O ESP8266 é um microchip low cost, com um tamanho reduzido, que incorpora um módulo Wi-Fi. Esta pequena board pode ser usada nos mais diversos cenários, mas hoje vamos mostrar como podemos fazer ligação com um servidor MQTT ou com um broker de testes.
Vejam como podem simular um candeeiro smart com apenas um LED e um ESP8266.
Para começar precisamos do seguinte material:
-
- ESP8266
- LED
- Breadboard
Devemos montar o seguinte sketch, no entanto, tenha atenção que o LED deve ligar no pin D7 e no GND para que o código do exemplo seguinte funcione na perfeição.
Entretanto, as boas práticas recomendam que devemos colocar uma resistência entre o LED e o pin positivo(D7), mas caso não tenham, não é necessário para efeitos de testes.
O código para a simulação pode ser encontrado aqui. Devemos o descarregar e abrir com o Arduino IDE ou com o VSCode.
Para fazer o upload para o nosso ESP8266, não nos devemos esquecer que temos de ter as bibliotecas, “ESP8266WiFi.h” e “PubSubClient.h” instaladas no nosso IDE.
Se já as tem instaladas pode ignorar este passo, caso contrario deve ir as preferências do Arduino IDE que se encontram no separador ficheiro e em «URL Adicionais do Gestor De placas» deve adicionar o seguinte url:
http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json
A biblioteca “PubSubClient.h” pode ser encontrada aqui
Finalmente, após o upload do código para o nosso controlador e com as ligações efetuadas ao publicarmos uma mensagem “ON” ou “OFF” no tópico “ledSala/set” vamos ver o led a ligar e a desligar.
Para fazermos o envio das mensagens podemos usar o “MQTT.FX”.
No próximo tutorial vamos passar da simulação para a realidade e mostrar um caso prático usando uma plataforma de home automation, desligando e ligando um candeeiro real via web.