Já falei neste funcionalidade pelo menos 2 vezes, uma na altura da saída do Windows XP e outra vez quando precisamos de salvaguardar o registo do Windows Vista. Hoje, como temos andado a sugerir que mexam no registo e sabemos que por vezes… Shit happens!!! vamos fazer uma cópia de segurança.
Aproveito para (re)lembrar a todos os utilizadores que esta sugestão serve para todos as versões do Windows.
É muito simples, cliquem no botão iniciar, no XP e anteriores escrevam na barra Executar (Run) “regedit” no Vista e no Windows 7 podem executar esse comando no campo de pesquisa.
Agora que deram enter e confirmaram no UAC a acção, estão com a janela do registo aberta. Dirijam-se ao menu “File” e façam “Export“.
Reparem que na janela, tem duas opções de cópia, uma que apenas faz a cópia de um “ramo seleccionado” e a outra opção que faz de todo o registo, como é óbvio vamos seleccionar todo o registo.
Agora será pedido para indicarem o local onde colocar a cópia do registo, por sugestão coloquem na raiz em C: com o nome “reg_backup“. Cliquem em Save e uns segundos depois na raiz em C: terão um ficheiro com o nome “reg_backup.reg“.
Deverão fazer esta cópia imediatamente antes de mexerem no registo do Windows, assim parte de um grande problema pode estar protegido.
Restaurar a cópia do Registo. Como o Windows em funcionamento carrega e abre processos, o restauro manual não é possível de ser executado, recorremos então a esta ferramenta ver aqui.