Pplware

Tutorial: Instalar uma Central telefónica baseada em Elastix

As redes de dados têm evoluído significativamente nos últimos anos, abrindo portas a que novos serviços assentem nestas infraestruturas. Se há uns anos atrás as chamadas telefónicas eram efectuadas exclusivamente pelo serviço telefónico tradicional, hoje em dia os serviços de voz assentam também em redes de dados.

Hoje vamos começar um conjunto de tutoriais com o objectivo de ensinar a instalar e configurar uma Central telefónica de alta disponibilidade baseada no popular Elastix.

O momento é de crise e as palavras de ordem são “redução de custos”. Nesse sentido, as tecnologias actualmente disponíveis podem ajudar a poupar uns trocos e a tecnologia VoIP (Voz sobre IP, também designada de Voz sobre Internet) é sem dúvida uma boa aposta.

 

Tecnologia VoIP

O VoIP (voz sobre IP) é uma das tecnologias amplamente utilizada nos dias de hoje, permitindo aos utilizadores a realização de chamadas telefónicas através da Internet, usando para isso a rede IP. Além disso, existe total interoperabilidade com os sistemas telefónicos convencionais. As vantagens imediatas da utilização do VoIP prendem-se com a redução de custos, o que é sempre uma “vantagem” interessante.

 

Elastix

O Elastix é uma distribuição baseada no CentOS que integra as melhores ferramentas gráficas para quem pretender implementar uma central telefónica digital (PBX).

Principais características/funcionalidades do Elastix:

 

Como instalar o Elastix?

Para este tutorial vamos configurar uma central telefónica de alta disponibilidade, usando o Elastix e recorrendo ao Pacemaker. O Pacemaker é um software open source para sistemas de alta disponibilidade/clusters que é usado para gerir a comunicação entre várias máquinas.

Para este tutorial vamos criar uma máquina virtual, usando o virtualbox, com o Elastix. Sigam os passos seguintes:

Passo 1) Para começar, vamos fazer o download da última versão do Elastix na sua página oficial, neste caso a versão é a 4.0. Esta versão do Elastix é baseada no Centos 7.

Passo 2) Após finalizar o download da distribuição, vamos criar a máquina virtual para proceder à instalação. Para este tutorial vamos usar o VirtualBox como referido:

Começamos então por criar uma nova máquina virtual com os seguintes parâmetros:

Passo 3) Para instalarmos a distribuição na máquina, vamos iniciar e indicar o ficheiro .iso descarregado anteriormente

Passo 4) Após iniciarmos a instalação, devemos indicar alguns parâmetros para a instalação do Elastix como por exemplo data e hora, idioma, layout do teclado, etc.

Passo 5) Nas opções de localização, no separador data e hora, escolhemos a região Europa e a cidade Lisboa.

Passo 6) Adicionamos o Layout de teclado português.

Passo 7) Nas opções de software, na opção Installation Source escolhemos Local Media.

Passo 8) Nas opções de sistema, escolhemos onde vai ser instalada a distribuição, neste caso será no disco virtual criado na máquina virtual.

Passo 9) Para as definições de Network and Hostname, voltamos às definições da máquina virtual e nas definições da máquina criada vamos ao separador Network e mudamos para a opção Attached to: Bridged Adapter, para que seja atribuído um IP independente à máquina virtual.

Passo 10) Voltando à instalação do Elastix, nas opções de Network and Hostname clicamos em On para activar a ligação à Internet.

Passo 11) Após termos as configurações feitas, iniciamos a instalação e durante o processo definimos a palavra-passe de acesso root.

Passo 12) Antes de concluir a instalação é também pedido para escolhermos uma palavra-passe para MySQL.

Passo 13) Escolhemos também uma palavra-passe para o utilizador admin do freePBX. Este será o utilizador e a palavra-passe que vamos utilizar quando acedermos à página de configuração do Elastix. É aconselhado anotar a palavra-passe que colocou em cada passo.

Passo 14) Concluída a instalação, iniciamos a sessão com nome de utilizador root e a palavra-passe definida durante a instalação.

Passo 15) Por último, executamos o comando yum upgrade para actualizarmos todo o software instalado para a última versão disponível.

Passo 6) Após finalizar a actualização do software tem o Elastix actualizado e pronto a utilizar. Para aceder à página de configuração do Elastix basta aceder através do browser ao IP da máquina virtual.

E está feita esta parte. Como viram o processo de instalação do Elastix é bastante simples e em poucos minutos temos uma autêntica central telefónica digital a funcionar. Tal como referido, esta será uma central telefónica de alta disponibilidade. Para isso no próximo tutorial vamos criar uma segunda máquina para depois criarmos um cluster. Até lá, boas instalações/configurações.

Exit mobile version