Pplware

Qual o endereço IP público e privado da minha máquina?

Uma das questões mais frequentes dos nossos leitores a nível da categoria de redes informática é saber como consultar a informação sobre o endereço IP da sua máquina. Como já referimos em outros artigos, uma máquina pode ter associado um endereço privado ou um endereço publico, sendo que para o acesso à Internet deverá aceder através de um endereço publico (estando este configurado na própria máquina ou saindo esta para a Internet através de um proxy ou recorrendo ao mecanismo de NAT). Hoje vamos ensinar como podem os utilizadores saber o endereço privado e publico associado a uma máquina.

Basicamente as máquina quando estão ligadas em rede possuem um endereço IP configurado (seja ele IPv4 (normalmente) ou IPv6), de forma a poderem ser alcançadas por outras máquinas.

Relativamente a endereços IP existem os endereços públicos e os endereços privados. A maioria dos endereços IP são públicos, permitindo assim que as nossas redes (ou pelo menos o nosso router que faz fronteira entre a nossa rede e a Internet) estejam acessíveis publicamente através da Internet, a partir de qualquer lado.

Como saber o meu endereço privado?

Os endereços privados nos permitem acesso directo à Internet, no entanto esse acesso é possível mas é necessário recorrer a mecanismos de NAT (Network Address Translation) que traduzem o nosso endereço privado num endereço público.

Os intervalos de endereços privados são:

Um dos métodos mais rápidos de saber  o endereço privado de uma máquina é acedendo à linha de comandos e escrever o comandos ipconfig

Nota: Saiba aqui como saber o IP privado do vosso smartphone

Como saber o meu endereço publico?

Os endereços públicos são geridos por uma entidade reguladora, muita das vezes são pagos e permitem identificar univocamente uma máquina (PC, routers,etc) na Internet. O organismo que gere o espaço de endereçamento público (endereços IP “encaminháveis”) é a Internet Assigned Number Authority (IANA). O endereço publico só faz normalmente sentido se a máquina tiver acesso à Internet.

Para saberem o endereço publico associado à vossa máquina podem, por exemplo, aceder ao site omeuip. Para quem estiver em Linux, pode também usar a nossa dica Como saber o IP publico via terminal Linux

Como puderam verificar, saber o IP privado e publico associado a uma máquina é muito simples. Existem várias aplicações para este efeito, mas, desta forma, não necessitamos de instalar nenhum software adicional. Já agora, como dica fica, se pretenderem em Windows saber o MacAddress da vossa placa, basta que executem o comando: getmac.

Exit mobile version