Com o objetivo de ajuda a ligar, de forma simples, equipamentos à rede, os routers domésticos trazem normalmente suporte para o protocolo WPS (Wi-Fi Protected Setup). Através da ativação desta funcionalidade é possível disponibilizar, ao novo dispositivo da rede, todas as características e configuração que este necessita para se ligar à rede de forma transparente.
Hoje ensinamos como podem ligar um equipamento à rede wireless disponibilizada pelo router Meo.
WPS – Wi-Fi Protected Setup
O WPS (Wi-Fi Protected Setup, configuração protegida por Wi-Fi) permite adicionar novos clientes sem fios à sua rede local de forma rápida e fácil, sem ter de introduzir todas as configurações da rede sem fios (nome da rede, chave sem fios, tipo de encriptação).
Os modos de operação WPS mais comuns são os seguintes:
- PBC Push-button (Push Button Configuration): o utilizador pressiona um botão no router, ligando-o em modo monitor, em que este procura activamente por dispositivos wireless que estejam a procura de rede e os regista (adiciona-os na lista de dispositivos conhecidos e trusted; de seguida fornece as configurações da rede over-the-air para o dispositivo a ser configurado).
- Router PIN: os routers que suportam o standard WPS tem um PIN por default, que pode ser inserido no dispositivo que ser quer ligar para efectuar o pedido WPS.
- Device PIN: semelhante ao anterior, neste caso o PIN corresponde ao dispositivo que quer se ligar a rede; este PIN é inserido na lista de dispositivos confiáveis usando a interface do router.
No caso do novo router da MEO, o TG789vac v2, apenas são suportados os modos: PBC (Push Button Configuration, configuração de botão de comando) ou o Router Pin.
Como ligar um dispositivo, via PBC?
Para fazer uso do protocolo WPS, no router MEO, o utilizador pode usar o botão WPS do próprio router. Para tal deve seguir os seguintes passos:
Passo 1 – Prima o botão WPS no TG789vac v2
- O LED WPS fica intermitente a cor de laranja. Isto indica que o TG789vac v2 está a procurar clientes sem fios que estão no modo de registo. Tem agora dois minutos para iniciar o WPS no seu cliente sem fios
Passo 2 – Inicie a PBC do WPS no dispositivo cliente sem fio
Passo 3 – No final do processo WPS, o estado do LED WPS no TG789vac v2 irá mudar para:
- Verde fixo – Indica que registou e ligou com êxito o cliente sem fios.
- Vermelho intermitente – Indica que o TG789vac v2 não conseguiu localizar o cliente sem fios. Tente novamente.
Este procedimento é bastante útil quando temos de ligar repetidores de rede, centrais de segurança que suportem WPS, câmaras, etc.
Num próximo tutorial vamos ensinar como ligar um equipamento à rede Wifi usando um PIN.