Já ouviu falar nos termos EtherChannel e Port Agregation? O objetivo desta tecnologia consiste em agregar múltiplas interfaces físicas de rede numa única interface lógica de modo a conseguir um maior throughput ou garantir redundância.
As vantagens relativamente a esta tecnologia são várias, mas também há desvantagens. Saiba como configurar num switch Cisco.
Uma rede LAN é normalmente constituída por vários switches. Normalmente, as portas entre eles são configuradas com Trunk. No entanto, a ligação de apenas um cabo ou fibra constitui um ponto de falha. Para garantir a máxima disponibilidade e até aumentar a largura de banda podemos agregar um conjunto de portas físicas numa porta lógica.
A implementação de Port aggregation por parte da Cisco é designado de EtherChannel. Esta tecnologia suporta portas FastEthernet, Gigabit e 10 Gbps. O utilizador pode juntar até 8 portas físicas numa porta lógica. O número de portas EtherChannel suportadas pelo iOS (Sistema operativo da Cisco) é 6.
Em termos de protocolo é possível configurar PAgP (proprietário da Cisco) ou LACP (para cenários onde existem várias marcas).
Como criar um EtherChannel?
Para este exercício vamos considerar o seguinte cenário. Dois switches, cujas interfaces 1 e 2 de cada um formam um Port-channel.
A configuração, usando o protocolo LACP será a seguinte
SW-A(config)#interface range fastEthernet 0/1-2
SW-A(config-if-range)#channel-group 1 mode on
SW-A(config)#interface Port-channel 1
SW-A(config-if)#switchport mode trunk
SW-B(config)#interface range fastEthernet 0/1-2
SW-B(config-if-range)#channel-group 1 mode on
SW-B(config)#interface Port-channel 1
SW-B(config-if)#switchport mode trunk
Para verificarem o estado da interface Port-channel podem usar o comando show etherchannel summary
Como viram é muito simples criar uma porta lógica agrupando várias interfaces práticas. Em próximos artigos iremos explorar mais algumas configurações. Se tiverem ideias ou sugestões partilhem connosco.
Como desvantagens deste protocolo, não existe muito a dizer. Apenas referir que são necessárias portas do switch para fazer o Port Agregation e também a necessidade de ter mais equipamentos.
Leia também…