Pplware

Cooja: Simulador do Contiki OS para a Internet das Coisas

Além da instalação direta no hardware, o Contiki OS pode ser executado através de um simulador. Na prática o utilizador apenas tem de fazer download do Instant Contiki, executá-lo via VMWare e depois proceder à simulação dos nós sensores.

O Contiki é um sistema muito usado em projetos académicos, para criação de redes sem fios e mesh entre sensores.


O Contiki OS é um sistema operativo de código aberto para a Internet das Coisas. O Contiki permite ligar à Internet microcontroladores de baixo custo e também de baixo consumo energético. Hoje vamos mostrar como podemos experimentar o Contiki OS através do simulador Cooja.

Experimentar o Contiki OS via simulador Cooja

Para experimentar o Contiki OS é possível fazê-lo através de um simulador que dá pelo nome de Cooja. Para tal basta que sigam os seguintes passos:

Passo 1) Download do Instant Contiki.

O Instant Contiki é um ambiente de desenvolvimento do Contiki. Para usar este ambiente basta que faça download de uma máquina virtual, já criada para o VMWare, para o efeito. Download aqui. Podem obter o VMWare Player aqui.

Passo 2) Depois de VMWare estar instalado, é só abrir o ficheiro Instant_Contiki_Ubuntu_12.04_32-bit.vmx com a ferramenta de virtualização.

Depois da máquina arrancar basta usar a password user para aceder à plataforma.

Iniciar o simulador Cooja

Para iniciar o simulador Cooja basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

cd contiki/tools/cooja
ant run

Agora é só seguir os passos apresentados no vídeo seguinte:

Cooja

Exit mobile version