Quem é administrador de sistemas certamente já ouviu falar na tecnologia de containers, como por exemplo o Docker. Esta tecnologia tem como principais características e benefícios, a rápida implementação de projetos e também os custos que são inferiores comparativamente a outras tecnologias.
Depois de termos apresentado aqui o Docker, hoje vamos aprender como podem executar o Apache num container Docker.
Para quem não conhece, o Docker é uma plataforma Open Source de desenvolvimento, provisionamento e execução de aplicações que tem como base a linguagem de programação em Go da Google. Esta plataforma tem como principal objetivo facilitar a criação e gestão de ambientes isolados com recurso à tecnologia de containers – saber mais aqui.
Instalar o Docker no Ubuntu
A instalação do Docker no Ubuntu ou outra distribuição Linux é algo relativamente simples. Para tal abram o terminal e insiram o seguinte comando:
curl -fsSL https://get.docker.com | sh
Depois de instalado devem executar o docker usando o comando:
systemctl start docker
Como criar um container Docker do Apache
Antes de avançarem não se esqueçam de ter o Apache instalado no Ubuntu – ver aqui. Em seguida vamos criar o ficheiro /home/<user>/site/index.html. Para este tutorial inserimos a seguinte linha que apresentamos na imagem seguinte. Gravem o ficheiro e fechem o editor.
Vamos agora então criar o container Docker do Apache. Para tal vamos:
- criar uma instancia do Apache com o nome pplware
- Indicar que essa instância está à escuta no porto 8080 e que redireciona depois para porto 80
- Que o noss site está em /home/<user>/site/
- O nosso site será mapeado para /usr/local/apache2/htdocs/
sudo docker run –name pplware -p 8080:80 -v /home/<user>/site/:/usr/local/apache2/htdocs/ httpd
Depois de criado o container podem verificar se o mesmo está em execução usando o comando sudo docker ps -a
Para verificar se tudo está a funcionar, abram o browser de uma máquina na rede e introduzam o endereço do servidor seguido do porto 8080.
Fácil não é? Num próximo tutorial iremos ensinar mais algumas dicas desta fantástica e popular tecnologia. Estejam atentos! Em caso de sugestões ou dúvidas, partilhem as mesmas nos comentários.