Pplware

QNAP HS-453DX: Além de backups, o que podemos fazer mais?

Quando de fala em NAS (network-attached storage) associamos de imediato a sistemas de backup. O propósito é esse, mas há NAS que oferecem muito mais que isso podendo ser comparados a autênticos PCs.

HS-453DX, o NAS da QNAP, destaca-se no seu segmento por  não fazer barulho e não tem ventilador. Além de backups, o que podemos fazer mais com este equipamento?


O NAS QNAP HS-453DX é uma autêntica máquina multifunções. De relembrar que este equipamento foi o vencedor do CES 2019 Innovation Award e Prémio Computex d&i pelo seu design de alta qualidade. Além do aspeto elegante e das funções de backup, este NAS oferece muitas outras funcionalidades.

Por dentro do sistema do QNAP HS-453DX

Recentemente a QNAP lançou uma nova versão do seu sistema operativo, o QTS (o QTS 4.4.1), que vem com o kernel 4.14 LTS e traz melhorias ao nível da usabilidade dos NAS e também novos serviços.

Depois de ligar o equipamento e este arrancar o sistema, o utilizador pode tirar partido de outras funcionalidades. O utilizador pode, através de interface principal, mudar o idioma da interface, aceder às Definições de configuração do equipamento e também aceder às apps instaladas/pré-instaladas.

Definições

Vamos começar pelas Definições do equipamento. Como podem ver pela imagem seguinte, é possível aceder às Definições Gerais, aceder às aplicações, definir modos de exibição e também aceder às Preferências.

Dentro do menu Geral, estão disponíveis as opções:

Ao nível do menu Aplicações, é possível ver um conjunto de apps pré-instaladas. Temos disponíveis os populares browsers Chrome e Firefox, a app para Facebook, a suite de produtividade LibreOffice, Skype, Spotify, entre outros.

Há também reprodutores de áudio e vídeo, apps para Karaoke, apps para sistemas de videovigilância, etc.

Caso o utilizador pretenda instalar uma app basta que execute a mesma e depois selecione a opção Instalar. Tal como outros sistemas, o QTS tem também disponível uma loja de aplicações, a App Center.

No que diz respeito ao menu de Exibição, tal como o nome sugere, é possível definir algumas configurações no que diz respeito à TV/Ecrã de apresentação dos conteúdos. Neste menu é também possível mudar o Papel de parede do sistema.

Relativamente às Preferências o utilizador pode aqui mudar o idioma do sistema. Pode ainda indicar a saída de Áudio NAS (de referir que o próprio NAS tem sistema de som) e é possível ainda personalizar as ações do controlo remoto.

Num próximo artigo iremos mostrar como poderemos controlar remotamente este NAS. Além do comando que vem incluído, o utilizador pode também controlar remotamente este equipamento através de app ou da interface de gestão Web. Estejam atentos, alguma dúvida ou questão deixem nos comentários.

Exit mobile version