O Proxmox destaca-se por ser uma solução open-source, que oferece suporte para a virtualização dos mais vastos sistemas operativos. Esta solução usa o hypervisor KVM (Kernel-based Virtual Machine) e containers OpenVZ, permitindo realizar a gestão de máquinas virtuais, redes virtualizadas, armazenamento e HA (High Availability) Clustering.
Hoje vamos ensinar como virtualizar um Windows com esta solução.
Como referimos aqui, o Proxmox VE disponibiliza sobre uma interface web que nos permite configurar e gerir todas as máquinas virtuais. Para virtualizar, por exemplo, um Windows (neste caso um Windows 7) devem seguir os seguintes passos:
Passo 1 – Obter o Proxmox aqui
Passo 2 – Arrancar com o .iSO via PenUSB
Passo 3 – Depois de arrancar e instalar o Proxmox (podem ver aqui como fazer) o sistema está pronto para criar máquinas Virtuais. Para isso basta carregar em Create VM
Passo 4 – Indicamos nome para a máquina virtual e também um VM ID.
Passo 5 – Escolhemos agora qual o sistema operativo a virtualizar
Passo 6 – Podemos neste passo indicar onde se localiza o nosso sistema operativo. No entanto, para este tutorial vamos definir este parâmetro mais à frente.
Passo 7 – Definimos agora o espaço em disco que pretendemos para a nossa máquina virtual. Para este exemplo vamos definir 32 GB.
Passo 8 – Podemos também definir quantos processadores ou núcleos vão estar disponíveis para a nossa VM.
Passo 9 – Vamos agora definir a quantidade de memória RAM a usar nesta VM.
Passo 10 – No separador Network temos a possibilidade de indicar como a máquina se vai ligar à rede (ex. Bridge, modo NAT), podemos definir uma Vlan, indicar a placa de rede, etc.
Passo 11 – E por fim confirmamos todas os parâmetros definidos anteriormente. Se tudo estiver OK basta carregar em Finish.
Passo 11 – Depois de criada a VM seleccionamos a mesma na zona lateral
Passo 12 – Vamos agora carregar o ISO do Windows. Para isso alteramos de Server View para “Storage View” e carregamos em Upload
Passo 13 – Seleccionamos ISO image e depois em Select File e indicamos qual o caminho do .iso.
…aguardamos alguns minutos até que o .iso seja carregado.
Passo 14 – Depois do Upload basta apenas verificar se está tudo OK…
…e em seguida carregar em Start e Console (para acesso à consola do sistema)
E pronto, está feito! A partir daqui é o processo de instalação tradicional do Windows.
A Virtualização é uma das tecnologias que veio revolucionar os DataCenters mas trouxe também uma nova vida à computação doméstica. O Proxmox VE é mais virado para o segmento empresarial mas é também possível experimentar nas vossas máquinas.
Agradecimento ao David Jesus pelos screenshots.