Nimbus é uma distribuição brasileira de linux com um servidor de backups opensource parcialmente configurado e tendo como parte integrante o bacula. Dispõe também de uma interface web feita à medida e a pensar num sistema simples e versátil de backup para o ambiente doméstico ou empresarial.
Vamos então aprender a configurar o Nimbus e um cliente em Windows.
Pré-requisitos:
1. Fazer o download do CD de instalação em formato iso
2. Fazer o download do cliente para a plataforma Windows
3. Ter uma infra-estructura de rede
Nota: No meu caso aproveitei para fazer numa máquina virtual, mas fica ao critério de cada um.
Instalação:
1. Arrancar pelo CD ou pela pen USB
2. Carregar na opção “Install Nimbus”
3. Depois de instalado e quando aparecer o ecrã de login do terminal, com outro computador vamos ao endereço http://<endereço ip do nimbus>
4. Depois de lida a licença, carregar no botão “Concordo”
5. Configurar o endereço IP da máquina para que seja fixo e de seguida carregar em “Próximo”.
6. Preencher os campos como se encontra na imagem em baixo e seguidamente carregar no botão “Próximo”:
7. Carregar em “Próximo”
8. Colocar uma password nos campos “Nova senha” e “Confirmação da nova senha” e seguidamente carregar em próximo:
Parabéns, se chegou aqui tem o Nimbus instalado correctamente e já pode fazer login com o utilizador “admin” e a password configurada no passo anterior.
Nota: O utilizador via ssh é root e a password é nimbus
Segue um resumo dos portos TCP utilizados pelo nimbus:
- Servidor – IN
- 9101 – Bacula-DIR
- 9102 – Bacula-FD
- 9103 – Bacula-SD
- 80 – Nginx
- 22 – SSH
- 8000 – Gunicorn
- 11110 – Nimbus Client
- Servidor – OUT, Cliente-IN, Cliente-OUT
- 9102 – Bacula-FD
- 11110 – Nimbus Client
Índice:
1 – Instalação 2 – Configuração cliente Windows 3 – Configuração de um backup
Configuração cliente Windows:
1 – Instalar o cliente do nimbus para Windows na máquina a fazer backup
2 – Executar o programa “C:\Nimbus\pkgs\windowsnotifierwx.exe”
3 – Preencher os campos “Username”, “Password” e “IP Address” com “admin”, a password configurada no passo 8 da instalação e o último campo com o endereço IP do nimbus, respectivamente.
4 – Se tudo correu bem, deverá aparecer uma mensagem de sucesso.
5 – Fazer login na página http://<endereço ip do nimbus>
Na interface web do nimbus no menu “Computador -> Activar novo computador” passou a estar um computador como demonstra a imagem seguinte:
6 – Carregar no botão “Ativar”
Com este passo ficou concluído a activação do computador.
Índice:
1 – Instalação 2 – Configuração cliente Windows 3 – Configuração de um backup
Configuração de um backup:
1 – No menu, seleccionar a opção “Backup” e de seguida “Criar Backup”
2 – Seleccionar o computador no campo Computador e de seguida carregar no botão “Criar um agendamento”:
3 – Para agendar basta seleccionar os dias do mês, ou da semana e caso seja necessário as horas e minutos a que o backup vai ocorrer, para adicionar basta carregar no botão do lado direito da respectiva divisão e de seguida no botão “Criar Agendamento”
4 – Voltando ao ecrã do passo 1, carregar no botão “Criar um conjunto de arquivos” e de seguida seleccionar a pasta da qual se quer fazer o backup carregando no botão “Salvar”
5 – No final o ecrã do primeiro passo deverá ficar sensivelmente com o aspecto seguinte:
6 – Para finalizar basta carregar no botão “Adicionar Backup”. Se tudo correr bem, a confirmação em baixo aparecerá.
PS: Muitos parabéns ao PPLWARE.com pelos 8 anos de vida, venham muitos mais anos e leitores. Obrigado a todos.
Índice:
1 – Instalação 2 – Configuração cliente Windows 3 – Configuração de um backup