PplWare Mobile

Sabia que o seu iPhone grava todos os sítios por onde anda?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. JBM says:

    quantas vezes é que já apresentaram isto!?

  2. Filipe Coelho says:

    Eu pergunto-me é porque é que vem ativada por defeito… Pelo menos nos Android quando se liga a primeira vez ele pergunta se quer ativar os serviços de localização…

  3. Carlos Santos says:

    O android faz o mesmo. E?

    Qual o problema? Vão aparecer pessoas, que vão ficar ofendidas porque não querem que o telemóvel registe isso. BAH

    • NokTham says:

      Por norma deveria de estar off, somente quando o utilizar necessite de tal funcionalidade é que deveria de ser activado.

      Colocando a paranóia de lado, isto também afecta a autonomia da bateria e performance (pode não ser muito, mas grão a grão, enche a galinha o papo) ter funcionalidades activadas quando não necessitas delas, é desperdício.

    • Jose says:

      No caso do Android, uma das primeiras opções que temos quando ligamos o smartphone pela primeira vez, é desligar a localização e os mapas.

      Neste caso a opção vem ligada de origem sem qualquer consentimento do utilizador.

  4. Baptista Batos says:

    Na Apple, fica no telemóvel, e não sai de lá…

    No Google Android, fica nos servidores da Google, para eles verem, e está mais escondido nas páginas deles…

    https://maps.google.com/locationhistory/

    • Nunes says:

      “Na Apple, fica no telemóvel, e não sai de lá…”… pois não, claro que não :-p

      • Lulz says:

        Pois não, tens provas do contrário?

        A Apple não é uma empresa para minerar os teus dados pessoais e fazer dinheiro com isso…

      • Daniel says:

        Eu posso ligar a minha conta de google em qualquer computador e ver o meu histórico. No entanto, o histórico de localização do iOS não passa de um aparelho para o outro (acabado de verificar agora). Além disso, a Apple já confirmou que estes dados não saem mesmo dos dispositivos (medida que seria estranha caso não fosse verdade, já que podiam ser alvo de acções judiciais e ir contra a reputação que têm construído em relação à privacidade dos seus serviços, reputação esta utilizada como um ponto de venda pela própria empresa).

    • André says:

      De facto os dados não saiem do telemóvel… mas a Apple tem acesso a eles e usa-os para publicidade e tratamento de dados.
      Nunca achas estranho que ao entrares no Itunes te surjam coisas que se vendem na loja onde acabaste de passar à porta? Por isso, mesmo que os dados não sejam transferidos, a Apple sabe a informação e usa-a. Porque não é por mera coincidência que te “oferecem” publicidade sobre o local onde andaste.

      • JBM says:

        Isso não tem “nada” a ver com esta funcionalidade! É outra funcionalidade do sistema associada aos serviços de localização, que também pode ser desactivada, sendo que o pedido que a Apple recebe é anónimo

      • RaCcOn says:

        Espera la, se a apple nao tem acesso aos dados como e que sabe que passaste em frente aquela loja como referes?

        O que a maioria dos websites fazem, incluindo iTunes e ver a tua localizacao actual (pode ser desactivado tambem) para te mostrar alguns tipos de conteudos, mas isso a maioria dos websites hoje em dia fazem, seja no PC, iPhone, Mac ou Android e isso vai alem do servico de GPS do teu telefone sendo que sao usados os IP para tentar determinar a tua localizacao.

        Ninguem e santo e sinceramente nao me admirava nada que a Apple efetivamente tivesse acesso aos dados de alguma forma.

    • 1mparcial says:

      A Apple primeiro diz que o iOS “nunca nenhuma informação que ponha em causa a privacidade os utilizadores”. (agora descrobriu-se que afinal registam).

      Agora que se sabe que registam já vieram dizer que os dados não só ficam no telefone e que nunca de lá. Quando alguém descobrir que afinal sai do telefone vão dizer “ah, mas esses dados ficam todos cifrados e ninguém tem acesso a elas”.

