O conceito de Cloud Computing veio inovar a maneira como os recursos das TI são “consumidos”. Dentro dos softwares de desenvolvimento de ambientes Cloud open-source, o OpenStack tem vindo a destacar-se dos restantes como por exemplo o CloudStack, Eucalyptus, entre outros, graças ao suporte e contribuição de grandes empresas como a Cisco, Rackspace, NASA.
O OpenStack pode ser denominado de um Sistema Operativo Cloud que gere grandes quantidades de recursos computacionais num ou mais datacenters. Suporta todos os tipos de ambiente Cloud, tem uma arquitetura “modular”, com vários componentes que se interrelacionam para proporcionar os serviços desejados, cada componente tem um “nome de código” e uma API própria. Os utilizadores podem gerir os recursos através de uma interface web (Dashboard – Horizon) ou por linha de comandos via API.
A API do OpenStack tem compatibilidade com os serviços EC2 e S3 da Amazon Web Services o que permite interoperabilidade de aplicações e maior facilidade para implementar Clouds híbridas.
Principais características do OpenStack:
- Open-Source
- Fácil gestão via API ou interface web
- Vasta capacidade de rede (fácil integração de load-balancers, IDS, firewalls, DHCP, NAT, VPNs)
- Escalabilidade e resiliência dos serviços
- Suporta vários Hypervisors (Xen, KVM, Microsoft Hyper-V, VMware ESX, bare-metal servers – Ironic) >
- API compatível com AWS
Recentemente foi lançada a distribuição Liberty que conta com quatro novos componentes (Zaqar, Manila, Designate, Barbican),um conjunto de melhorias a nível de segurança, gestão de Clouds híbridas, performance e escalabilidade dos componentes, e a adição de novas funcionalidades.