lumix GH4:

Devido ao tamanho/qualidade dos vídeos, optámos por colocar os mesmos no nosso canal do Youtube (nas definições, devem seleccionar a qualidade 4K), deixando um link para que façam download de cada vídeo como forma de visualizarem ao máximo a qualidade obtida.

Download

Download

Na gravação a 4k pode escolher entre captação Cine 4K a 4096×2160 / 24 fps e QFHD 4K 3840×2160 / 30 fps, sendo guardado em formato mov ou MP4.

A Lumix GH4 permite gravar vídeos Full-HD com um bitrate de 200 Mb por segundo (All-Intra) ou a 100 Mb por segundo sem limite de tempo gravação.

No vídeo abaixo pode verificar que, apesar de ter tido alguma dificuldade em ajustar a focagem, uma vez encontrada a ‘fórmula certa’, esta é assumida com bastante rapidez. Reforça-se assim o supracitado de que é necessário passar algum tempo a explorar-se a Lumix GH4 para que nada falhe na altura de clicar no obturador!

Download

Download

É impressionante, de facto, a qualidade com que, facilmente, conseguimos uma gravação de vídeo. O facto de não ter comigo um tripé pôde ter contribuído para alguns tremores durante a gravação, no entanto salienta-se a fantástica resolução obtida com esta Lumix GH4.

Download

 

Zoom

Para que consiga ver até onde a qualidade de gravação pode ir, optámos por gravar alguns vídeos recorrendo ao zoom. Aqui ficam alguns resultados:

Download

Download

Download

Download

Mais uma vez deparei-me com uma ligeira dificuldade em conseguir ajustar a focagem, no entanto o resto do processo é realizado com facilidade.

Download

Detalhe

Deixamos também aqui dois vídeos onde pode observar e analisar a definição e resolução num panorama centrado num determinado objecto.

Ultrapassada a dificuldade de focagem, como vemos no 1º vídeo, obtemos uma imagem extremamente nítida com todos os pormenores bem definidos.

Download

Quando à captação de som, também considero um resultado bastante satisfatório. Vejam os vídeos e deixem-nos a vossa opinião.

Download
Movimento

Os seguintes vídeos demonstram momentos de movimento sendo que, no 1º vídeo é um movimento mais acentuado e, no 2º vídeo, é um movimento mais mais natural e pausado.

Download

Download
Edições com o Adobe Photoshop Lightroom

Como forma de concluir esta segunda parte, deixo aqui uma sugestão para uma edição mais criativa das suas fotografias. Uma vez que conseguimos fantásticos resultados com a Lumix GH4, porque não aproveitar toda essa qualidade e dar um toque extra de brilho? 

Aqui ficam alguns edições com este software:

< 1ª Parte: A Máquina  3ª Parte: Conclusão >

3ª Parte – Conclusão

Bateria, Armazenamento e Rede

Esta Lumix GH4 traz consigo uma bateria recarregável que se revelou bastante resistente uma vez que, como é natural, em testes existe um uso exaustivo do equipamento e apenas tive que a recarregar duas vezes. O carregamento é também relativamente rápido e pode ser recarregada através de fonte de alimentação ou via USB.

A nível de autonomia, a GH4 está preparada para captar +/- 500 fotografias com um carregamento de bateria.

Uma vez que não tem armazenamento interno, será necessário adquirir um cartão de memória e a Panasonic deixa alguns conselhos relativamente aos cartões que pode confirmar nas especificações completas da câmara.

Esta câmara vem equipada com Wi-FI que lhe permite reproduzir com facilidade os seus filmes e fotografias directamente para o seu Computador, smartphone, tablets, etc. e ainda tecnologia NFC.

Considerações Finais e Preço

Terminado um longo período de testes, a nota final é muito positiva! Para além de ser uma câmara esteticamente bonita e agradável nos “exibirmos” com ela, tem uma capacidade incrível no que respeita a fotografia, vídeo e na oferta de um sem fim de possibilidades.

Quando ao preço, este poderia ser visto como um ponto negativo, porém é compreensível a partir do momento que nos apercebemos do poder da câmara que temos em mãos. Só o corpo da Lumix GH4 ronda os 1.200€ e, quando acompanhado pela presente objectiva, pode atingir os 2.000€ (varia de loja para loja).

A Panasonic Lumix GH4 ganhou, em 2014, um prémio TIPA, tendo sido reconhecida como sendo a Melhor Câmara Híbrida de fotos e vídeo.

Em suma, é um equipamento que aconselho a quem, não fazendo da fotografia a sua vida profissional, gosta de captar belas imagens e vídeos de uma forma muito além da amadora.

Pontos a Favor

Pontos Contra

Com que opinião ficaram desta Lumix GH4?

Homepage: Panasonic Lumix GH4

Exit mobile version