Pplware

Saiba como aceder ao PERSI e renegociar as suas dívidas

Para que as situações de incumprimento de crédito não se tornem bastante onerosas, o Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento (PERSI) pode ser uma grande ajuda. Saiba como aceder a este programa.


Quando se encontra numa situação em que antevê que pode chegar a uma situação de incumprimentos das suas obrigações financeiras, não vale a pena desesperar. O mais avisado é mesmo parar para pensar e ver quais as opções que lhe são colocadas para ultrapassar essa situação.

Um destes instrumentos é o Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento (PERSI), um mecanismo legal em Portugal que permite aos devedores e credores renegociarem as condições das suas dívidas de forma amigável e sem recurso imediato ao sistema judicial.

Foi criado para proporcionar uma solução rápida e eficaz para situações de incumprimento financeiro, e destina-se a pessoas singulares que se encontrem em dificuldades para cumprir as suas obrigações financeiras.

 

Risco de incumprimento?

O PERSI é destinado a pessoas singulares que tenham celebrado contratos de crédito com instituições financeiras, como bancos ou sociedades de crédito, e que se encontrem em situação de incumprimento ou em risco iminente de incumprimento.

O procedimento visa evitar a escalada do incumprimento e possibilitar a reestruturação da dívida de uma forma que seja viável tanto para o devedor quanto para o credor.

Segundo a informação disponibilizada no Banco de Portugal, é à entidade credora que compete iniciar o PERSI, e é obrigada a fazê-lo assim que o cliente o solicitar, entre o 31.º e o 60.º dia após o início da situação de incumprimento ou quando existe risco de atraso no pagamento das prestações e caso já tenha alertado a instituição para essa situação.

Passo a passo para aceder ao PERSI

O primeiro passo para aceder ao PERSI é identificar que existe uma situação de incumprimento ou um risco iminente de incumprimento. Isto pode ocorrer

quando o devedor começa a enfrentar dificuldades financeiras que o impedem de cumprir com as prestações acordadas no contrato de crédito.

Comunicação ao Credor

Início do procedimento

Análise da situação financeira

Proposta de solução

Negociação e acordo

Formalização do acordo

Monitorização e Cumprimento

 

Solução eficaz

Como se pode perceber, o PERSI é uma ferramenta essencial para a gestão de situações de incumprimento em Portugal, oferecendo uma solução eficaz e amigável para a reestruturação de dívidas. É simples e rápido (o procedimento é menos burocrático e mais rápido que os processos judiciais), tem mais flexibilidade no que diz respeito à renegociação das dívidas, custos reduzidos e mantém uma relação cooperativa entre devedor e credor.

Desta forma, e seguindo os passos delineados, os devedores podem aceder ao PERSI e trabalhar em conjunto com os seus credores para alcançar uma solução viável e sustentável

Exit mobile version