Pplware

Windows 7 – Copias de segurança

Uma das mais aclamadas novidades no Windows 7 são os diversos mecanismos de segurança. Estes mecanismos foram redesenhados e foram agrupados de forma mais funcional. Por exemplo o Backup and Restore.

O Windows Backup permite-lhe fazer cópias de segurança dos seus dados e permite também criar uma imagem do sistema, onde serão salvaguardadas as opções de sistema, os programas e os ficheiros.

No Windows 7, o utilizador pode escolher o local habitual para as cópias de segurança e pode incluir nessa cópia ou não a imagem do sistema.

A ferramenta Backup and Restore está localizada no Control Panel » System and Security » Backup and Restore.

Pode ter também acesso à ferramenta através do Action Center.

Criar um Backup

Clicamos na opção Set up Backup… no local que falamos anteriormente.

Agora escolha o local onde quererá que seja feita a cópia de segurança (um disco externo por exemplo).

O local poderá ser no disco de sistema, num outro disco ou partição, num disco amovível ou mesmo numa localização externa, dentro da sua rede. Defina nesta altura conforme pode ver na imagem.

Um vez escolhida a localização, está na hora de decidir o que salvaguardar na cópia de segurança. Aqui serão mostradas duas opções: a primeira sugere que seja o Windows a escolher o que copiar. Esta escolha leva o Windows a copiar tudo, mesmo a imagem do sistema. Esta opção requer mais espaço de backup por razões óbvias.

Por outro lado há a opção Let me choose: aqui poderá ser o utilizador a decidir o que copiar. Pode haver apenas alguns dados relevantes e o espaço de cópia não ser abastado, nesta altura o utilizador irá “picar” as pastas que quer copiar.

Se seleccionar a opção Let me choose, poderá escolher os seus ficheiros, penso que esta será a opção mais utilizada, visto ser agora possível escolher até ao “ground zero” para escolher o que acautelar.

Se for na opção recomendada Let Windows choose, este será o quadro que verá.

Repare que a opção automática do Windows guarda tudo incluindo a imagem do mesmo. Mas como esta é uma opção para se fazer periodicamente, pode aqui neste quadro agendar cópias automáticas em horários que o Windows esteja sem actividade.

Bom, está tudo pronto, vamos começar a nossa cópia. Poderá ver o progresso da cópia, se reparar em baixo no system tray, o novo Action center estará a notificá-lo da evolução ou de qualquer acontecimento, por exemplo a falta de espaço.

Clique no botão View progress e poderá ter uma janela com essa informação. Esta opção aparece para o ajudar a gerir o tempo, pois como deve calcular é uma opção demorada.

Uma vez pronto, o backup estará pronto para ser restaurado caso necessite.

Este passo é importante, pois pode necessitar de colocar a sua máquina a funcionar após recuperar o seu sistema através da ferramenta “Create a System Repair Disc

Exit mobile version