Pplware

Router MEO – Partilhe conteúdos de um Disco/Pen USB na rede

Apesar de não serem super equipamentos de rede, os routers que são instalados pelos operadores oferecem algumas funcionalidades interessantes.

Tal como fizemos em 2011, hoje vamos aprender como é fácil partilhar os conteúdos de um disco externo/Pen USB, ficando este acessível a todos os utilizadores que estejam ligados à rede. Desta vez usamos um Technicolor TG784n v3 com a versão do software 10.2.1.L.

O objectivo deste artigo consiste em ensinar a partilhar conteúdos de um dispositivo de armazenamento (ex. disco externo, Pen USB, etc), com ligação por USB, em toda a rede. Assim, será possível aceder via rede ao dispositivo USB, sendo uma óptima forma de partilhar conteúdos (ex. fotos, filmes, música, documentos).

Nota: A Pen USB deve estar formatada com o sistema de ficheiros fat32.

Como configurar a Partilha de conteúdos?

Para começar devem aceder à página de administração do router usando o endereço http://192.168.1.254 e introduzir as credenciais de acesso. Se tudo estiver OK, devem entrar na página de gestão do router.

Em seguida seleccionem Ferramentas > Partilha de Conteúdos

Depois, no canto superior direito, devem escolher a opção Configurar que permitirá aceder às configurações associadas à Partilha de Conteúdos.

Já dentro da página de configuração  de partilha de conteúdos, escolham a opção configurar e procedam à activação do serviço e preencham os campos solicitados:

Na parte associada à Lista de discos ligados, seleccione a opção associada ao dispositivo USB que pretende partilhar. Por fim carregue em Aplicar.

 

Agora a partir de qualquer PC ligado à rede, basta abrir a executar e introduzir o endereço do servidor de partilha de ficheiros. No nosso caso ficou o 192.168.1.253.

 

Será apresentada uma pasta com o nome Media, que dará acesso aos conteúdos do dispositivo de armazenamento ligado à interface USB e também uma pasta com o nome Shared que está associada ao servidor FTP que ensinaremos a configurar num próximo tutorial.

Esta funcionalidade é interessante, na medida em que nos permite partilhar, na rede, diversos tipos de conteúdo através de um dispositivo de armazenamento USB. Esta pode também ser uma boa solução para termos um sistema de backup centralizado na rede.

Exit mobile version