PplWare Mobile

Como meter o Ubuntu dentro do Windows 7

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. tu says:

    Grande Dica, realmente é verdade. É chato cada vez que se que ir ao Linux ter que reiniciar a maquina.

    Já agora a performance tanto do Windows como do Ubuntu como fica???

    • JPedrosa says:

      No windows perdes a performance que terias com a RAM que está alocada ao Ubuntu.

      No ubuntu perdes a performance por teres um SO a comer recursos “antes” do ubuntu.

      é o normal e expectável

      isto é bom para testes, para brincadeira, claro que não é suposto usares isto para depois teres o apache a fazer de webserver para uma rede …. mas isso é dentro do bom senso penso eu.

  2. João Duarte says:

    Como é que é com a transferência de ficheiros entre o Ubuntu e o Windows? Existe alguma maneira de eu conseguir aceder aos ficheiros do Ubuntu no Windows e vice-versa?

    • Nuno says:

      Ha varias.
      Podes usar pastas partilhadas num dos sistemas operativos e usa-la na rede que e estabelecida entre o OS anfitriao e o virtual;
      Podes montar algum tipo de NAS na tua rede, onde ambos os “computadores” possam chegar;
      podes usar drives USB, montando-as alternadamente num sistema operativo e no outro;
      Podes usar uTorrent ou alguma aplicacao p2p e um convite privado para se chegar a partilha via internet (metodo muuuuuuito alternativo);

  3. Joao says:

    Ok … uma alternativa … mas quem é que no seu prefeito juizo vai correr Linux dentro do Windows?!?!? Hem???!?!?

    • Logan says:

      Eu! Como faço desenvolvimento, existem serviços e que eu pura e simplesmente não quero que estejam a correr no windows( ex. apache, mysql, php) e tenho usado uma maquina virtual em linux que tem esses serviços a correr e onde faço deploy do que estou a desenvolver. Quando não estou a desenvolve desligo o linux e pronto.

    • chicosoft says:

      Eu em casa, tenho windows, e para entrar nesse windows, entro primeiro numa maquina virtual Linux, a correr nesse mesmo windows… Parece excêntrico.. mas foi a solução que arranjei para poder ter alguns serviços que correm melhor em Linux que em windows(SSH, squid, etc.) expostos na Internet de maneira segura.

    • tu says:

      Tas a ser um bocado radical!!!!! Então para testar programas ou utilizar programas que só corram em linux, não dá jeito???
      Claro que para desenvolvimento, onde tens que usar serviços (apache, mysql), claro que não serve…

      E a perfomance que me estava a referir era mesmo em relação á questao da maquina virtual, se ocupava menos RAM ou se estava optimizado!!!

      Fiquem!!!

  4. joao says:

    “se trata-se” é diferente de “se tratasse”
    (podem corrigir e apagar o meu comentário)

  5. Nuno Amaral says:

    Não será melhor usar o VirtualBox do que esta sugestão?

  6. jmarcelo says:

    Concordo

    É melhor usar o VirtualBox ou o VMware Server por exemplo.

    :p

  7. Felipe Rei says:

    Só não entendi qual é a vantagem disto. Ainda se fosse o contrário…

  8. Gonçalo says:

    Não corre em 64 bits…

  9. hornet says:

    Fui para testar e ao digitar a linha de comando run dá erro.

  10. maurycio says:

    Gostava que houvesse algo parecido mas ao contrário, tipo o Parallels que existe para Mac OS. 😀

  11. Sem querer desmerecer este tutorial, nem a intenção com que foi feito e publicado, é necessário corrigi-lo.

    O método da Linha de Comandos tornou-se desnecessário depois da inclusão de “.exe”. Para além disso, o directório aonde estão os ficheiros a executar, mudou de nome.

    Deve ter sido alguma alteração na versão, que ainda não foi documentada nas imagens.

    Método que utilizei:
    1. Instalação na pasta referida.
    2. Aceder ao directório: C:\PUbuntu\Portable_Ubuntu_DOS_Lite
    3. Clickar com o botão direito no executável: pubuntu_lite.exe
    4. Escolher a opção: Executar como Administrador

    E cá está, uma amostra de Ubuntu no desktop do meu Win7.

    De referir que apenas abre o Painel de atalhos no topo, e que esta nova versão não trás Jogos e muito poucas opções de software. Nada de grave. Ah, também não trás suporte para acesso às Redes Windows. Creio que se terá de instalar o resto depois.

