Pplware

Redes: Já ouviu falar em Frames Ethernet? Veja no Wireshark

Ethernet (também conhecida como norma IEEE 802.3) é uma arquitetura usada em redes LAN (Local Area Network). Esta arquitetura foi originalmente concebida para que várias máquinas possam comunicar num mesmo meio de comunicação.

Mas quais são os campos que fazem parte de uma frame Ethernet? Hoje explicamos a especificação 802.3 que é usada para aceder a uma rede Ethernet.


Quando duas máquinas precisam de comunicar numa rede LAN, usam como PDU (na camada 2 do modelo OSI) frames. Uma frame não é nada mais que uma mensagem estruturada onde constam alguns campos. Esta “mensagem” tem campos que para o endereço físico da máquina de origem, o endereço físico da máquina de destino, os dados a serem transmitidos e código de deteção de erros.

Formato de uma Frame Ethernet

Como ver uma frame Ethernet usando o Wireshark?

Wireshark é uma ferramenta de análise protocolar, que permite a captação, em tempo real, de PDUs, e apresenta essa informação num formato legível para os utilizadores. O processo de captura de tráfego é realizado via placa de rede. Para ver uma frame Ethernet pode, pode exemplo, fazer um ping para o servidor de DNS da Google (8.8.8.8) e captar o tráfego. Como filtro podem usar o parâmetro arp ou icmp.

E é isto! Alguma dúvida ou questão deixem nos comentários que nós damos uma ajuda.

Leia também…

Exit mobile version