Pplware

Wifi Passivo: A versão do Wifi que consome pouca energia

A tecnologia wireless, da qual fazem hoje parte vários standards, é uma das mais usadas na comunicação entre dispositivos uma vez que é segura e garante a mobilidade dos utilizadores.

No entanto, apesar de todas as evoluções, as comunicações via Wifi continuam a necessitar de muita energia, o que influencia bastante a autonomia de vários dispositivos como é o caso dos smartphones, smartwacthes, tablets e outros dispositivos.

A solução para tal problema chama-se Wifi Passivo pois, segundo os investigadores, consome menos 10 mil vez energia.

A notícia foi avançada pelo site washington, associado à Universidade de Washington, que revela uma “nova” tecnologia sem fios, muito semelhante ao Wifi, mas que tem um consumo energético 10 mil vezes inferior comparativamente ao Wifi actual. Além disso, o Wifi Passivo consome 1000 vezes menos que tecnologias como o BluetoothLE ou Zigbee sendo assim quase como a tecnologia perfeita para a Internet of Things.

Para conseguir um baixo consumo energético, os investigadores simplesmente separaram a componente digital da componente analógica e recorrem a reflexões de sinal. Nos últimos 20 anos, a parte digital tem evoluído significativamente e é hoje bastante eficiente em termos de consumo energético. Já a componente analogia continua a consumir muita energia e daí os investigadores colocarem todas as funções num único equipamento que é ligado à energia eléctrica.

De acordo com os testes já realizados, usando o Wifi Passivo foi possível realizar transmissões a 11 Mbps num raio de 30 metros. Esta tecnologia tem também a vantagem de ser compatível com as tecnologias Wifi actuais.

Our sensors can talk to any router, smartphone, tablet or other electronic device with a Wi-Fi chipset The cool thing is that all these devices can decode the Wi-Fi packets we created using reflections so you don’t need specialized equipment

Bryce Kellogg, co-autor do estudo

Esta tecnologia deverá chegar ao mercado em breve e, tendo em conta as características que oferece, poderá ser um caso de sucesso uma vez que é ideal para muitos cenários.

Exit mobile version