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VoIP Meo: Use um telefone “normal” para chamadas VoIP

Tem um telefone velho (a funcionar) aí por casa e não sabe o que lhe fazer? Então e se o “transformássemos” num telefone VoIP realizando apenas algumas configurações?

Vamos então aprender como configurar facilmente a tecnologia VoIP no router Thomson da MEO e associar um telefone legacy.

No últimos tempos temos vindo a explorar o serviço VoIP da Meo. Depois de ensinarmos como podem obter gratuitamente um número VoIP e de mostrarmos como configurar o softphone Zoiper Linphone, hoje vamos ensinar ter um telefone “normal”  a receber/efectuar chamadas via serviço VoIP da MEO.

Passo 1 – Criar números VoIP

Os números VoIP podem ser criados na Área de Cliente. Estes números podem posteriormente ficar associados a um telefone tradicional ou VoIP, ou então ao nosso smartphone (usando para isso um softphone). Para saber como criar Nºs VoIP veja aqui o nosso tutorial.

Passo 2 – Ligação do Telefone ao router da MEO

Para a elaboração deste tutorial qualquer telefone serve. Em 2010 usamos um telefone bastante antigo (que funciona igualmente) mas desta vez apesar de termos um modelo mais recente não deixa de ser um telefone normalíssimo (sem suporte para a tecnologia VoIP) sendo que o único requisito é que funcione e ten ha um cabo telefónico normal (RJ11).

ligação do telefone ao router pode ser efectuada através da porta no router Meo identificada como Phone 1. Nessa porta devem ligar o cabo telefónico do telefone que vão usar.

Quanto a ligações é apenas e só isto.

Passo 3 – Configuração do VoIP no router Meo

O próximo passo é proceder às configurações do serviço VoIP no router da Meo. Para acederem à página de administração do router devem, a partir de um PC ligado a rede Meo, abrir um browser e colocar o endereço IP: 192.168.1.254 (por norma).

Depois de entrarem na área de gestão do router MEO, vão ao menu do lado esquerdo e devem escolher Ferramentas –> Serviço de Voz. Em seguida, na parte superior direita da página devem escolher a opção Configurar.

Depois de carregarem em configurar, é-vos solicitado para introduzirem os dados do serviço VoIP (criado no Passo 1).

Atenção: No campo Nome de utilizador devem incluir o prefixo +351 seguido do vosso número VoIP subscrito no passo 1. A password é a mesma definida também no ponto 1.

Os campos Display Name e Número abreviado fica ao gosto de cada um. Para finalizar, apenas confirmar que no campo Porta está definido Telefone 1 (pois foi nessa porta que ligamos o telefone).

Para verificar se está tudo correcto devem aceder ao item Configuração Avançada e verificar se os campos estão preenchidos de acordo com a seguinte informação:

  • Registar: voip.sapo.pt
  • Registar Port: 5060
  • Proxy: proxy.voip.sapo.pt
  • Proxy Port: 5070
  • Secondary Proxy: 0.0.0.0
  • Secondary Proxy Port: 5060
  • Expire Time: 36000

E está feito. Como podemos ver pela imagem seguinte o telefone está registado e pronto para receber e efectuar chamadas.

Como referimos inicialmente, o processo é relativamente simples e esperamos que este artigo ajude os utilizadores sem conhecimentos técnicos a proceder a esta configuração. Qualquer dúvida ou questão, basta que deixem os vossos comentários.

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