Depois da boa introdução sobre o gestor de pacotes Synaptic no nosso screencast, trago-lhe hoje uma dica mais avançada. Quer replicar de uma forma fácil os seus pacotes/aplicações instalado(a)s na sua máquina, noutra máquina onde acabou de instalar o Ubuntu? Saiba como fazê-lo no Synaptic.
Este processo de replicação de pacotes instalados não poderia ser mais fácil. Como já vem sendo natural, poderá em Sistema > Administração > Gestor de Pacotes Synaptic, aceder a este magnífico canivete suíço de instalação de software.
Uma vez lançado este último, pode escolher no menu ficheiro, a opção Gravar Marcações.
Agora, esteja atento ao seguinte pormenor, na caixa de diálogo se deseja fazer a replicação de todos os pacotes da máquina actual para a máquina destino deve seleccionar a opção “Gravar o estado completo, não apenas as alterações”.
Caso apenas pretenda fazer a replicação de apenas alguns pacotes que tenha marcado para instalar ou actualizar no synaptic, deve deixar a opção anterior desactivada.
Pode guardar o ficheiro num formato .txt numa pasta pessoal ou mesmo pen drive (para transportar para o computador destino).
Eu neste caso guardei o ficheiro numa pasta que está partilhada em rede com o PC alvo das alterações em bloco.
Agora dirija-se à máquina alvo das alterações, (no meu caso dirigi-me à minha outra máquina onde tenho instalado o Xubuntu) e invoque no synaptic a opção Ficheiro > Ler Marcações e procure na caixa de diálogo que lhe irá aparecer o ficheiro de extensão txt que gravou anteriormente.
O Synaptic demorará algum tempo a verificar as alterações e a tentar satisfazer todas as dependências das alterações presentes no Ficheiro de marcações. Depois desse processo, fazendo scroll no synaptic poderá verificar todos os pacotes que serão instalados / actualizados.
Neste caso na máquina do Xubuntu, não tinha por exemplo o Openoffice instalado e como este já vem por defeito instalado no Ubuntu (que foi a máquina de pacotes replicados), o Synaptic detectou essa alteração. Caso deseja proceder à instalação dos pacotes marcados, carregue no botão Aplicar da barra de ferramentas do Synaptic, como de resto seria necessário.
Aqui está, como lhe prometi não custou nada, pois é tão simples quanto parece. Deixo o alerta que apenas deve utilizar este mecanismo de instalação massiva de pacotes, em mesmas versões do Ubuntu. Ou seja, poderá replicar a instalação de pacotes de uma máquina ubuntu 8.10, para uma máquina onde tenha instalado, o (K)(X)Ubuntu 8.10.
Este mecanismo já não será aconselhável para versões anteriores (8.04) ou versões posteriores (9.04) do ubuntu. Que espera agora para replicar tudo o que tem instalado na sua máquina, para uma instalação novinha em folha?