Pplware

Qual a diferença entre um Proxy e uma VPN?

Com a falhas de segurança que existem nos mais diversos serviços digitais, os termos (soluções) Proxy e VPN têm ganho uma maior importância. Na prática, tanto na utilização de um Proxy ou estabelecimento de uma VPN, o utilizador tem de se ligar a uma máquina remota.

Então qual a diferença entre as soluções? O Pplware dá uma ajuda!


O que é um Proxy?

Um Proxy funciona com um estilo de intermediário entre a nossa máquina e a Internet. Uma máquina que se ligue através de um servidor Proxy à Internet , “obedece” às regras definidas por este e todos os pedidos (ex. páginas web, ficheiros, etc) são também feitos pelo Proxy (e não diretamente pela máquina de origem) que posteriormente os devolve ao cliente.

Por exemplo, se a máquina 192.168.10.1 quer aceder ao site do Pplware, essa máquina faz o pedido ao Proxy e o Proxy é que faz o pedido ao servidor onde o site está alojado. Depois o Proxy devolve a informação ao cliente que a solicitou.

Estando o cliente ligado à Internet através de um Proxy, o endereço IP do cliente também não passa para além do Proxy, já que, como referido, o pedido do cliente é feito exclusivamente pelo Proxy. Outra característica é que normalmente as comunicações entre o cliente e o Proxy não são cifradas, assim como a comunicação do Proxy com os servidores da Internet. Há vários tipos de servidores Proxy – veja aqui.

 

O que é uma VPN?

Uma VPN é:

Quando um utilizador estabelece uma ligação VPN é criado um canal de comunicação seguro, usando técnicas de criptografia e autenticação, permitindo assim a troca confiável de dados sobre redes públicas (por exemplo um vendedor estando ligado à Internet, pode estabelecer uma VPN para a empresa e assim aceder ao sistema interno sistema de stocks/encomendas, como se estivesse fisicamente ligado a rede local da empresa, para consultar ou registar algum tipo de informação de uma forma segura).

Outro exemplo da utilização de VPN é o caso de querermos aceder a serviços/equipamentos que apenas estão disponíveis internamente nossa casa. Para isso podemos, por exemplo, configurar um RPI ou uma máquina para ser um servidor VPN – veja aqui como é fácil.

 

Em conclusão…

Os proxies são uma boa solução para omitir a nossa identidade em tarefas simples (ex. aceder a serviços bloqueados com outra identidade (a identidade do proxy). No entanto, para garantir a máxima privacidade nas comunicações, a melhor solução é sem dúvida usar uma VPN pois são usadas técnicas de criptografia e autenticação.

Exit mobile version