Quem costuma programar para Arduino e boards derivadas certamente que está familiarizado com o Arduino IDE. Este IDE é um dos mais populares e também um dos mais simples para trabalhar… mas há outros.
Para quem usa distribuições Linux, hoje ensinamos como podem instalar o IDE de programação no seu sistema.
O Arduino IDE é um dos vários IDEs que permite programar boards Arduino e outras similares. No entanto, há outras plataformas como é o caso do Visual Studio Code ou B4x que permitem realizar as mesmas tarefas.
Instalação do Arduino IDE no Linux
A instalação do IDE no Linux não tem grandes segredos. No entanto, o utilizador deverá saber se o seu sistema é de 32 ou 64 bits para escolher a versão indicada. Para obterem a última versão deste IDE basta que acedam à página oficial aqui ou usando o comando wget.
Por exemplo, tendo uma versão de 64 bits pode fazer o download do IDE usando o seguinte comando:
wget https://downloads.arduino.cc/arduino-1.8.12-linux64.tar.xz
Em seguida devem proceder à extração do ficheiro usando o comando tar.
tar -xvf arduino-1.8.12-linux64.tar.xz
Durante a extração dos ficheiros é criada a pasta arduino-1.8.12. Devem entrar no diretório e proceder à instalação do IDE.
cd arduino-1.8.12/
sudo ./install.sh
Durante a instalação será criado um atalho no ambiente de trabalho para execução do IDE.
E está feito e pronto a ser usado para programarem os vossos dispositivos eletrónicos.
O Arduino é uma plataforma de hardware livre, projetada com um microcontrolador Atmel AVR, com a qual podemos criar projetos especialmente para IoT e em robótica educativa. Para começar a programar, sugerimos este artigo escrito pelo Pplware para os iniciantes.