O Samsung Galaxy Watch Active é um relógio inteligente para os mais distraídos e é brilhante nas suas funções e desempenho. Um relógio para se usar, sem preocupações e sem moderação, sendo inesperadamente divertido para um gadget tecnológico. No entanto, primeiro temos que o ligar ao seu dispositivo Android ou iOS.
Em seguida ficará a conhecer, de forma detalhada, como conectar um novo relógio ao seu dispositivo móvel.
O primeiro contacto com o Samsung Galaxy Watch Active foi positivo. É um pequeno e belíssimo relógio inteligente, avaliando-o como tal e não como um relógio convencional. Partindo daí, temos que o ligar ao nosso smartphone ou dispositivo móvel Android ou iOS, para dele tirar todo o proveito.
Os primeiros passos com o Samsung Galaxy Watch Active
Agora que tem o novo relógio na sua posse, comece por carregar o mesmo, ainda que tal não seja um pré-requisito. Em seguida, com o nosso smartphone (ou tablet), vamos começar por instalar a aplicação Galaxy Wearable para Android (Play Store), ou para iOS (App Store). Aguarde a instalação.
É a partir desta aplicação que controlará todo e qualquer acessório inteligente da Samsung. Tudo desde atualizações de firmware, compilação de dados, mudar as watch faces, bem como toda e qualquer definição do acessório. Por outras palavras, é um requisito obrigatório antes de poder usufruir dos wearables.
Em seguida, com a aplicação instalada no seu dispositivo Android ou iOS, selecione o wearable. De acordo com a galeria acima, temos a possibilidade de sincronizar vários equipamentos. No entanto, neste artigo acompanharemos o Samsung Galaxy Watch Active, ainda que o processo seja similar para os demais produtos.
A aplicação Galaxy Wearable é o ponto de partida
A partir daqui vamos selecionar o Samsung Galaxy Watch Active. Em seguida temos a hipótese de registar a nossa conta Samsung para guardar os nossos dados no ecossistema da empresa. Já, de igual modo, será imediatamente alertado para a existência de possíveis atualizações de sistema.
Logo em seguida poderá definir o tipo de permissões a que o Samsung Galaxy Watch Active terá acesso. Com efeito, a primeira será o acesso à localização, mas seguem-se várias outras. Pode ainda, de igual modo, personalizar que tipo de notificações poderão ser apresentadas pelo relógio, entre outros detalhes.
Ainda que seja um processo moroso, com várias interações a ser pedidas ao utilizador, recomendamos que lhe conceda todas as permissões. Note-se que só desse modo é que poderá tirar todo o proveito do relógio. Ainda assim, existem várias configurações granulares que poderá controlar a partir das definições via aplicação.
A primeira configuração do Samsung Galaxy Watch Active
Antes mesmo de começar a utilizar o Samsung Galaxy Watch Active ser-lhe-á pedido para instalar uma outra aplicação para Android. Trata-se, neste caso, da Samsung Accessory Service com o utilizar a ser imediatamente encaminhado. De igual modo, ser-lhe-á também pedido que instale a Watch Active Plugin.
É, portanto, um processo algo demorado com um total de três aplicações a serem instaladas, para Android. Já na configuração em dispositivos iOS o processo acaba por ser um pouco mais expedito. Contudo, não se preocupe, pois feita a configuração (e instalação tripla), a partir daqui será tudo bastante simples.
Aliás, com todo o software instalado e atualizado, dentro da aplicação para Android e iOS podemos primeiramente definir uma watch face da nossa preferência. Algo que também pode fazer a partir do relógio em si, a qualquer momento. Podemos ainda descarregar mais mostradores a partir da Galaxy Store.
Configure todos os parâmetros no seu dispositivo Android ou iOS
Aconselhamos, em seguida, para que defina exatamente que tipo de notificações quer ver no Samsung Galaxy Watch Active. Desse modo, escusa de estar sempre a ser interrompido com o alerta vibratório no seu pulso sempre que receber uma qualquer notificação ou alerta.
Pode também configurar o modo “Boa Noite” através da aplicação para evitar a receção de qualquer alerta ou apresentação de qualquer notificação. A todo o momento também pode ativar este modo a partir do relógio, com um swipe de cima para baixo, fazendo descer a barra de controlos e notificações.
Já enquanto o relógio está a ultimar a sincronização com o seu dispositivo Android ou iOS, verá algumas sugestões de controlo e utilização. Entretanto, pode ir descobrindo mais sobre o mesmo, além de também pode ir treinando a interação com o mesmo. Note-se que o relógio também lhe dará um pequeno tutorial.
A configuração inicial é inegavelmente morosa
Deverá, portanto, seguir as instruções apresentadas no ecrã do relógio. Já, por outro lado, encontrará dentro da aplicação um tutorial similar como podemos ver nas imagens acima. Será também na aplicação que encontrará um resumo do estado do relógio, bem como todas as suas definições.
De igual modo, poderá sincronizar os dados registados pelo relógio com várias aplicações de fitness, ou simplesmente com a aplicação padrão da Samsung. Note-se ainda que o Galaxy Watch Active conta também com NFC pelo que poderá configurar o sistema Samsung Pay.
A partir daqui terá o relógio perfeitamente sincronizado com o seu dispositivo Android ou iOS. Relembro que, eventualmente, existem vários outros pontos e tarefas que pode personalizar a seu bel-prazer, mas este foi o procedimento utilizado deste lado. Partilharemos em ocasião oportuna, a análise ao Galaxy Watch Active.