A Wi-Fi Alliance anunciou em 2018 uma nova nomenclatura para as diferentes gerações da tecnologia Wi-Fi. O objetivo é que a denominação passe a ser mais clara e represente a evolução deste standard de comunicação.
O novo standard de Wi-Fi, o Wi-Fi 6, foi hoje oficializado e o iPhone 11 é dos primeiros smartphones a ter.
Chegou o Wi-Fi 6, o que significa que o dispositivo suporta tecnologia 802.11ax. A Wi-Fi Alliance abandonou o sistema de letras para adotar um sistema numérico, mais simples. Assim, sempre que se vir perante um equipamento Wi-Fi, será mais fácil saber se suporta ou não a mais recente versão da tecnologia Wi-Fi.
Então, a partir de agora será assim:
-
- Wi-Fi 6 significa que o dispositivo suporta tecnologia 802.11ax.
- Wi-Fi 5 significa que o dispositivo suporta tecnologia 802.11ac.
- Wi-Fi 4 significa que o dispositivo suporta tecnologia 802.11n.
Wi-Fi 6: Quais as velocidades?
Quando se fala em comunicações Wi-Fi temos de falar sempre de um ponto de vista teórico! Isto porque existem várias variáveis que podem influenciar o sinal e assim comprometer as velocidades de comunicação. O novo standard consegue ser mais eficiente em ambientes mais densos, como, por exemplo, locais públicos, promete uma melhor gestão do sinal e maior velocidade de comunicação.
De acordo com a documentação, o Wi-Fi 6 poderá oferecer comunicações a 9,6 Gbps. Com o Wi-Fi 5 a velocidade máxima de transferência de dados era de 3,5 Gbps. Há outras especificações interessantes:
- Modulação OFDMA (Orthogonal frequency division multiple access) – partilha de canais para aumentar a eficiência da rede e diminuir a latência para o tráfego de uplink e downlink em ambientes de muito tráfego;
- multi-user MIMO – permite que mais dados sejam transferidos ao mesmo tempo. Permite também que pontos de acesso (APs) deem resposta a mais dispositivos, simultaneamente;
- A capacidade de utilização do canal de 160 MHz aumenta a largura de banda para oferecer maior desempenho com baixa latência;
- Target wake time (TWT) oferece melhorias significativas ao nível da eficiência da rede e a duração da bateria do dispositivo;
iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max já com Wi-Fi 6
Os equipamentos da Apple são dos primeiros a chegar ao mercado já com Wi-Fi 6. A Apple apresentou os equipamentos na passada semana o iPhone 11 Pro e o iPhone 11 Pro Max que já possuem certificação para tal.
Nos próximos tempos mais equipamentos terão tal suporte. De acordo com a Apple, a tecnologia Wi‑Fi 6 (802.11ax) permite downloads até 38% mais rápidos.