Pplware

Sabia que o seu iPhone grava todos os sítios por onde anda?

Quem não deve não teme… ou não treme! Mas, na verdade, há que saber com quem podemos contar como aliados. Quem não está comigo pelo menos que não esteja contra mim!

Posto isso, vamos perceber por que razão o nosso iPhone (agora também com a ajuda do Apple Watch) grava o dia, a hora e o local exacto por onde andamos todos os dias… Faz isso tão bem que até mostra no mapa!!!

Isto torna-se interessante porque está situado numa secção que se chama de Privacidade. Ora aqui de privacidade tem muito pouco, até porque, mesmo não sendo fácil, alguém pode saber o que andamos a fazer em determinado dia e não temos de dar satisfações sobre isso.

Muitos utilizadores desconhecem por completo esta opção, que até não é nova, já em 2011 falávamos nela. Vamos então dar a conhecer um sítio onde mostra onde andou… com muita exactidão!

Vamos usar a verão iOS 9 beta, mas a Apple não mexe nesta ferramenta há várias versões, assim a sua, que tem actualmente, faz exactamente o mesmo e está no mesmo sítio.

 

Porque existe esta opção?

É uma boa pergunta. Mas não encontramos uma explicação que nos satisfaça quanto à questão de a Apple recolher, nos nossos dispositivos, a informação de localização dos últimos 30 dias. Essa informação está agrupada por localizações e permite ao utilizador consultar a qualquer altura os locais por onde andou e mesmo a relação entre si.

 

Como temos acesso a essa informação?

É fácil. Vamos a Definições, depois opção Privacidade:

Dentro da opção Privacidade procure a opção Serviços de localização. Depois pesquise mais abaixo outra opção que diz Serviços do sistema. De facto está bem escondido…

Dentro da opção Serviços do sistema está o que procuramos, chama-se Locais frequentes (agora Locais importantes). Agora veja bem o que tem aí dentro!!!

É dentro desta zona de locais frequentes (locais importantes) que vão poder ver as vossas últimas localizações. Os dados estão agrupados por localizações próximas, mostrando as principais datas que estiveram nesses locais. Ao acederem a uma das entradas desse histórico podem ver num mapa as localizações e o número de presenças em cada um desses locais, bem como as suas datas.

Escolham uma delas e vejam as datas/horas e os períodos em que estiveram em cada um desses locais, ficando uma ideia precisa do que fizeram e onde passaram o vosso tempo nos últimos 30 dias.

 

Posso desactivar e limpar estes dados?

Claro que sim. Se quiserem limpar os histórico e desactivar esta recolha de dados podem fazê-lo. De imediato, o iOS deixará de recolher e mostrar essa informação.

Segundo a Apple, estes dados apenas ficam guardados no dispositivo, não chegando nunca aos servidores da empresa.

 

Eliminar o histórico

Vamos então primeiro limpar o que foi recolhido até à data. Para isso, dentro do ecrã Locais frequentes (Locais importantes), pesquisem no ecrã até ao fundo e cliquem na opção Limpar histórico.

Seleccionem essa opção e será mostrado o normal pedido de confirmação para essa acção. Confirmem-na e, de imediato, todos os dados serão eliminados e o histórico ficará vazio.

 

Mas posso seleccionar apenas algumas localizações?

Não. Aqui ou é tudo ou não é nada. O iOS apenas permite que eliminem a totalidade do histórico de localizações, não podendo os utilizadores remover apenas entradas especificas.

 

Desactivar a recolha

Para desactivar a recolha destes dados vamos à janela Definições > Privacidade > Serviços de localização > Serviços do sistema > Locais frequentes (Locais importantes) e aqui dentro desligamos a recolha, deslizando o slide para o modo desactivado.

 

Não posso antes exportar este dados?

Não. Aqui também não se pode fazer nada. Algo que o iOS também não tem e que poderia estar presente é a capacidade de exportar estes dados ou de os submeter por email para posterior tratamento ou análise.

 

Assim, fica à vontade de cada um esta decisão, ter ou não os Locais frequentes activos, estes que dados mostram com alguma precisão onde esteve, a que horas e em que dia.

Exit mobile version