Pplware

Tem ligação por cabo ao seu router e não tem Internet?

O seu PC liga-se à Internet via cabo? Quantas vezes já teve problemas ao tentar aceder à Internet para visitar um site, por exemplo o Pplware , o YouTube, o seu perfil do Facebook ou outro qualquer conteúdo, e o seu Windows disse-lhe simplesmente que não tinha ligação à rede?

Por vezes são apenas necessários meia dúzia de passos simples para resolver, não precisa de ser engenheiro. Veja algumas dicas.

Antes de começarmos qualquer tipo de diagnóstico mais aprofundado, deverá em primeiro lugar verificar se tem o cabo ligado.

Depois verifique se está ligado, em simultâneo, via ethernet (cabo) e  Wi-Fi. Caso tenha tal cenário, para despistar o problema, deverá antes de tudo desligar-se da rede Wi-Fi.

(No entanto pode também definir a prioridade das placas para acesso à rede. No gestor de ligações, basta que carregue em ALT,  Opções avançadas e depois basta que defina que o acesso à rede deverá ser preferencialmente realizado via interface por cabo).

Se mesmo assim não conseguir ligar-se deverá então seguir os seguintes passos que lhe vamos indicar a partir deste momento. Em primeiro lugar deverá pesquisar através do seu menu iniciar a opção View Network Connections (ou Ver Ligações de Rede, em Português).

Depois de aceder a esta opção ser-lhe-ão mostradas todas as suas ligações. Na sua ligação Ethernet (ou Ligaçãoou Ligação Local) deverá verificar o seu estado, pois o mesmo deverá estar activo. Caso apareça como desactivo, deverá carregar com o botão direito em cima da mesma e seleccionar a opção Enable (ou Activar), como podemos ver na imagem em seguida.

Depois de uns minutos, caso continue sem conseguir aceder, deverá fazer um teste ao seu router e esse teste consiste em trocar o seu cabo ethernet de porta. Se ao trocar de porta no seu router, conseguir aceder à Internet, então o seu router tem algum tipo de problema e poderá necessitar de trocar o mesmo. Caso continue sem conseguir aceder, o problema estará mesmo no seu computador.

Mas a questão é, será do hardware ou será dos drivers Windows? Caso tenha possibilidade, tente arrancar no seu computador um sistema operativo Linux, por exemplo através de um disco externo. Caso a Internet funcione, pode realmente ter a certeza que o problema está nos drivers Windows e deverá então reinstalar os mesmos.

 

Para o fazer deverá seguir então os passos seguintes:

  1. Pesquisar, a partir do seu menu Iniciar, a opção Device Manager (ou Gestor de Dispositivos);

  1. Depois do Device Manager ter aparecido no ecrã, deverá expandir o nó Network Adapters (ou Adaptadores de Rede);

  1. Pressione com o botão direito do rato no adaptador ethernet e seleccione a opção Uninstall (ou desinstalar);
  2. Confirme pressionando o botão OK.
  3. Em seguida reinicie o computador, volte ao Device Manager, pressione novamente com o botão direito do rato no adaptador ethernet e para finalizar seleccione a opção Install (ou Instalar).

Seguindo todos estes passos, deverá conseguir, a partir de agora, aceder à Internet via ethernet sem qualquer tipo de problema. Poderá também ser um problema ao nível do DNS, veja aqui quais os procedimentos para despistar eventuais problemas.

Exit mobile version