Pplware

Router THOMSON – Atribuir o IP público a um dispositivo

Recentemente a PT decidiu mudar-me o router MEO cá de casa para o novo modelo THOMSON TG787 SIP. Tanto este modelo como o anterior oferecem interessantes funcionalidades aos utilizadores e nós damos uma ajuda a descobrir e configurar algumas delas. Depois Já de ensinámos a mudar a gama do serviço DHCP (aqui), a configurar o serviço VoIP e assim realizar chamadas gratuitas na rede fixa (aqui), a configurar o mecanismo de Port Forwarding (aqui), a proteger o seu router Meo dos vizinhos (aqui), entre outros (ver artigos relacionados), hoje vamos apredender a atribuir um endereço público a um dispositivo.

Antes de passarmos a configuração propriamente dita, só lembrar a diferença entre um IP público e um IP privado.

IP público vs IP privado

Basicamente as máquina quando estão ligadas em rede possuem um endereço IP configurado (seja ele IPv4 (normalmente) ou IPv6), de forma a poderem ser alcançadas por outras máquinas.

Relativamente a endereços IP existem os endereços públicos e os endereços privados. A maioria dos endereços IP são públicos, permitindo assim que as nossas redes (ou pelo menos o nosso router que faz fronteira entre a nossa rede e a Internet) estejam acessíveis publicamente através da Internet, a partir de qualquer lado.

Quanto a endereços privados, estes  não nos permitem acesso directo à Internet, no entanto esse acesso é possível mas é necessário recorrer a mecanismos de NAT (Network Address Translation) que traduzem o nosso endereço privado num endereço público. Saber mais aqui

Porquê atribuir um IP público a um dispositivo?

A resposta a esta questão depende daquilo que pretendemos. Basicamente ao associar o endereço publico do router THOMSON a um dispositivo (ex. PC, smartphone, tablet), esse dispositivo passa a ficar alcançável  “directamente” a partir de qualquer lugar da Internet. São muitas as vantagens de tal configuração, mas também devemos ter em conta que a partir desse momento o dispositivo fica exposto para além da nossa rede privada.

Muito importante: Durante a configuração que permite atribuir o IP público do router a um PC, os outros dispositivos apenas ficam com acesso a rede local local.Verifiquei que o problema se devia ao DNS interno. Caso tenham o mesmo problema, configurem manualmente por exemplo o endereço 8.8.8.8 (DNS da Google) nos PC’s da rede local.

Como associar o endereço público do router ao dispositivo?

Para acederem à página de administração do router devem, a partir de um PC ligado a rede Meo, abrir um browser e colocar o endereço IP: 192.168.1.254 (por norma). Ser-vos-á solicitadas as credenciais de acesso que são as seguintes:

Utilizador: Administrator

Password: 3!play

Em seguida devem ir ao menu Rede Doméstica—>Dispositivos e escolher a opção Atribuir o endereço IP público de uma ligação a um dispositivo

Em seguida devemos carregar na opção Editar

Para finalizar apenas temos de indicar qual o dispositivo da rede pretendido, para a atribuição do endereço IP público (No meu caso escolhi a máquina com o nome tiger).

E está feito. Devem confirmar se o PC ao qual vão atribuir o IP público do router está definido para para receber IP via DHCP (ver nas configurações da placa de rede).

Em alternativa a esta configuração, e de certa forma mais seguro pois só abrem as portas que precisam, podem configurar o mecanismo de port forwarding (ver aqui).

Artigos relacionados

Exit mobile version