Pplware

Tutorial – Aprenda a usar o serviço no-ip (Parte I)

Quer aceder ao seu computador/equipamento da sua rede interna, a partir da Internet, mas este não tem um endereço público? É verdade que pode sempre usar o endereço público associado ao router, mas sabia que este muda de X em X tempo?

Como solução para este problema podemos usar o serviço no-ip.

O no-ip é um serviço que permite traduzir o endereço IP dinâmico do seu router, computador ou outro equipamento, (por exemplo: 81.112.159.76) por um “nome” do tipo pplware.ddns.net. Este serviço tem uma versão gratuita, que permite ter associados três nomes. Vamos aprender como usar.  

Mas como funciona este serviço?

Vamos considerar que tem um Raspberry PI, ligado à rede wifi lá de casa e este tem o endereço privado 192.168.1.10, estando assim só alcançável na rede privada. No entanto, como gateway, ele tem associado o endereço privado do router (ex. 192.168.1.254) que o permite “sair” para a Internet através do endereço público que está também associado ao router. É este endereço público que vamos usar para alcançar o nosso equipamento a partir do exterior (de referir que é igualmente possível atribuir um endereço público directamente a um dispositivo – saber mais aqui).

Assim, com o serviço no-ip podemos “mapear” o endereço público para um nome (ex. pplware.ddns.net).

Como usar o serviço no-ip?

Para usar o serviço no-ip, basta aceder a https://www.noip.com/ e criar uma conta de acesso. Depois de ter acesso ao Dashboard do serviço.

Para poder criar uma entrada, basta indicar um nome no campo hostname e escolher o domínio. Para este tutorial escolhemos o domínio ddns.net. É também possível escolher o tipo de registo.

Tipos de registos:

Ao criar uma entrada, o serviço associa de imediato o endereço público da nossa máquina. Esse parâmetro pode ser alterado, carregando em Modify.

E está feito. Para testarem, podem, por exemplo, abrir a linha de comandos do Windows e escrever o comando ping pplware2.ddns.net ou então usando o serviço ping.eu. Como podem ver o nome pplware2.ddns.net está a responder de acordo com a configuração que fizemos.

Na parte 2 deste tutorial vamos ensinar a usar a funcionalidade Device Configuration Assistant que nos permite descarregar um software para Linux, MacOS e Windows que mantém actualizado o endereço público neste serviço, isto porque, como referimos, o endereço público associado ao router pode mudar de X em X tempo.

Boas configurações! Alguma coisa estamos por aqui. Dúvidas, deixem nos comentários.

Exit mobile version