Pplware

Tem ligação por cabo ao seu router e não tem Internet?

O seu PC liga-se à Internet via cabo? Quantas vezes já teve problemas ao tentar aceder à Internet para visitar um site, por exemplo o Pplware , o YouTube, o seu perfil do Facebook ou outro qualquer conteúdo, e o seu Windows disse-lhe simplesmente que não tinha ligação à rede?

Por vezes são apenas necessários meia dúzia de passos simples para resolver, não precisa de ser engenheiro. Veja algumas dicas.

pplware_porta_rede

Antes de começarmos qualquer tipo de diagnóstico mais aprofundado, deverá em primeiro lugar verificar se tem o cabo ligado.

Depois verifique se está ligado, em simultâneo, via ethernet (cabo) e  Wi-Fi. Caso tenha tal cenário, para despistar o problema, deverá antes de tudo desligar-se da rede Wi-Fi.

(No entanto pode também definir a prioridade das placas para acesso à rede. No gestor de ligações, basta que carregue em ALT,  Opções avançadas e depois basta que defina que o acesso à rede deverá ser preferencialmente realizado via interface por cabo).

windows_rede

Se mesmo assim não conseguir ligar-se deverá então seguir os seguintes passos que lhe vamos indicar a partir deste momento. Em primeiro lugar deverá pesquisar através do seu menu iniciar a opção View Network Connections (ou Ver Ligações de Rede, em Português).

Depois de aceder a esta opção ser-lhe-ão mostradas todas as suas ligações. Na sua ligação Ethernet (ou Ligaçãoou Ligação Local) deverá verificar o seu estado, pois o mesmo deverá estar activo. Caso apareça como desactivo, deverá carregar com o botão direito em cima da mesma e seleccionar a opção Enable (ou Activar), como podemos ver na imagem em seguida.

Depois de uns minutos, caso continue sem conseguir aceder, deverá fazer um teste ao seu router e esse teste consiste em trocar o seu cabo ethernet de porta. Se ao trocar de porta no seu router, conseguir aceder à Internet, então o seu router tem algum tipo de problema e poderá necessitar de trocar o mesmo. Caso continue sem conseguir aceder, o problema estará mesmo no seu computador.

Mas a questão é, será do hardware ou será dos drivers Windows? Caso tenha possibilidade, tente arrancar no seu computador um sistema operativo Linux, por exemplo através de um disco externo. Caso a Internet funcione, pode realmente ter a certeza que o problema está nos drivers Windows e deverá então reinstalar os mesmos.

 

Para o fazer deverá seguir então os passos seguintes:

  1. Pesquisar, a partir do seu menu Iniciar, a opção Device Manager (ou Gestor de Dispositivos);

  1. Depois do Device Manager ter aparecido no ecrã, deverá expandir o nó Network Adapters (ou Adaptadores de Rede);

  1. Pressione com o botão direito do rato no adaptador ethernet e seleccione a opção Uninstall (ou desinstalar);
  2. Confirme pressionando o botão OK.
  3. Em seguida reinicie o computador, volte ao Device Manager, pressione novamente com o botão direito do rato no adaptador ethernet e para finalizar seleccione a opção Install (ou Instalar).

Seguindo todos estes passos, deverá conseguir, a partir de agora, aceder à Internet via ethernet sem qualquer tipo de problema. Poderá também ser um problema ao nível do DNS, veja aqui quais os procedimentos para despistar eventuais problemas.

Exit mobile version