    Não creio que seja algo para usar de forma contínua ou que valha muito a pena “artilhar”, mas para testar alguns comandos e software X, é muito mais fácil e rápido que uma VMWare, ou um Dual Boot.

    Claro que se pode criar um atalho no desktop para o executável e editar esse atalho para que corra sempre em modo de administrador para evitar repetir sempre os 3 últimos passos que referi. Mas isso é “Windows101” e portanto não incluí os passos.

    Abraço e obrigado por “mais” esta…

    • Ivo Mota says:

      Pois bem me pareceu que este post foi colocado assim sem alguma rigorosidade, pois muita coisa não coincide com esta versão :\ é pena. Na minha opinião deveria ter sido indicado as diferenças entre a antiga e as nova, e tal como referiu deveria ter sido indicado esse passos para executar, e não a forma antiga…

      Talvez tenha sido só um lapso :\

      • Vítor M. says:

        Mostrar as coisas por caminhos diferentes não é ter falta de rigor…

        • Pedro Pinto says:

          @ Luís Carvalho e @Ivo Mota,
          Meus caros, com todo o respeito pelos vossos comentários, acho que as vezes devem pensar antes de escrever. Se vos damos A, querem B, se damos B querem C…e por aí fora… efeito dominó. As vossas opiniões e contribuições são sem duvida muito importantes para nós mas quando feitas na altura certa…como disse o Vítor..”Mostrar as coisas por caminhos diferentes não é ter falta de rigor…”…não vamos criar estereótipos.

          • Pedro pinto, lamento se leu alguma crítica no meu post. Acredite que não tive nenhuma outra intenção que ampliar a informação que forneceu. E isto apenas porque o método que apresentou não funcionava na versão que estava disponível para download no site da aplicação. Mais concretamente: Portable_Ubuntu_DOS_Lite_release_2

            Limitei-me a descrever o método que funcionou para mim. Talvez o pudesse ter feito de forma diferente e evitasse ser entendido como crítica, que repito, não tive nenhuma intenção de fazer.

            O meu comentário no final, refere-se a um agradecimento sincero por mais uma aplicação que efectivamente me simplifica a vida.

            O que quer que tenha lido para além desta minha intenção, é com toda a certeza erro meu de escrita.

            VitorM, não falei em falta de rigor, falei sim em um pequeno desajuste da informação em relação à versão que utilizei. Aliás, um desajuste facilmente solucionável, pelo que apresentei o método pelo qual o resolvi.

            Resta-me pedir desculpas se de alguma forma se sentiram ofendidos pelo que escrevi, talvez devesse ter sido mais objectivo.

            Obrigado.

          • Pedro Pinto says:

            @Luis Carvalho
            Não é necessário pedir desculpas :).
            “Pedalamos” todos para o mesmo sítio…PPLWARE

          • Ivo Mota says:

            Exacto Luis Carvalho. A minha intenção foi apenas fazer uma critica para que as coisas melhorem, porque quase toda a informação não estava adequada para o que estava a ser apresentado, e sim para uma versão anterior. Não se tratou de mostrar um outro lado, só não foi corrigida (“actualizada”) informação. não foi com intenção de dizer mal, so quis fazer uma critica ( não no mau sentido) construtiva para que na próxima haver um maior cuidado!
            Não quero que pensem que estou a crer dizer mal, ate porque este e sem duvida o melhor site nacional, e todos dias estou aqui, porque a vossa informação é muito boa, e não passo sem ela.

            E se calhar e mesmo isso estou habituado a informação sempre tão boa e rigorosa 😛 porque vocês habituaram nos mal a nos visitantes.

            Peço desculpa se ofendi alguém, não foi minha intenção, nem dizer mal deste site, nem da sua informação.

            E também quis chamar atenção pelo excelente comentário que fez Luis Carvalho, que teve o cuidado de fazer uma pequena actualização na informação!

            Apenas isso!

  12. Telmo says:

    qual a password do root?

  13. rique says:

    Muito bom mesmo eu já fez no meu pc e funcione fixe obrigado pela dica

  14. Tiel says:

    No meu pc que tem o windows 7 SP1. só aparece splash screen do Portable Ubuntu e fica direto e nao sai mais ate que eu encerre o processo. vcs poderiam me dar uma luz por favor…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.