      Porque não admitem logo que andam a vasculhar a vida das pessoas? É mais fácil. Todos fazem. Uns admitem mas outros teimam em dizer que não. Até quando?…

      • JBM says:

        Só porque só agora leste esta notícia não quer dizer que isto não se saiba há anos e que já não tenha sido avaliado. A Apple já há muitos anos que indica o que o sistema faz com o serviço de localização.

      • RaCcOn says:

        A diferenca e que neste caso podes aceder a esses dados sem aplicacoes de terceiros ou mesmo ter de aceder a um website para veres os dados 😉

    • Colosso says:

      Não fica, não. Fazes um backup no iCloud e voilá. Tens a informação no servidor deles

      • JBM says:

        hoje parece ser o dia das invenções!

        • JBM says:

          A Apple diz muito claramente que esta informação não é guardada nem no Backup do iTunes no computador nem no backup do iCloud

          • CodingGuy says:

            A apple pode dizer o que quiser. Nunca ninguém poderá verificar… Já antes do Snowden, não havia vigilância em massa e agora…

          • JBM says:

            Ninguém pode verificar!?
            O que não falta é pessoas a analisar para o bem e para o mal aquilo que é guardado nesses backups e a informação que vai sendo enviada pelos aparelhos para servidores. E o facto é que essa informação não é reposta nos aparelhos a partir dos backups

          • RaCcOn says:

            CodingGuy,

            Simples de saberes…ves a info que la tens, fazes um clean install e restauras…

            Depois das uma vista de olhos a ver se a info anterior esta la 😉

      • Baptista Batos says:

        Não, não fica no backup, aliás, se fizeres update, essa informação é limpa.

    • Marco B. says:

      Sim pois pois xD

  5. Francisco Pedroso says:

    Deixei-me dizer-vos que a Google também faz a mesma coisa. Do tipo, criar uma história.
    Por exemplo quando fazes uma viagem de Portugal aos EUA. Ele diz-te a distância percorrida, grava a hora, metes umas fotografias se tiveres tirado, mas tudo em formato de livro

  6. Pedro Silva says:

    Com a opção desativada o serviço de localização funciona à mesma?

  7. Pedro Alves says:

    Hmmm desconhecia estes meandros. Hmmm bom saber…. Bom saber!!!

  8. jeton90 says:

    No meu XCiPHONE 6 foi das primeiras coisas a desactivar …

    E já agora VM que andas tu a fazer por Braga …

  9. myquest says:

    No iOS quando ligamos pela primeira vez também nos pergunta se queremos ligar a localização.
    E há justificação para a gravação. Se tivermos activo ele faz uma sugestões, tendo em conta o nosso dia a dia. Se às 13h de segunda a sexta estamos a trabalhar, o IOS verifica quanto onde estamos e quanto tempo demoramos lá a chegar.

    É uma questão de conveniência, agora dizer que não há razões para esta opção é que não…

    • ZePipo says:

      Outro motivo é poder partilhar a localização com amigos/familia.

      Esta funcionalidade foi adicionada com esta visibilidade porque ela já existia mas enviava os dados para a Apple, como isso deu bronca a Apple construiu toda esta visibilidade em torno desta funcionalidade, deu-lhe mais uns pózinhos e disse que a informação não saía do telemóvel da pessoa.
      Quanto a mim é bastante útil, mais não seja para mostrar à mulher que não ando a prevaricar 😛

  10. Alexandre Martins says:

    No Android já sabia…o PPLWARE já em tempos publicou essa informação. Mas no Iphone não sabia que fazia o mesmo! Afinal são todos iguais…Google ..Apple….enfim, não deve ser só para nossa informação ou interesse!! Agora …a novidade para mim está no seguinte: no Iphone fica gravado no próprio telemóvel…qualquer pessoa que “agarre” nesse Iphone fica a saber alguma coisa que pode ou não ser interessante( já estou a imaginar casais com problemas a espiar o telemóvel do parceiro/a).. e coisas do género. Se fica na Web não sei, mas gostava de saber para comparar. Mas no Android, que eu saiba, apenas pode ser acedida a essa informação via web, entrando na Google com as credenciais…o que à partida que me parece mais correcto e mais seguro. Do lado dos respectivos servidores é que falta saber se essa informação é partilhada para outros fins!!??

