Pplware

A importância da criptografia na proteção de dados empresariais

O roubo de propriedade intelectual e dados confidenciais de clientes pode resultar numa série de consequências, desde pesadas perdas financeiras e uma reputação de marca destruída até, em última instância, a ameaça de colocar todo o futuro da sua empresa em risco. A ESET explica como a criptografia assume um papel determinante na ciberdefesa.


Uma única violação de segurança pode comprometer tudo o que construiu.

Criptografia ainda garante segurança… mas o futuro traz vários desafios

Ao transformar dados de texto simples num formato ilegível, a encriptação de dados serve para proteger as informações mais confidenciais da sua organização, quer estejam em repouso ou em trânsito. Há muitas razões para querer fazer isso:

Que tipo de encriptação funciona melhor?

A encriptação codifica dados em texto simples usando um algoritmo especializado e chaves de encriptação. Certifique-se que escolhe produtos baseados em algoritmos comprovados e robustos, como o AES-256, que oferecem um alto nível de proteção. Mas, além disso, terá de decidir qual a solução que melhor se adapta às suas necessidades. Existem produtos concebidos especificamente para encriptar bases de dados e ambientes de cloud, por exemplo.

Um dos tipos mais populares de proteção de dados é a criptografia de disco completo (FDE). Ela embaralha os dados em discos do sistema, partições e unidades inteiras em laptops, desktops e servidores. Ao avaliar soluções, procure aquelas que oferecem criptografia robusta (AES-256), suporte multiplataforma (em Windows e macOS, por exemplo), licenciamento flexível, controlo centralizado a partir de um único portal de administração e interação mínima do utilizador final.

É possível obter muitas destas funcionalidades em soluções de criptografia com gestão centralizada, como as oferecidas pela ESET.

A encriptação de dados é uma linha de defesa muito necessária que deve ser uma das camadas essenciais de qualquer estratégia de segurança adequada ao objetivo. Ao mesmo tempo, é sempre importante lembrar que ela funciona melhor como uma das várias salvaguardas e camadas de segurança. Software de segurança em todos os dispositivos, controlos de acesso robustos, incluindo autenticação multifator (MFA), gestão de vulnerabilidades e patches, proteção de servidores de ficheiros e aplicações na cloud e formação de conscientização de segurança para utilizadores finais contribuirão muito para manter a segurança da sua empresa.

Num mundo de ameaças em constante evolução, considere uma defesa proativa que inclua EDR/deteção e resposta alargada (XDR) avançada e ofereça capacidades de deteção críticas em terminais, email, cloud e outras camadas, além de resposta a ameaças em tempo real. Para empresas com recursos limitados, os serviços de Managed Detection and Response (MDR) podem fazer o trabalho pesado, uma vez que combinam essas capacidades de prevenção, deteção e resposta com investigação e experiência em segurança de classe mundial.

Exit mobile version