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Nimbus – Configuração de um Servidor de Backup

Nimbus é uma distribuição brasileira de linux com um servidor de backups opensource parcialmente configurado e tendo como parte integrante o bacula. Dispõe também de uma interface web feita à medida e a pensar num sistema simples e versátil de backup para o ambiente doméstico ou empresarial.

Vamos então aprender a configurar o Nimbus e um cliente em Windows.

Pré-requisitos:

1. Fazer o download do CD de instalação em formato iso

2. Fazer o download do cliente para a plataforma Windows

3. Ter uma infra-estructura de rede

Nota: No meu caso aproveitei para fazer numa máquina virtual, mas fica ao critério de cada um.

 

Instalação:

1. Arrancar pelo CD ou pela pen USB

2. Carregar na opção “Install Nimbus”

3. Depois de instalado e quando aparecer o ecrã de login do terminal, com outro computador vamos ao endereço http://<endereço ip do nimbus>

4. Depois de lida a licença, carregar no botão “Concordo”

5. Configurar o endereço IP da máquina para que seja fixo e de seguida carregar em “Próximo”.

6. Preencher os campos como se encontra na imagem em baixo e seguidamente carregar no botão “Próximo”:

7. Carregar em “Próximo”

8. Colocar uma password nos campos “Nova senha” e “Confirmação da nova senha” e seguidamente carregar em próximo:

Parabéns, se chegou aqui tem o Nimbus instalado correctamente e já pode fazer login com o utilizador “admin” e a password configurada no passo anterior.

Nota: O utilizador via ssh é root e a password é nimbus

Segue um resumo dos portos TCP utilizados pelo nimbus:

Índice:

1 – Instalação 2 – Configuração cliente Windows 3 – Configuração de um backup

Configuração cliente Windows:

1 – Instalar o cliente do nimbus para Windows na máquina a fazer backup

2 – Executar o programa “C:\Nimbus\pkgs\windowsnotifierwx.exe”

3 – Preencher os campos “Username”, “Password” e “IP Address” com “admin”, a password configurada no passo 8 da instalação e o último campo com o endereço IP do nimbus, respectivamente.

4 – Se tudo correu bem, deverá aparecer uma mensagem de sucesso.

5 – Fazer login na página http://<endereço ip do nimbus>

Na interface web do nimbus no menu “Computador -> Activar novo computador” passou a estar um computador como demonstra a imagem seguinte:

 

6 – Carregar no botão “Ativar”

Com este passo ficou concluído a activação do computador.

Índice:

1 – Instalação 2 – Configuração cliente Windows 3 – Configuração de um backup

Configuração de um backup:

1 – No menu, seleccionar a opção “Backup” e de seguida “Criar Backup”

 

2 – Seleccionar o computador no campo Computador e de seguida carregar no botão “Criar um agendamento”:

 

3 – Para agendar basta seleccionar os dias do mês, ou da semana e caso seja necessário as horas e minutos a que o backup vai ocorrer, para adicionar basta carregar no botão do lado direito da respectiva divisão e de seguida no botão “Criar Agendamento”

4 – Voltando ao ecrã do passo 1, carregar no botão “Criar um conjunto de arquivos” e de seguida seleccionar a pasta da qual se quer fazer o backup carregando no botão “Salvar”

 

5 – No final o ecrã do primeiro passo deverá ficar sensivelmente com o aspecto seguinte:

 

6 – Para finalizar basta carregar no botão “Adicionar Backup”. Se tudo correr bem, a confirmação em baixo aparecerá.

PS: Muitos parabéns ao PPLWARE.com pelos 8 anos de vida, venham muitos mais anos e leitores. Obrigado a todos.


Licença: GPLv3
Homepage: www.trynimbus.com
Download ISO: nimbus-1.3.12
Download Clientes: Download Center

Índice:

1 – Instalação 2 – Configuração cliente Windows 3 – Configuração de um backup

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