Pplware

NOWO: Controle que equipamentos acedem à sua rede Wi-Fi

Controlar os equipamentos que temos ligados na nossa rede Wi-Fi é uma das formas mais simples e eficientes de garantir a segurança e que não temos elementos estranhos a consumir recursos.

O router da NOWO há já algum tempo que tem essa capacidade disponível e dá aos administradores a possibilidade de filtrar e limitar os acessos pelo simples barramento dos endereços mac. Vamos hoje perceber como o podem fazer.


Fazer uma gestão cuidada das redes sem fios é um passo importante para garantir a segurança destas, limitando e controlando quem e como acede. Estes pequenos, mas importantes, passos são a forma de prevenir problemas sérios.

Depois de cobrir vários temas relacionados com a gestão das redes sem fios no router da NOWO, nomeadamente o nome da rede e a sua palavra-passe, chega agora de tratarmos da filtragem e bloqueio dos equipamentos que queremos fora destas redes. Esta filtragem será feita através do endereço mac, um identificados único de cada placa.

Aceder à configuração de filtragem da rede Wi-Fi

Comecem por aceder ao router, no endereço http://192.168.0.1 e autentiquem-se. De seguida naveguem nos menus da barra de topo e acedam a Gateway -> Wireless -> Access Control.

Ai dentro vão poder gerir a lista de equipamentos que podem ou não aceder à rede Wi-Fi, definindo de forma única os endereços mac a controlar, quer pela positiva, quer pela negativa.

Ao aceder pela primeira vez a esta página vão encontrar esta funcionalidade desabilitada. Notem que a filtragem pode ser feita de duas formas, pela positiva, indicando quais os endereços mac que podem aceder, ou pela negativa, indicando quais os que não querem que tenham acesso.

Saibam também que podem fazer filtragens diferentes para redes diferentes e tanto para a banda dos 2,4GHz como para a dos 5GHz.

Definir quais os dispositivos autorizados na rede Wi-Fi

A primeira opção permite que indiquem quais os endereços que querem filtrar pela positiva. Isto significa que apenas os endereços mac definidos vão poder aceder a essa rede, sendo todos os restantes descartados e o acesso negado.

Seleccionem então a opção Enable in Allow Mode e vão ver surgir uma caixa de introdução dos endereços mac. É ai que devem adicionar os endereços, carregando depois no botão Add. Devem repetir este processo para cada um dos equipamentos que queiram autorizar na vossa rede Wi-Fi.

A opção abaixo permite que removam um endereço mac que queiram banir da vossa rede. Só precisam de o escolher e carregar no botão Delete.

Definir quais os dispositivos bloqueados na rede Wi-Fi

Se por outro lado preferirem filtrar os equipamentos que não querem que tenham acesso, mantendo a rede aberta para os restantes, devem escolher a opção seguinte: Enable in Deny Mode.

Cada um dos endereços mac a serem filtrados devem ser adicionados na caixa de texto abaixo e adicionados à lista com o botão Add.

Caso pretendam mais tarde remover um desses endereços, quer porque deixaram de rondar a vossa rede ou porque passaram a estar autorizados, só precisam de o escolher da lista abaixo e carregar no botão Delete.

Esta é a melhor forma de controlar o acesso de estranhos na vossa rede, garantir uma maior segurança da autenticação da mesma ou, por exemplo, desabilitar temporariamente um equipamento.

Tenham no entanto atenção pois se filtrarem o vosso endereços mac vão ser excluídos da vossa rede. Usem esta funcionalidade que têm disponível no vosso router da NOWO e que muitos nem sabem que podem usar.

Saiba mais sobre o router da NOWO

Exit mobile version