Pplware

Vamos dar uns toques em queries SQL?

No âmbito de um projecto que estou a acompanhar, para desenvolvimento de um serviço Web desenvolvido em PHP e base de dados MySQL , lembrei-me que nunca tínhamos criado artigos com dicas sobre a linguagem SQL (Structured Query Language) no pplware. Nesse sentido, decidi arregaçar as mangas e, quem sabe, este não será o primeiro artigo de uma rubrica sobre SQL.

 

Para quem não sabe, o SQL é uma das linguagens mais usadas no âmbito de aplicações que assentam em bases de dados. De uma forma muito simples, dentro de uma base de dados temos tabelas e dentro das tabelas temos registos. Imaginem por exemplo que têm uma base de dados com uma tabela que possui registos sobre pessoas. Essa tabela tem os campos (id_pessoa, nome, telefone, cor do cabelo, idade, morada). Através da linguagem SQL podemos efectuar queries (consultas) e saber por exemplo quantos registos temos na tabela, quantas pessoas têm o cabelo preto, quantas pessoas têm idade superior a 25 e inferior a 30, etc.

A linguagem SQL foi desenvolvida pela IBM em meados dos anos 70 e depois foi regulada por normas ANSI e ISO.De uma forma geral, através do SQL podemos eliminar, inserir e modificar registos numa base de dados relacional.

Está percebido para que serve a linguagem SQL? Espero que sim! Vamos agora começar por ensinar como usar o comando SELECT.

O comando SELECT permite seleccionar informação de uma ou várias tabelas.

Sintaxe de utilização
SELECT nome_campo FROM nome_tabela;

Para o presente exemplo, decidi criar uma base de dados com o nome db_pplware e com uma tabela com o nome tbl_pplware com os seguintes campos e dados:

Alguns exemplos

EXEMPLO 1

Objectivo: Seleccionar todos os dados

Query:

select * from tbl_pplware;

Resultado: o resultado é o mesmo da tabela apresentada anteriormente.

EXEMPLO 2

Objectivo: Seleccionar apenas os nomes

Query:

select nome from tbl_pplware;

Resultado

EXEMPLO 3

Objectivo: Seleccionar nome e morada

Query

select nome, morada from tbl_pplware;

Resultado

Deu para perceber? Se calhar, então o melhor mesmo para agora experimentar numa base de dados a sério. Para tal, o site w3schools.com disponibiliza um pequeno serviço onde podemos por em prática alguns comandos sobre SQL. Para testarem ó comando SELECT basta aceder ao serviço aqui e têm disponível a seguinte tabela para testarem as vossas queires.

Para finalizar, apenas gostava de saber qual a vossa opinião sobre esta rubrica. Parece-vos útil e importante? O objecto é começar do “zero” e ir apresentando alguns dos muitos comandos que a linguagem SQL disponibiliza. Aguardo o vosso feedback.

Artigos relacionados


Homepage: Try SQL

Exit mobile version