    • Vítor M. says:

      Afinal são todos iguais…. mas há dúvidas? 😀

      Agora, atenção que isto é um serviço do sistema operativo (só não sei para que serve concretamente me termos práticos), o do Google é mais interessante pois permite acesso via web. Contudo… isto de privacidade, meus caros, é utópico!

      • JBM says:

        permite apresentar uma melhor lista de locais quando se quiser usar os mapas para iniciar um percurso. No Siri também serve para algo idêntico, sabendo o hábito das pessoas pode dar melhores sugestões

    • JBM says:

      Mais seguro!? A partir do momento que sai do dispositivo a informação pode ir parar a muitas mãos sem que a pessoa saiba. No telemóvel só quem conseguir fazer o login no aparelho.

      • piri_vm says:

        Não deves ter mulher… Senão não falavas assim.

        • JBM says:

          se tens essa preocupação com a tua mulher talvez não devesses falar assim!
          digo-te mais, se achas que a protecção do telemóvel não chega nessa tua preocupação também não é a password duma conta na internet que te protege da tua mulher!

          • Baptista Batos says:

            +1

            Mais um com bom futuro… LOL

          • piri_vm says:

            Não é? Estás enganado. É muito mais seguro que o simples pin ou touchid. Pois elas no telemóvel enquanto não conseguirem entrar estão sempre a melgar a cabeça, no PC já podes dizer que não sabes ou na te lembras.

          • piri_vm says:

            Em relação ao meu futuro, acredita que está bem encaminhado.

          • JBM says:

            Se é assim que vês a tua relação e se essa é a tua preocupação logo à partida, então o mal já lá está antes da tecnologia. E se melga tanto a tua cabeça, tanto faz se é a password, PIN ou TouchID, não vai acreditar e aceitar que não te lembres e não partilhes a password, sendo a mesma password para aceder a tantos serviços do telemóvel.

        • RaCcOn says:

          Eu devo de ser estranho lol

          A minha tem acesso ao meu telefone se quiser as passwords (a maioria estao gravadas no browser) e afins…

          Curiosamente nunca a vi a tentar aceder a seja la o que for e se o fez, nao e isso que me faz deixar de dormir lol

    • Lulz says:

      Os funcionários da Google e a Google pode ler a tua localização, e se uma autoridade requisitar, a Google é obrigada a mostrar esses dados…

      Que lindo! A minha localização na web!

      Na Apple, só se desbloqueares o telemovel com touchid, ou código.

      E não sai do telemovel.

      A Apple não é como a Google, quem quer privacidade, só na Apple.

  11. R o B says:

    Até pode perguntar, mas não informa que vai criar um histórico de localizações.

  12. Pll says:

    “we don’t want your data” tá bem oh Tim.

    • JBM says:

      esta informação está no telemóvel e só no telemóvel

    • Lulz says:

      Pois não.

      Por isso é que fica no telemovel que é do utilizador, e não nos servidores da Apple…

      • CodingGuy says:

        Como é que podes ter 100% a certeza?

        • Baptista Batos says:

          Primeiro, porque dizem que são assim e dizem mal da concorrência, se fazem isso, têm de cumprir com a palavra, ou serão processados.

          Segundo, porque a bófia dos Estados Unidos, já se queixou que a Apple não dá essa informação, e a Apple retribui dizendo que não tem, e tudo o que tem, não é acessível a ninguém. Recusar cooperação com a bófia é um crime grave.

