Pplware

Como usar o Android como segundo ecrã do seu PC

Para quem precisa de trabalhar com várias janelas abertas em simultâneo, um segundo monitor para expandir a área de trabalho é a ferramenta ideal.

E se, em vez de usar um segundo monitor, pudesse utilizar o seu dispositivo Android como segundo ecrã do seu PC?

Quando trabalhamos com um segundo ecrã, é recorrente ser usado um segundo monitor, uma televisão ou até projector para expandir a área útil de trabalho do PC. Embora estas sejam boas soluções, todas implicam a presença de fios para estabelecer uma ligação. Mas e se pudéssemos utilizar um dispositivo Android como segundo ecrã do Windows através de uma ligação WiFi?

A app Spacedesk é a ferramenta ideal para esta tarefa, dado que em poucos passos é possível configurar um segundo ecrã através de uma ligação sem fios. Esta app ainda está em fase Beta mas já se encontra bastante estável e totalmente operacional.

Como configurar o Spacedesk

1 – Para começar, é necessário descarregar os drivers do Spacedesk para configurar o servidor no PC Windows. Pode escolher a versão de 32 ou 64 bits, de acordo com o seu computador.

2 – Depois de descarregado o ficheiro, instale os drivers e reinicie o computador para que o servidor fique activo.

3 – No seu dispositivo Android, abra a PlayStore e instale a aplicação Spacedesk (remote display).

4 – De seguida, assegure-se que tanto o dispositivo Android como o seu PC estão ligados à mesma rede WiFi e inicie a aplicação no seu smartphone ou tablet. Em princípio, a aplicação deverá reconhecer automaticamente o servidor. Caso não detecte, retire o visto da opção Auto Network Search e insira manualmente o IP do seu computador. Caso não o saiba, pode consultar aqui.

5 – Depois de tudo configurado, o dispositivo Android irá tornar-se num segundo ecrã do seu PC que poderá controlar como se de um segundo monitor se tratasse.

Esta é uma maneira rápida e fácil de configurar um segundo ecrã sem fios para o seu PC. Embora a aplicação seja beta, já apresenta uma boa estabilidade sem falhas durante o teste de utilização. Na minha utilização consegui associar 2 smartphones em simultâneo, sendo por isso possível ter vários dispositivos ligados ao mesmo tempo.

Exit mobile version