Pplware

Vamos Programar? – Introdução à Programação #6

“Hello World!”

O mundo está constantemente a evoluir: desde o mais pequeno inseto à espécie Humana. Evolução, mudança, futuro – são das palavras que mais são ouvidas atualmente.

A tecnologia tem revolucionado o mundo das mais diversas formas. Se quer entrar no mundo da tecnologia e deixar a sua marca, pode começar aqui.

Na  semana passada, falámos sobre a instalação de um IDE, sendo que o IDE que foi recomendado foi o Netbeans. A partir de agora, algumas das partes que serão aqui visualizadas terão o Netbeans na sua base, como, por exemplo, a forma de executar um programa.

A utilização de um IDE poderá esconder diversos conceitos aos mais iniciantes porém, nós optámos por seguir esse caminho visto que existem muitos sistemas operativos e teríamos que dar instruções para vários SO ao mesmo tempo.

Visualize este vídeo no YouTube

Como seria o mundo da programação sem o famoso “Hello World”? É uma tradição o primeiro programa criado por alguém imprimir a mensagem “Hello World” no ecrã.

Antes de escrever qualquer coisa em C, precisa criar um projeto. Para isso, abra o Netbeans e clique File → New Project. No ecrã que se abriu escolha C/C++ Application.

De seguida clique em Next. Na nova janela, escolha o nome do projeto – que eu coloquei “HelloWorld” – e onde vai guardar os ficheiros do projeto.

As restantes definições podem ficar como estão. Agora, deve ver uma disposição de ficheiros parecida à seguinte:

De momento, deve focar-se na pasta Source Files que é a que contém o código-fonte da aplicação. Abra o ficheiro main.c que foi criado automaticamente e apague o seu conteúdo. Depois, copie e cole o seguinte trecho de código:

#include 

int main() 
{
  printf("Hello World!\n");
  return 0;
}

Este trecho de código irá imprimir, numa janela de linha de comandos, a mensagem “Hello World!”. Vamos então executar este trecho de código. Para isso, tem que clicar no seguinte botão que está localizado na barra superior:

Depois de aguardarmos uns momentos, iremos visualizar a mensagem “Hello World!” numa “caixa” semelhante à seguinte (localizada na parte inferior do Netbeans):

“#include”

A primeira linha do trecho acima não é C mas sim uma indicação para o compilador. Vamos começar do início. C é uma linguagem de alta velocidade, por isso é que é usada em locais que necessitam disso como, por exemplo, o kernel – núcleo – do Linux e de diversos sistemas operativos como o Windows.

Devido à alta velocidade que pode ser proporcionada por esta linguagem, C não está preparado, por omissão, para todos os tipos de tarefas. Assim, precisamos de incluí-las para ter disponíveis mais funções.

Para as incluir, utilizamos o comando “#include” que diz ao compilador que precisa de incluir ficheiros ponto H (.h) que são ficheiros do tipo HEADER.

Nesta caso adicionámos o ficheiro “stdio.h” que quer dizer standard input/output, ou seja, sistema padrão de entrada e saída.

Função “main”

Todos os programas C têm que ter, obrigatoriamente, uma função “main” que será automaticamente executada. Esta função retorna um dado do tipo “int” (número inteiro).

De momento não há mais nada a acrescentar sobre funções porém, mais à frente, iremos voltar a falar sobre este tema e o porquê de ser muito importante.

“printf”

Este é um comando/função que está contido no ficheiro stdio.h e, caso não incluamos o ficheiro, será gerado erro. Esta função quer dizer print formatted ou seja “escrita de dados formatados”.

Esta função aceita vários parâmetros ou seja, permite-nos enviar várias coisas que irão ser processadas por ela. De momento, apenas iremos falar do primeiro argumento.

O primeiro argumento é uma string ou seja “conjunto de caracteres”. Este conjunto de caracteres deve ser colocado dentro de aspas.

Neste caso escrevemos “Hello World!\n!” o que quer dizer que será imprimido “Hello World!” na janela. E o que faz “\n”? Simples, é um caracter especial que imprime uma nova linha. Chama-se new line.

A “\” serve para inserir caracteres especiais. Então… como se insere esta mesma barra? Basta colocar “\\”. Existem alguns outros caracteres especiais que também devem ser inseridos utilizando esta barra:

“return”

Como referi acima, a função main irá, neste caso, retornar um número inteiro. É aqui que o comando return, que quer dizer retorno, entra. Este retorna o número 0 que é o binário para falso.

De momento, ainda não temos muito a acrescentar sobre este comando mas mais à frente iremos falar de novo sobre ele quando abordarmos funções e procedimentos.

Exercícios

  1. Imprima o seu nome no ecrã.
  2. Imprima a sua idade no ecrã.
  3. Imprima o seu nome, idade, profissão e morada no ecrã em linhas separadas.

Mais uma vez, gostávamos de saber a sua opinião. Caso tenha alguma dúvida, pode sempre utilizar os comentários para colocar a questão. Caso o faça,  pedimos que utilize a keyword [DUVIDA] no início do seu comentários.

Resoluções de exercícios.

Esta saga

Henrique Dias

Mais episódios:  [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13][12] [14] [15] [16] [17] [18] [19] [20] [21] [22] [23][24]

Exit mobile version