          Terceiro, está na política de privacidade… se eles mentissem, o que não faltaria nos USA eram grupos de advogados a processarem a Apple por indemnizações bem chorudas…

          • Kruskal says:

            Mas primeiro era preciso descobrir isso e como não dão acesso ao código, tens de confiar às cegas… Não é para mim!

          • JBM says:

            Acesso ao código não é a única forma ou a melhor forma de analisar muitos dos possíveis problemas.

          • Kruskal says:

            Maya, bambos e bruxos de Fafe também não fazem o meu género.

          • JBM says:

            mesmo? hás de ler o que é que o próprio Linus Torvalds diz sobre o assunto na questão de análise de software e descoberta de bugs!
            E aproveitas e pesquisas pelas análises que são feitas ao software da Apple e ao que os aparelhos transmitem

          • RaCcOn says:

            Nao necessitas de acesso ao codigo, basta analizar o trafego de dados entre o telefone e a web 😉

  13. Bruno says:

    Todo e qualquer dipositivo ligado a internet ta sujeito a serem sacadas informacoes…… por essa de estar somente no tlm nao quer dizer nada pois se alguem quiser e tiver os conhecimentos de certeza que te saca essa informacao do teu tlm…..

  14. Monteiro says:

    Pessoal, confiem desconfiando.
    Vejo aqui pessoas a darem certezas de que tais dados não saem do telemóvel. Mas que certezas vocês têm? A sério, digam-me? Vocês já estudaram todo o código por detrás dessa funcionalidade para afirmarem que apenas fica no telemóvel? Já invadiram os servidores na Apple para determinar que tais dados não chegam até eles?
    Não! Vocês não fizeram nada disso, não sabem. Apenas baseiam-se no que a Apple e sites por essa internet fora dizem.
    Vocês não fazem mesmo ideia.

  15. mythic says:

    basicamente no IOS querem saber por aonde andamos e no ANDROID querem aceder a tudo no nosso dispositivo(contactos,cartão memoria,fotos..etc) bom mesmo era 1 smartfone que não fosse cuscuvilheiro , o meu tem o IOS 7 (iphone 4)e não tem essa opção, só tem em serviços do sistema:
    a minha volta -off
    calibragem bússola -off
    fuso horário -off
    diagnostico utilização -on
    iads por localização -off
    redes moveis -on
    redes wi-fi -on
    transito -off

    tem algo a desactivar? obrigado

    • LG says:

      Meu caro, o Google so acede aos contactos, fotos etc… porque as pessoas o querem assim… Ninguem é obrigado a utilizar conta Google. Toda a gente queixa se que o Google espia.. então porque utilizam conta Google?

      Eu utilizo conta Google pois tenho assim tudo sincronizado entre os meus dispositivos de forma segura.

      “Ah e tal mas a Google é criminosa e diz à NSA que gostas de ir a Pizzaria do Sr. Joaquim”

      :/

      • RaCcOn says:

        Se tiveres telefone com Android es obrigado a ter conta Google para obter Apps da PlayStore, da mesma forma que es obrigado a ter conta apple para instalares apps da AppStore. 😉

        • Malamen says:

          Não digas asneiras… a PlayStore não é a única fonte de aplicações Android.

          Não necessitas de ter conta Google para usar um telefone Android. Mas necessitas de uma conta Apple para usares um iPhone.

  16. João Pereira says:

    Se o android faz é invasão, se a Apple faz é porque é bom, é fantástica a vossa de pensar, também é fantástico em como se agarram em pensar que a Apple simplesmente nada faz com esses dados, a informação é poder, e quem tem poder, tem tudo.. é simples..

    • LG says:

      Mesmo xD

      Google faz – “Que criminosos, falta de privacidade!!!”
      Apple faz e ninguem sabe porquê – “Wow que feature inovador!!!”

      • JBM says:

        lá porque tu não sabes ou não queres saber, não quer dizer que não se saiba para que serve a funcionalidade.

