Pplware

Mais e melhor Wi-Fi! Dicas de topo para redes sem fios

O Wi-fi é uma tecnologia maravilhosa. Estamos praticamente todos de acordo nesse ponto. Até deixar de funcionar. Quando isso acontece ficamos frustrados com paragens no stream, atrasos no áudio e lentidão nos downloads. Mas não tem de ser assim.

Deixamos hoje dicas de topo, passo-a-passo, para melhorar o seu Wi-fi.


Faça um inventário rápido

Quando começar a usar a sua rede vai tornar-se abundantemente claro se tem ou não uma boa cobertura Wi-fi. No entanto, registar a situação é um valioso primeiro passo no sentido de melhorar a qualidade de cobertura.

Procure por uma ferramenta de análise. Há imensas, mas os profissionais recomendam o Ekahau HeatMapper.

Este programa permite criar um plano da sua casa e depois fazer medições da cobertura Wi-Fi (desde verde = receção boa, até vermelho = receção fraca ou sem receção).

A maioria dos utilizadores pode usar uma ferramenta mais simples para dispositivos móveis como o WiFi Analyzer por exemplo, disponível para Android e Windows 10, ou o Network Analyzer Lite, para iOS.

Melhore as condições

Não vá já a correr comprar hardware dispendioso para melhorar a cobertura Wi-Fi. Comece por tentar algumas dicas simples:

Altere as definições do seu router

Se estas sugestões não resultaram (ou resultaram mas pretende ir mais além) é altura de dar o tudo por tudo e mexer nas configurações do router.

Pode parecer complicado, mas não é propriamente física quântica – sobretudo para a maioria dos leitores do Pplware. Como medida de segurança, faça uma cópia de segurança das suas configurações ANTES de mexer nas definições, para que possa retroceder em segurança se alguma coisa correr mal. A maioria dos routers fornece esta possibilidade – procure nos menus. Agora sim pode começar.

 

Aperfeiçoe a receção

Se nada disto ajudou, o transmissor – isto é, o router – não é o problema; os seus dispositivos recetores podem ser a causa. Notebooks e desktops dão-lhe a opção de melhorar a receção usando sticks Wi-Fi (adaptadores USB), que são add-ons para fornecer antenas Wi-fi externas.

A solução definitiva para Wi-fi rápido: o adaptador Powerline

Se nenhuma das dicas anteriores funcionou, o melhor será mesmo optar por instalar hardware adicional, como é o caso de adaptadores Powerline e/ou repetidores de sinal Wi-Fi.

Como vários adaptadores Powerline podem ser instalados na mesma rede elétrica, isto permite resolver os problemas de conectividade de Wi-Fi por área, divisão a divisão ou andar a andar de qualquer apartamento ou moradia.

A menos que a rede elétrica esteja dividida através de diferentes “contadores”, os adaptadores Powerline irão sempre funcionar – são imunes aos disjuntores e funcionam quer em circuitos monofásicos como em trifásicos.

Exit mobile version