Pplware

Vamos começar a programar para Android?

Por Carlos Rodrigues e José Afonso para o PPLWARE

Aprenda a instalar o SDK 3.0 Android no Eclipse para preparar o ambiente de programação

O Android é o sistema operativo do momento. São muitos os  dispositivos móveis equipados com esta plataforma da Google e o mercado das aplicações tem crescido de dia para dia. Os programadores “apontam baterias” para este segmento pois, através do market, nem precisam de sair de casa para apresentar/vender os seus projectos ao mundo.

Este artigo visa mostrar os passos para instalar/configurar um ambiente para o desenvolvimento de aplicações Android usando o SDK 3.0 e o Eclipse IDE (provavelmente o IDE mais usado para programação em Android).

Requisitos:

Vamos então apresentar como integrar o SDK com o Eclipse. Para tal devem seguir os seguintes passos.

Passo 1: É necessário fazer download do Android SDK e do Eclipse IDE. Basta descompactá-los para uma directoria específica (ex: c:\dev\ )

Passo 2: Iniciar o Eclipse, abrir o menu Help > Install new software

Adicionar esta localização https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/ (para o Eclipse 3.5 Galileo ou 3.6 Helios)

Na caixa de diálogo Available Software , seleccione a checkbox Developer Tools e clique seguinte:

Na janela seguinte, será possível ver uma lista de ferramentas para ser descarregadas. Clique seguinte e aceite as licenças e clique Finish. Quando a  instalação terminar, reinicie o Eclipse.

Passo 3: Vá agora ao menu  Window> Preferences e escolha a opção Android. Clique no botão Browse.. e localize a pasta para onde extraiu o Android SDK ( c:\dev) e clique em Apply e depois Ok.

Passo 4: Clique no botão e instale os pacotes disponíveis.

Depois disso é necessário criar um dispositivo virtual Android (Android Virtual Device ou AVD) que irá correr as aplicações que desenvolvermos sem necessidade de possuirmos um equipamento Android.

Agora é necessário escolher o nome e  alvo (target).

Um Target define qual a API apropriada para o tipo de software que se pretende desenvolver, neste caso será a versão 3.0. É também necessário escolher a quantidade de memória disponível para o dispositivo virtual, se terá cartão de memória (neste caso 1024Mb) e o hardware que se quer emular (GPS, acelerómetro, trackball, GPS, bluetooth, ..).

Clicar em Finish.

De seguida, ir ao menu New > Project > Android para criar um, novo projecto.

De uma forma rápida fica o que é necessário preencher em cada campo.

– Project Name: Nome do projecto Android e também da directoria que irá conter os ficheiros do projecto.

– Application Name: Nome da aplicação. Este é o nome que irá aparecer no dispositivo Android (neste caso helloMobileStone).

– Package Name:

Este é o namespace do pacote e segue as regras de naming do Java. É também o namespace onde a Activity (explicada a seguir) será criada. O nome do package deve ser único, para evitar conflitos nos nomes das classes (neste caso tst.mobilestone.net, é o nosso namespace reservado para testes). Ao desenvolver as suas aplicações deverá utilizar um namespace próprio que o identifique a si ou à empresa onde trabalha.

Create Activity: Este é o nome da classe gerada pelo plugin. Esta classe é uma extensão (ver polimorfismo) da classe Activity do Android.

Uma Activity  é uma classe que pode ser executada. Pode ser usada para criar interfaces (mas não é obrigatório que o faça). Como a checkbox sugere, é opcional, mas uma Activity é quase sempre usada como base para uma aplicação.

Min SDK Version: Este valor especifica a versão mínima da API requerida para executar a aplicação.

O nosso projecto Android está quase pronto para entrar em Acção. Escolha no painel do lado direito o ficheiro MobileStone.java e insira o seguinte código:

package net.mobilestone.tst;
 import android.app.Activity;
 import android.os.Bundle;
 import android.widget.TextView;
 public class MobileStone extends Activity {
 /** Called when the activity is first created. */
 @Override
 public void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
 super.onCreate(savedInstanceState);
 TextView tv = new TextView(this);
 tv.setText("Hello, Android");
 setContentView(tv);
 }
 }

Execute a aplicação: O plugin ADT torna tudo isto bastante fácil: Escolha o menu Run > Run. Seleccione  ”Android Application”. Finalmente o Eclipse ADT arranca a aplicação dentro do virtual device mostrando o seguinte resultado:

Espero que tenham gostado. Até breve

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