Pplware

Como ter um WordPress com alta performance em 5 minutos (P2)

O WordPress é, sem margem de dúvida, uma das plataformas de conteúdos (tipicamente também designado de CMS – content management system) mais populares da Internet. Com o WordPress o utilizador pode criar facilmente sites, blogs, sites de comércio eletrónico, etc. etc… de uma forma rápida, simples e muito profissional.

Depois de ensinarmos a ativar o WordPress, vamos aprender a fazer as primeiras configurações nesta fantástica plataforma.


Ter um WordPress totalmente funcional não é propriamente uma tarefa difícil no entanto tudo vai do que pretendemos ter. A personalização é sempre uma área onde perdemos algum tempo, isto porque existem milhares de templates, de plugins, etc…mas é preciso saber escolher os que precisamos e os melhores.

Acesso ao Backoffice do WordPress

O acesso ao backoffice do wordpress é feito através do endereço: http://endereço_site/wp-admin. Depois de procederem à autenticação, com sucesso, passam a ter acesso a um conjunto vasto de funções como mostra a seguinte imagem.

Para procedermos às primeiras configurações, vamos começar por carregar onde diz Personalize o seu site

Em seguida o utilizador é direcionado para uma interface de personalização que permite alterar o tema ativo, introduzir informações sobre o site, alterar cores, definir Menus, Widgets, etc.

Mudar tema

Por exemplo, para mudar o tema basta carregar em Alterar e escolher um novo na parte lateral esquerda. De referi que existem muito templates que pode instalar no seu wordpress, sendo que alguns deles são gratuitos e outros pagos. Para verem outros templates gratuitos basta que acedam aqui.

Identidade do site

A identidade do site também pode ser facilmente alterada carregando em Identidade do site. É possível definir um logótipo, título do site, Descrição, etc. No final das alterações não se esqueçam de carregar em Gravar e ativar.

Cores

Tal como referido é também possível mudar as cores. Podemos alterar a cor de fundo, cor das ligações, cor do texto principal, etc.

Cabeçalho

Se pretendermos definir uma imagem para cabeçalho podemos fazê-lo no menu Imagem do Cabeçalho. De referir que o WordPress tem ferramenta de corte para ajustar de imediato a imagem ao cabeçalho do template.

Por hoje ficamos por aqui. Num próximo tutorial vamos mostrar como podem criar e posicionar menu e também proceder a alguma personalização ao nível dos widgets.

Como ter um WordPress com alta performance em 5 minutos?

Como já revelamos, para a elaboração deste tutoriais recorremos ao nosso parceiro PTISP que inclui WordPress pré-instalado em todos os planos de alojamento partilhado, tendo também um serviço dedicado de WordPress. Mais detalhes nos seguintes endereços:

Os planos WordPress tem características específicas para alojamentos desta plataforma, nomeadamente:

Para todos os planos o utilizador pode adquirir um novo domínio ou então associar um domínio já existente.

Exit mobile version