        • LG says:

          é o que diz o artigo:
          “Porque existe esta opção? É uma boa pergunta. Mas não encontramos uma explicação que nos satisfaça quanto à questão de a Apple recolher, nos nossos dispositivos, a informação de localização dos últimos 30 dias. Essa informação está agrupada por localizações e permite ao utilizador consultar a qualquer altura os locais por onde andou e mesmo a relação entre si.”

          Pronto JBM.. serve para teres ideia onde tiveste há 30 dias caso que te tenhas esquecido… grande utilidade para amnésicos. Se engoles essa da Apple parabéns. 🙂

          • JBM says:

            o que diz o artigo não passa de sensacionalismo, que nem se dá ao trabalho de apresentar a informação dada pela Apple sobre o assunto, sendo que no sítio onde se activa/desactiva a função é até indicada uma ideia do que faz!
            Indo à Apple: Frequent Locations:
            … Serão utilizados para lhe proporcionar serviços personalizados, como por exemplo sugestões de itinerários de viagem.
            … use them to provide commute information in Notification Center or automatic routing in CarPlay

            Ao saber os locais mais frequentes pode dar melhores sugestões quando se quer criar um itinerário sem ter que escrever nada. Pode apresentar melhor informação centralizada relevante para o que a pessoa pode fazer no dia, etc

          • Vítor M. says:

            Sensacionalismo? Mas de onde nasceu essa ideia a falsa? O artigo mostra uma realidade, o restante, para sua informação, já existia muito antes da haver CarPlay. E mais, não deixa de ser informação recolhida que muitas pessoas desconhecem para o que realmente serve e com este artigo sabem agora onde está e como gerir.

            Por isso, é “parvo” considerar sensacionalismo um artigo informativo.

          • Vítor M. says:

            LG… essa gosma á Apple ainda te faz mal 😀

            Sempre ouvi dizer “quem desdenha quer comprar” 😉

          • JBM says:

            Se leres como deve ser a sequência de comentários o sensacionalismo refere-se à citação do artigo feita pelo LG, o sensacionalismo é dizer que não se encontra uma explicação que satisfaça sem nem sequer apresentar as explicações que são realmente dadas pela empresa!
            Segundo ponto, a funcionalidade não se resume ao Carplay, o Carplay é um exemplo demonstrativo que nem sequer é o único apresentado na citação que faço da Apple.

          • Vítor M. says:

            Mas não entendes que o LG é um hater? Que desdenha tudo o que seja Apple? Para ele há um clube, a Google, o resto é paisagem 🙂 ele não percebe que tudo é tecnologia e integrado para o utilizador usufruir. 🙂

            A citação que esta funcionalidade não traz nada ao utilizador, a 99% dos utilizadores, baseia-se no facto que muita gente desconhece que isto existe e que não está associado ao Find my iPhone. Também porque sem esta opção ligada o utilizador não tem qualquer perda de qualidade de sistema. Por isso a minha afirmação.

          • JBM says:

            Acho que o português da citação é bastante claro e não tem nada a ver com o que estás a dizer agora, nem isso explicaria a não apresentação dos factos para as pessoas poderem construir a sua própria opinião! A utilidade existe no mínimo para toda a gente que usa o Serviço de Localização com os Mapas da Apple para navegar, que será muito mais de 1% das pessoas com iPhones

  17. Anónimo says:

    A realidade é muito simples: todas as empresas usam os nossos dados para nos venderem coisas.
    A Apple fá-lo para nos vender produtos Apple.
    A Google fá-lo para nos vender seja o que for.
    Há bons motivos para a funcionalidade em questão, só um exemplo: indicações de trânsito para onde é normal irmos de seguida. Mas não é difícil imaginar muitos outros, que para algumas pessoas serão úteis para outras não.
    No final do dia a questão é muito simples: em quem é que confiamos para nos guardar os dados ?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.